SóProvas


ID
2867656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com base na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n.º 216 da ANVISA, julgue o item a seguir.


No invólucro do alimento armazenado sob refrigeração ou congelamento, devem-se indicar informações relativas à data do preparo e ao prazo de validade, sendo opcional advertir sobre a temperatura adequada de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • 4.8.18 Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento deve-se apor no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada.

  • Ao meu ver o gab dessa questão deveria ser certo, já que a temperatura é registrada e monitora em planilha e a informação de temperatura que o alimento deve estar é opcional, já que a RDC só cita designação, data de preparo e prazo de validade, como a colega trouxe abaixo. Se faz o monitoramento dos alimentos (em relação à temperatura) e depois registra em planilha o resultado, se fosse assim na RDC: registra no alimento (no invólucro) e monitora posteriormente, o gab estaria errado de fato, já que era obrigação e não opcional, o que não é o caso.

    complementando: Designação de venda do alimento: A primeira informação da nossa lista é a designação de venda. Essa informação é o que representa aquele produto e como ele é definido, de acordo com estudo técnico da legislação brasileira. Por exemplo, um frasco de azeite de Oliva. Ele deve conter essa denominação. Como existem diversas variações do produto (virgem, extra virgem etc.), o termo pode ser descrito como: Azeite de Oliva Extra Virgem.