- ID
- 2867272
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- FUB
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Meio Ambiente
- Assuntos
Em 2015, o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na zona rural de Mariana (MG), causou o maior desastre ambiental da história do Brasil e trouxe à tona os problemas com a gestão de resíduos.
Na mineração, são dois os tipos principais de resíduos sólidos: os estéreis e os rejeitos. Ao se romper, as barragens liberaram cerca de 50 milhões de litros de lama, causando forte impacto no ecossistema daquela região decretando o fim do rio Doce, um dos mais importantes de Minas Gerais.
As barragens operavam segundo o sistema de aterro hidráulico, em que a ação da gravidade faz com que os resíduos separados do ferro escoem até bacias. A parte frontal dessas bacias é feita de areia, para filtrar a água.
Um dos maiores problemas nas construções de barragens são as irregularidades nas barragens, problemas em dutos que escoam ferro e água para o litoral e infrações decorrentes de operações minerárias, como extração, transporte de material, separação e disposição de rejeitos.
Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.
A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques,
ou barragens, como no caso referido no texto em apreço,
é o método mais usado no Brasil, apesar de não ser o mais
adequado para o tipo de resíduo gerado.