SóProvas


ID
2868697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Profissionais que exerçam suas funções em atividades laboratoriais estão submetidos a situações de risco muitas vezes não evidentes. Considerando essa temática e os assuntos a ela relacionados, julgue o item a seguir.


No Brasil, desde o início da década de 90 do século passado, esforços vêm sendo empregados para a correta gestão dos resíduos de serviços de saúde, bem como para a devida responsabilização dos geradores de resíduos. Marco desse esforço, a Resolução n.º 5/1993 do CONAMA definiu a obrigatoriedade dos serviços de saúde de elaborar plano de gerenciamento de seus resíduos.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 005, de 05 de agosto de 1993


    Art. 1º Para os efeitos desta Resolução definem-se:


    I - Resíduos Sólidos: conforme a NBR nº 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - "Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, HOSPITALAR, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis, em face à melhor tecnologia disponível".

    II - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: documento integrante do processo de licenciamento ambiental, que aponta e descreve as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, no âmbito dos estabelecimentos mencionados no art. 2º desta Resolução, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública;

    III - Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos: conjunto de unidades, processos e procedimentos que alteram as características físicas, químicas ou biológicas dos resíduos e conduzem à minimização do risco à saúde pública e à qualidade do meio ambiente;

    IV - Sistema de Disposição Final de Resíduos Sólidos: conjunto de unidades, processos e procedimentos que visam ao lançamento de resíduos no solo, garantindo-se a proteção da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.  


    DEUS É TEU GUIA!