A redução dos custos é o objetivo/resultado da gestão ambiental. Quando implantada corretamente, permite a redução de custos diretos e indiretos. A redução de custos diretos é confirmada através da diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos, como água e energia. Já a redução de custos indiretos é constatada por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente e/ou da população localizada próxima as instalações da empresa.
O SGA é um conjunto de requisitos, políticas, práticas, envolvendo setor administrativo e operacional, interno e externo, para melhorar o desempenho ambiental, possibilitando a realização de processos sustentáveis e a redução dos custos de produção a partir da melhor utilização dos recursos naturais e da aplicação dos conceitos de produção mais limpa (TERA, 2014). A implantação desse sistema se baseia em normas Internacionais regulamentadoras, no caso do SGA, tem-se a Norma ISO 14001.
Fontes:
TERA. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é e qual sua importância? 08 out. 2014. Disponível em: http://teraambiental.com.br
Programa de Gestão Ambiental: Uma proposta de implantação em uma Indústria de Resíduos Orgânicos em Juína, Mato Grosso – Brasil.