-
Alguém entendeu?
-
Mas pq?? Só pela palavra restringir?
-
Acho que o erro é quando diz que existem evidências quando na realidade existem estudos que associam o consumo de alguns nutrientes com alguns tipos de câncer...
-
GABARITO: Errado
-
Pela leitura do livro da Cuppari, na fisiopatologia do câncer, todos os tumores se alimentam de glicose, sem exceção. Aí na questão está dizendo que é em alguns casos específicos. Creio que seja por isso que a questão está incorreta.
-
Açucar por exemplo,é um dos nutrientes que "alimenta" o tumor.
-
Não existem estudos clínicos e os resultados de estudos experimentais, particularmente com TNP, são controversos. Alguns estudos demonstraram que a restrição calórica ou de proteínas e certos aminoácidos pode reduzir o crescimento do tumor. (Diretrizes AMB, 2011)
-
Que falta faz comentário do professor
-
Acredito que a expressão "alimentam" puxa um pouco para ideia de alimentos milagrosos e dietas restritivas, pois o material do INCA para pacientes "Dietas restritivas e alimentos milagrosos durante o tratamento do câncer: fique fora dessa! Orientações aos pacientes" utiliza esse termo dentro dos tópicos sobre mitos.
Mito 1: “Carboidratos (pão, farinha de trigo, açúcar, arroz etc) alimentam o tumor”
Mito 2: “Cortar carboidratos ajuda no tratamento do câncer”; “Sua quimioterapia não vai funcionar se você comer carboidratos”
Mito 3: “Proteínas de origem animal (carne vermelha, ovos, queijos) devem ser cortadas da alimentação, pois alimentam o tumor”
Mito 4: “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer”
-
A questão avalia conhecimentos sobre terapia nutricional em pacientes em tratamento oncológico.
É preciso avaliar com cuidado, sob um viés científico, as informações disponíveis acerca de nutrientes que podem, supostamente, alimentar tumores. Não existem, até o momento, evidências científicas que justifiquem condutas nesse sentido, ainda que sob orientação e supervisão de um nutricionista.
De forma geral, o objetivo da terapia nutricional do câncer é prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional e evitar a progressão para quadro de caquexia. A desnutrição é comum em pacientes em tratamento oncológico, tanto como consequência da doença em si quanto como consequência da redução da ingestão alimentar devido ao tratamento. O declínio no estado nutricional impacta negativamente a qualidade de vida e o prognóstico do paciente em tratamento oncológico.
Condutas como restrição de carboidratos, restrição de proteínas de origem animal e uso de alimentos “detox" são meramente empíricas e podem ser potencialmente perigosas para o adequado cuidado nutricional de pacientes com câncer. Ainda são necessários estudos experimentais e ensaios clínicos randomizados controlados que avaliem de forma sistematizada possíveis estratégias de restrições de nutrientes e/ou alimentos que sejam eficazes na terapia nutricional do câncer.
Sugiro a leitura de uma publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que aborda esse assunto de forma clara e objetiva: “Posicionamento do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva Acerca da Orientação de Dietas Restritivas Durante o Tratamento Oncológico".
Portanto, o item do enunciado da questão está ERRADO.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
o erro estar em "rigorosamente", pois isso fere a autonomia do paciente
-
Questão com gabarito comentado disponível!