Correção de cor: é o processo onde todo clipe recebe ajustes manuais para obter uma boa exposição e balanço de luzes, cada clipe é ajustado para bater uma determinada temperatura de cor definida previamente para a cena. É um processo mais técnico e mecânico e o uso de scopes é essencial (Waveform, Vectorscope, Parade), muitos editores possuem estes scopes nativamente e isso é muito bom, pois sem eles você estaria ajustando às cegas e confiando apenas nos seus olhos (que acabam se ajustando à luz e cor do ambiente) e também em monitores que podem não estar calibrados, se guie e confie nos scopes e deixe que eles te levem pela correção que deseja.
Color Grading: é o processo criativo onde decisões são tomadas para estabelecer ou criar o clima desejado para as cenas através de um software, tais como: acentuar determinadas cores, emular estilos entre outras escolhas. Sendo algo puramente criativo, neste processo não há certo ou errado, apenas o que o diretor de fotografia, colorista e diretor querem para a cena. Pode ser algo sutil e quase imperceptível ou um estilo bem mais acentuado. E é aí que entra o desafio de fazer a escolha certa, as ferramentes disponíveis são várias e poderosas, a questão é saber usá-las com precisão para o que o filme pede.
Fonte: cinematografico.com.br