SóProvas


ID
2867272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

      Em 2015, o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na zona rural de Mariana (MG), causou o maior desastre ambiental da história do Brasil e trouxe à tona os problemas com a gestão de resíduos.

      Na mineração, são dois os tipos principais de resíduos sólidos: os estéreis e os rejeitos. Ao se romper, as barragens liberaram cerca de 50 milhões de litros de lama, causando forte impacto no ecossistema daquela região decretando o fim do rio Doce, um dos mais importantes de Minas Gerais.

      As barragens operavam segundo o sistema de aterro hidráulico, em que a ação da gravidade faz com que os resíduos separados do ferro escoem até bacias. A parte frontal dessas bacias é feita de areia, para filtrar a água.

       Um dos maiores problemas nas construções de barragens são as irregularidades nas barragens, problemas em dutos que escoam ferro e água para o litoral e infrações decorrentes de operações minerárias, como extração, transporte de material, separação e disposição de rejeitos.

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.


A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques, ou barragens, como no caso referido no texto em apreço, é o método mais usado no Brasil, apesar de não ser o mais adequado para o tipo de resíduo gerado.

Alternativas
Comentários
  • acredito não ser o mais utilizado no Brasíl, pois não é o mais adequado esse método que se chama "a montante"

  • errado, Ricardo

    A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques de contenção ou barragens é o método mais comumente usado. Estas barragens ou diques podem ser de solo natural ou ser construídos com os próprios rejeitos, sendo classificados, neste caso, como barragens de contenção alteadas com rejeitos e as de solo natural como barragens convencionais.

    (...)

    Entre os métodos de disposição, as barragens de contenção de rejeitos ainda são as mais usadas. Essas barragens, como dito anteriormente, podem ser construídas utilizando-se solos, estéreis ou mesmo o próprio rejeito. De acordo com Davies & Martin (2000), o grande volume de rejeitos gerados, condicionados aos custos da disposição, faz com que seja atrativa a utilização destes materiais na construção das próprias barragens de contenção, desde que sejam obedecidas algumas premissas

    fonte: http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00006222.pdf

  • Coloquei a resposta como "certo" pq é o mais usado no Brasil, mas o gabarito fala que a resposta correta é "Errado". Não entendi...

  • Também não entendi... conforme IBRAM é o método mais usado... era para ser CORRETO!?

  • "A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques, ou barragens, como no caso referido no texto em apreço, é o método mais usado no Brasil (Certo), apesar de não ser o mais adequado para o tipo de resíduo gerado (Será?).

    Os métodos de alteamento são definidos de acordo com o deslocamento do eixo da barragem: montante, jusante e linha de centro. Utiliza-se o mais adequado às condicionantes do projeto: topografia, hidrologia, geologia, tipos e propriedades do subsolo, optando-se, geralmente, por aquele que, em dada situação, proporciona estabilidade adequada pelo menor custo.

    Ou seja, apesar de não ser o método mais seguro, o que define o tipo mais adequado de barragem não é o resíduo.

    Fonte: http://domtotal.com/noticia/1056059/2016/08/barragens-mineradoras-usam-metodo-inseguro/

  • montante, exemplo: de brumadinho

  • Para armazenar a lama é o mais adequado, para o tipo de resíduo gerado.

  • A questão é muito mais interpretação do que conhecimento técnico...

    A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques, ou barragens, como no caso referido no texto em apreço, é o método mais usado no Brasil, apesar de não ser o mais adequado para o tipo de resíduo gerado.

    No texto fala em algum momento que diques e barragens são o método mais utilizado no Brasil?

    Não!!! A problemática citada é quanto as construções e as irregularidades das barragens, problemas em dutos e infrações decorrentes de operações minerárias. Mas em nenhum momento fala que é o método mais utilizado.

    GABARITO: ERRADO