SóProvas


ID
2867326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de instrumentos de trabalho do editor de publicações e de suas atribuições laborais, julgue o item a seguir.

Independentemente da natureza do texto, a utilização de abreviaturas circunstanciais é desaconselhada, uma vez que, por serem próprias de áreas de conhecimento específicas, limitam a compreensão do texto editado.

Alternativas
Comentários
  • "Independentemente da natureza do texto, a utilização de abreviaturas circunstanciais é desaconselhada, uma vez que, por serem próprias de áreas de conhecimento específicas, limitam a compreensão do texto editado."

    SE EU ESTOU ESCREVENDO NUMA PUBLICAÇÃO SEGMENTADA, FAZ TODO SENTIDO USAR ABREVIATURAS CIRCUSTANCIAIS.. LOGO, NÃO É INDEPENDENTE DA NATUREZA DO TEXTO

  • Abreviatura é o modo de escrever uma palavra, ou um conjunto de palavras, com menos letras que as requeridas pelas articulações e sons que tem. Faz-se necessária sua presença quando o termo aparece no texto com uma frequência significativa. Pode ser classificada em tradicional ou circunstancial.

    A abreviatura tradicional é convencionada pela tradição, e geralmente refere-se a palavras ou expressões latinas, a usos sociais, profissionais -especializados ou crononímicos. Pode apresentar-se, por exemplo, em forma de colocação aleatória de elementos (fls. para folhas) ou em letras duplicadas para indicar plural (pp. para páginas) ou superlativo (DD. para digníssimo).

    Já abreviatura circunstancial varia de obra para obra, conforme o conteúdo. Pode ser útil quando tiver relação direta com um tema tratado e quando as anotações forem utilizadas rapidamente. Adj. para adjetivo, agric. para agricultura, agrim. para agrimensura são algumas amostras.

    A afirmação da questão está errada. A utilização de abreviaturas circunstanciais é própria de áreas de conhecimento específicas e pode mudar de acordo com a obra. Isso, no entanto, não limita a compreensão do texto editado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Hoffbeck, Gerard. Como tomar notas rapidamente e bem. NBL Editora, 1991.