SóProvas


ID
2868823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a tipos de microfones e a suas funcionalidades.


Em matérias jornalísticas feitas na rua com a participação de várias pessoas, é mais comum o uso de microfones de lapela, que têm um formato da captação cardioide.

Alternativas
Comentários
  • Microfones de lapela são direcionais.

  • O microfone de mão (de bastão) é o mais comum e o mais indicado numa gravação de rua por ser mais prático e de melhor captação em ambientes ruidosos, como trânsito. Esses microfones são do tipo cardióides, ou seja, "direcionais" - captam com maior eficiência os sons emitidos a frente dele. 

  • Mic de lapela são omnidirecionais.

  • Padrão de captação (polar pattern): define como o microfone captura o som à sua volta ou como ele “escuta” os sons. Pode ser: 

    • Cardioide: um dos mais comuns. Capta tudo que está logo à frente e o que está na parte de trás. Ideal para ao vivo. 
    • Super/hiper cardioide: versão turbo dos cardioides. Captação mais reduzida e rejeitam sons que não estão exatamente à frente do microfone.  
    • Omnidirecionais: captam em 360 graus, ou seja, tudo que está a sua volta. Não tem rejeição de sons indesejáveis. Grava vozes diversas. 
    • Shotgun: conhecidos na televisão, ficam acima da cabeça. Extremamente direcionais. Rejeitam sons laterais.  

  • Microfone é um elemento que transforma energia mecânica em energia elétrica, capta informação acústica, a armazena, a transmite e a amplifica por meio de sinais elétricos. Pode ser classificado segundo a forma de captar o som (super-cardioide, cardioide, shotgun, omnidirecional e hiper-cardioide) ou de acordo com o tipo (dinâmico, condensador e de fita).

    O microfone de lapela é muito pequeno e, por isso, é indicado para casos em que se deseja esconder o microfone. Geralmente é preso na roupa de uma pessoa para gravar entrevistas, sendo necessário estar próximo à garganta e à caixa torácica, onde o som está sendo gerado, para ter bons resultados. Pode ser dinâmico ou condensador, com padrão de captação cardioide ou omnidirecional.

    O microfone de lapela é sensível a interferências provocadas por correntes de ar e atrito de roupas. Por esse motivo, em matérias jornalísticas feitas na rua com a participação de várias pessoas, não é recomendável seu uso.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: Errado.


    Bibliografia:

    - Mazzeu, Fábio. Tipos de microfone. Data: 8 de junho de 2017. Disponível em: https://fabiomazzeu.com/tipos-de-microfone/. Acesso em: Dezembro de 2021.