SóProvas



Questões de TV Digital


ID
162043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a tecnologia digital, a convergência de mídias tornou-se possível. Com o desenvolvimento da TV Digital integrada a uma rede de telecomunicações, como uma banda larga ou modem, por exemplo, o usuário terá, cada vez mais, maior possibilidade de interação em tempo real. Acerca da TV digital no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).

    Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.

    O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.


ID
174220
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São Paulo será a primeira cidade a ter Televisão Digital no Brasil. O modelo escolhido para a TV Digital no país terá o padrão

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c) Japonês.

    O padrão de televisão digital adotado no Brasil é o ISDB-TB, uma adaptação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), padrão japonês acrescida de tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das universidades brasileiras.

    O padrão japonês foi escolhido por atender melhor as necessidades de energia nos receptores, mobilidade e portabilidade sem custo para o consumidor, diferente do padrão europeu (DVB-T), onde esta operação é tarifada pelas empresas telefônicas.

    A principal diferença constatada inicialmente após a decisão de se adotar o padrão japonês para ser utilizado na televisão digital brasileira, em junho de 2006, foi a substituição do formato de compressão MPEG-2 para o MPEG-4.


ID
174301
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

Alternativas
Comentários
  • EDIÇÃO NÃO LINEAR - No início da indústria cinematográfica os filmes eram editados linearmente, ou seja, as películas com as diversas tomadas eram cortadas e depois coladas na sequência desejada. Na edição não linear o filme é convertido para um formato digital e pode ser modificado livremente.

  • Antes do desenvolvimento das novas tecnologias, a edição era totalmente linear, ou seja, era preciso fazer um trabalho quase artesanal de "cortar" uma parte e "colar" onde se desejava fazer a inserção. Com os meios digitais e novas tecnologias, é possível a edição linear, que permite que qualquer parte do arquivo seja alterada de forma livre.


ID
222472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

A TV digital brasileira está disponível em todas as capitais e já permite total interatividade com os públicos.

Alternativas
Comentários
  • A TV digital brasileira ainda está longe de alcançar a interatividade total - ou a interatividade forte.

  • Isso em 2009...e não está desatualizada, a TV digital ainda não está disponível em todas as capitais...

  • A Anatel quer chegar a 125 milhões de pessoas com acesso à TV digital até o fim do ano de 2018. No entanto, o desligamento do sinal analógico em todos os 5.570 municípios brasileiros só deve ocorrer em 2023. (Previsão anunciada em junho de 2018)

     

    O sinal analógico de TV nas capitais Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT) foi desligado no dia 14/8/2018. Essas cidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital. Já nas capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) o processo foi adiado para o dia 31 de outubro de 2018. (Notícia divulgada em 16 de agosto de 2018)

     

  • O sinal digital está disponível em todas as CAPITAIS do Brasil. Ela ainda não está disponível em todos os municípios.


ID
226432
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A televisão digital brasileira foi planejada para ser a mais convergente do mundo. Tecnicamente, permite transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil, e interatividade, segundo o Decreto 5.820, de 2006. Desde o dia 2 de dezembro de 2007, o brasileiro já está podendo usufruir dessa tecnologia. A produção de conteúdo deve ser relevante tanto para quem adquire um aparelho de alta definição quanto para quem possuir um conversor para melhorar a qualidade de som e imagem de sua TV. Assinale a definição INCORRETA do nome dado a esse aparelho.

Alternativas

ID
398815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere às práticas de pitching e crossmedia, julgue os itens subsequentes.

A TV digital, por proporcionar, no que concerne aos conteúdos veiculados, elevados níveis de interação, participação e personalização por parte do telespectador, é uma das plataformas facilitadoras da prática do crossmedia.

Alternativas
Comentários
  • Crossmedia (também conhecida como Cross media ou Cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Crossmedia
  • O Crossmedia é um termo usado para designar o Marketing 360 na publicidade, que consiste em distribuir serviços, produtos e experiências por meio de diversas mídias ou plataformas de comunicação existentes, seja digital ou offline, com peças para TV, rádio, blogs, redes sociais, cartazes, panfletos etc, lançados de forma simultânea.

    É uma forma de fazer publicidade para atingir diferentes públicos, com cada peça apropriada ao formato do canal de veiculação.

    Com as redes sociais cada vez mais em alta, a aplicação do Crossmedia é uma tendência inquestionável, mas os caminhos a seguir para coordenar todas as mídias ainda demandam bastante ousadia e criatividade pelas agências.

    Criar um anúncio que seja funcional em todas as mídias, por exemplo, um totem de rua, que direcione para o facebook, que contenha um vídeo no youtube, em que o resultado seja um SMS. Ufa, haja planejamento.

    Hoje, o que temos no mercado é uma tentativa de trabalhar o marketing viral, gerando visitações no site e mídia espontânea para a marca, mas podemos chegar ao ponto em que as pessoas participem criando conteúdo para a marca, como acontece com Wikipédia e youtube.

    Fonte: http://www.p3k.com.br/2012/o-crossmedia-em-tempos-de-rede-social/

  • Complementando, o pitching (ou pitch) que está no enunciado da questão trata-se de "uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio."

    (http://www.anjosdobrasil.net/pitch.html)


ID
421270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade, que permite aos usuários de um serviço exercerem influência sobre o seu conteúdo ou a sua forma, é uma das inovações trazidas pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. No entanto, junto com esse avanço, há um grande desafio: reduzir a exclusão digital. Relativamente a esse assunto, julgue o  item  que se segue.

O funcionamento pleno da TV digital permitirá ao usuário escolher a que programas assistir e em que horário.

Alternativas
Comentários
  • está misturado questoes "da jurisção e açao" com "das partes e procuradores" , pois nao conseguis excluir estas ultimas
  • Questão desatualizada. O modelo de TV digital brasileiro não incluiu essa possibilidade, embora hajam meios tecnólogicos para tanto.


ID
543421
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir de 2017 o Brasil terá todas as emissoras de TV transmitindo sua programação em canais digitais. Para as emissoras de TV isso significa uma grande mudança. Em termos técnicos, uma significativa diferença entre a transmissão de TV digital e a analógica é que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C  Vantagem em relação à TV analógica: Os sinais digitais podem ser comprimidos ou compactados o que leva a uma menor taxa de transmissão, de modo que mais conteúdo pode ser veiculado nos mesmos canais. (Por exemplo, na faixa de frequência de 6 MHz que um canal de TV analógica brasileiro necessita, podem ser transmitidos simultaneamente diversos sinais de TV digital).

     

    Em relação a letra B, ver o site, que tem um explicação detalhada: http://www.dtv.org.br/index.php/alta-definicao

     


ID
543430
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma câmera de televisão digital a luz refletida pelos objetos enquadrados é projetada através das lentes para um conjunto de elementos sensíveis, que transforma os sinais luminosos em sinais elétricos. O nome desse sensor eletrônico é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra E

    RGB - é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos

    PIXEL - é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

    LCD - abreviatura de liquid crystal display, é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como texto, imagens e vídeos. Seu uso inclui monitores para computadores, televisores, painéis de instrumentos e outros dispositivos,

    NTSC - abreviatura de National Television System Commitee ou como mostra em alguns glossários técnicos atuais National Television Standards Commitee, padrão de televisão em cores desenvolvido nos Estados Unidos e adoptado em diversos países, possuindo definição de 525 linhas em frequência de 60 hertz. Entrou em funcionamento nos E.U.A. em 1953.

    CCD - abreviatura de Charge Coupled Device, dispositivo constituído de um chip de silício que contém células fotossensíveis, que são capazes de registrar a luz. Sistema substituto dos tubos convencionais.

  • Os dois tipos de sensores do tipo Bayer, CCD (charge-coupled device) e CMOS (complementary metal-oxide semiconductor) são os mais comuns no mercado. Eles costumam gerar dúvidas quando comparados entre si, os passos básicos são:

    1- Captura da luz

    2- Processamento do sinal

    3- Envio para armazenamento

     

    Porém, a grande diferença entre eles é que o CMOS capta uma linha de informação por vez, já o CCD faz o processo tudo de uma vez.

     

    E que diferença isso faz na imagem em si?

     

    Estando seu assunto em uma velocidade maior que o frame rate (Cadência) do vídeo ou maior que a velocidade do obturador da fotografia os dois sensores se comportam de forma diferente para registrar a imagem:

    CMOS processa a imagem pelo método “rolling shutter”, capta cada linha a linha do sensor.

    CCD capta a imagem através do método “global shutter”, capta tudo de uma vez.

     

    Fonte: http://sobrefoto.com.br/cmos-e-ccd-qual-a-diferenca-basica/


ID
543454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor

Alternativas
Comentários
  • letre e


ID
593938
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A capacidade técnica de um sensor em captar imagens depende de quatro resoluções: espacial, espectral, temporal e radiométrica, que estão relacionadas, respectivamente:

Alternativas

ID
596911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Enquanto a televisão aberta transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrar tarifas do telespectador, a televisão fechada transmite em regime de circuito fechado ou assinatura. São exemplos de televisões exclusivamente fechadas a TV a cabo e a TV digital.

Alternativas
Comentários
  • Errado, porque a TV Digital pode ser ofertada ao usuário tanto no sistema aberto como no sistema fechado.

ID
696613
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:letra D

    Convergência digital
     é uma integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente. Telefone móveltelevisãorádiojornal são programados para interagir e transmitidos em um único canal, gerando um comunicação multicanal. TV, rádio, celular e internet vão passar a interagir de uma forma não-linear em um único ambiente, sem que o usuário tenha que migrar de uma mídia para outra. Essas mídias e canais vão passar a transmitir seu conteúdo de forma integrada.

    Muito tem se discutido sobre convergência entre dispositivos móveis e internet, além das mídias – de uma maneira geral. Tomi Ahonen, em sua linha-mestra na maior conferência de convergência digital da Coréia do Sul, iMobicon, em 2005, apresentou sua teoria do Y da convergência, que combina os elementos de telecomunicações, internet e mídia. Os três eixos sem ordem de preferência, tem uma tecnologia dominante. A internet, com cerca de 1,1 bilhão de usuários no final de 2006; telefones celulares com 2.7 bilhão de usuários e televisão, com cerca de 1.4 bilhão de aparelhos em uso.

    Fonte:Wikipedia


ID
929899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à regulamentação e desregulamentação das políticas
brasileiras de comunicação, julgue os itens subsequentes.

O governo brasileiro, ao optarpelo padrão japonês de televisão digital, baseou-se no diferencial apresentado em relação aos padrões norte-americano e europeu quanto à mobilidade.

Alternativas
Comentários
  • A TV Digital no Brasil chegou às 20h48min do dia 2 de dezembro de 2007, com pronunciamento do Presidente da República. Inicialmente na Grande São Paulo, pelo padrão japonês com algumas adaptações. (Wikipedia)
  • O padrão americano foi o primeiro padrão descartado pelo governo brasileiro, pois não teria condições de mostrar imediatamente testes sobre as transmissões com mobilidade (em ônibus, por exemplo).

    O padrão europeu não agradava às grandes redes de TV, pois elas teriam, em tese, que dividir o espaço que ocupam hoje no espectro (6 MHz) com outros produtores de conteúdo, e também o mercado publicitário.

    O padrão japonês atende aos requisitos de alta definição, além da portabilidade e mobilidade em 6 MHz, mesma quantidade do espectro utilizada hoje pelas emissoras.


    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u105809.shtml




ID
1091077
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) permite transmitir, simultaneamente em um mesmo canal, além da programação destinada a receptores móveis, uma programação em alta definição ou até quatro programações em definição standard.

Essa possibilidade é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Se o gabarito estiver correto, a FGV esqueceu de avisar ao Ministério das Comunicações que ela é mais conhecida por multiprogramação que pela interatividade.

    http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/tv-digital

    https://pt.wikipedia.org/wiki/SBTVD


  • Multiprogramação é a possibilidade de assistir programas diferentes em um único canal de TV (6MHz).

  • O sinal da TV Digital permite a compactação da informação de modo que numa faixa de frequencia de TV Analógica seja possível a transmissão de até 4 canais digitais.

     


ID
1097149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a nova Lei da TV Paga, os canais de espaço qualificado devem veicular programas brasileiros durante três horas e meia por semana, em horário nobre, podendo utilizar a estratégia de block programming durante esse período.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

    Qual é o percentual relativo às cotas de conteúdo brasileiro previsto na lei?
    Os canais que exibem predominantemente filmes, séries, animação, documentários (chamados de canais de espaço qualificado) passam a ter a obrigação de dedicar 3 horas e 30 minutos semanais de seu horário nobre à veiculação de conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo que no mínimo metade deverá ser produzida por produtora brasileira independente.


    Outro dispositivo da lei estabelece que todos os pacotes oferecidos aos consumidores deverão incluir 1 canal de espaço qualificado de programadora brasileira para cada 3 canais de espaço qualificado.


    A implantação dessa obrigatoriedade será feita gradualmente, no decorrer de três anos a partir da sanção da lei. Trata-se de um mecanismo brando, se comparado aos que existem em outros países, mas que será de extrema relevância para abrir espaços para cultura brasileira nesse mercado.


    Como determina a Lei 12.485/2011, no primeiro ano a partir de sua publicação os canais deverão exibir 1 hora e 10 minutos por semana de programação nacional, metade dela independente, no horário nobre; no segundo ano, 2 horas e 20 minutos; a partir do terceiro ano, 3 horas e 30 minutos. Como a lei foi sancionada em 12/09/2011, já a partir de setembro de 2013 os canais deverão exibir 3 horas e 30 minutos de programação nacional por semana no horário nobre. Em relação à obrigação de veiculação de canais brasileiros de espaço qualificado nos pacotes de TV por assinatura, a Lei 12.485/2011 também determinou que ela fosse implantada de forma progressiva: 1 em cada 9 canais no primeiro ano;  1 em cada 6 canais no segundo ano (a partir de setembro de 2012) e 1 em cada 3 canais a partir do terceiro ano (a partir de setembro de 2013).


    Para garantir a diversidade das fontes de informação que chegam até os assinantes, as operadoras deverão ainda garantir a presença de mais canais brasileiros de jornalismo programados por empresas distintas.


    Fonte: http://www.ancine.gov.br/faq-lei-da-tv-paga

  • No block programming emite-se uma sequência de programas do mesmo género televisivo, o que significa que, se os telespectadores gostam de um determinado género televisivo, talvez vejam outros programas do mesmo género. Este tipo de estratégia varia em função da composição e das mudanças da audiência disponível.

     

    Fonte: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292000000100007


ID
1148392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da produção de mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.

É considerado sistema aberto de televisão aquele que transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrança de tarifas do telespectador. O sistema fechado transmite em regime de circuito fechado ou por assinatura. São exemplos exclusivos de sistema fechado de televisão a TV a cabo e a TV digital.

Alternativas
Comentários
  • A TV digital faz parte do sistema aberto de televisão.


ID
1217935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da história das comunicações no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a base de assinantes de serviços digitais de TV por assinatura é superior à base de assinantes de serviços analógicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha. O cerne da questão está no termo "assinantes". Quem assina serviço analógico de TV? Os assinantes de parabólica, cujo sinal ainda é analógico. Logo, existem mais assinantes de Net, Vivo, Claro e Ski, que são digitais, do que assinantes de parabólica, que estão pulverizados pelo país, principalmente no interior. Quem lê rapído, como eu li,enxerga só "serviços analógicos" e acaba caindo na pegadinha.

  • Putss caí demaisss....pegadonaaa


ID
1251109
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da segmentação de audiência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Juro que não entendi a questão... alguém pode me explicar? 

  • Eu acabei errando mas ainda e=fiquei na dúvida entre a "C" e a "D", mas acabei colocando a "D". Mas em resumo acho que ele quis dizer que apesar das televisões por assinatura está se massificando, ainda não chegou no patamar da televisão aberta.

  • Isabela Andrade... fiz o seguinte raciocínio:

    Alternativa A - Não existe segmentação na TV Aberta

    Alternativa B - Não é por conta do horário, mas sim pelo perfil/linha editorial do canal

    Alternativa C - Correta. Penso que a TV a Cabo atingiu um número elevado de telespectadores no Brasil e no Mundo. Por isso, pode se dizer que é um veículo de massa também. Como fala para um público específico, a mensagem transmitida no canal a cabo (segmentado) é diferente do da TV aberta (não segmentada). Por isso, elas são diferentes no tocante a simultaneidade e uniformidade.

    Alternativa D - Ainda que tenha atingido número de massa, a TV a Cabo tem como premissa a segmentação. Por isso, falar em massificação, pra mim, é exagerar.

    Alternativa E - Mesma linha da D. Os telespectadores permanecem segmentados e não massificados. Basta perceber que existem hoje, diversos "pacotes" de canais a sua escolha nas TVs a cabo. 

  • Gabarito: C

    Embora maciça em termos de números, (Aqui a banca diz que a audiência segmentada pode atingir um grande número de pessoas, o que é correto, veja a própria TV a Cabo) a audiência segmentada não é uma audiência de massa em termos de simultaneidade e uniformidade da mensagem recebida (A alternativa expõe que simultaneidade e uniformidade não são características da audiência segmentada, o que também é correto, pois a segmentação pressupõe personalização).


ID
1297372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O padrão de TV Digital implantado recentemente no Brasil apresenta uma série de novas funcionalidades, como a possibilidade de recepção do sinal televisivo em aparelhos móveis e portáteis, além de outros recursos como interatividade e multiprogramação. Nesse contexto, multiprogramação é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Mas a Tv Digital também permite a interação com a programação


ID
1488385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a produção e edição jornalística para impresso, rádio, TV e Internet, julgue o item seguinte.

Os elementos de edição utilizados no jornalismo impresso incluem o chapéu, o olho, a cabeça, a infografia e a fotolegenda.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: cabeça é para a televisão!


  • Título: Desde a manchete, que fica na primeira página, até os títulos menores de artigos

    Subtítulo- (em algumas redações no Brasil, chamados desutiã,bigode,linha-finaoulinha de apoio) colocado abaixo do título principal, complementa a informação do título e instigam à leitura do texto

    Antetítulo- (em algumas redações no Brasil, chamados dechapéuoucartola) colocado acima do título principal, complementando a informação do título e instigam à leitura do texto

    Intertítulo(entretítuloouquebras) - colocado no meio do texto, para dividi-lo em seções e facilitar a leitura

    Olho- colocado no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras; são muito utilizados em entrevistas.

    Wikipedia

  • O gabarito definitivo deu o item como certo, conforme justificativa a seguir:


    De fato, todos os elementos citados no item integram a linguagem do jornalismo impresso. Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito do item. 


    http://www.cespe.unb.br/CONcursos/ANATEL_14/arquivos/ANATEL_14_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITOS.PDF

  • Cabeça. Marca no alto da página usada para definir a Editoria responsável pelo trabalho. Em alguns jornais, como no Correio Braziliense, é usada para definir o tema da página.

     

    http://coisasdejornalista.com.br/dicionario-jornalistico/

     

  • A cabeça é equivalente ao lead.


ID
1522888
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T), regulamentada pelo Decreto n. 5.820, de 29 de junho de 2006, alterado pelo decreto n. 8.061, de 29 de julho de 2013, determina, em seu artigo 6º, que o SBTVD-T possibilitará: transmissão digital em alta definição e em definição padrão; transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e interatividade. Nesse sentido, entende-se SBTVD-T por

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 5.820

    Art. 2o  Para os fins deste decreto, entende-se por:

    - SBTVD-T - Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - conjunto de padrões tecnológicos a serem adotados para transmissão e recepção de sinais digitais terrestres de radiodifusão de sons e imagens;


ID
1551625
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi implantado no país pelo Decreto n° 5.820/2006. Esse padrão brasileiro de televisão digital teve como base o japonês,também conhecido por

Alternativas

ID
1599568
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O padrão da TV Digital, HDTV – High Definition Television, trouxe inovações técnicas de imagem e de som. Os novos aparelhos, na televisão digital de alta definição, chegam a ter

Alternativas

ID
1599577
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na produção de imagens, sejam fixas ou em movimento, encontramos componentes visuais que transmitem estados de ânimo, emoções, ideias e estrutura às imagens. Os componentes visuais básicos de uma imagem, seja na televisão, no cinema ou no computador são

Alternativas

ID
1599610
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A emissora MTV, criada nos anos 1980, foi uma das pioneiras na propagação da estética do videoclipe. Considerada por muitos um símbolo da pós-modernidade, a estética do videoclipe caracteriza-se pelo hibridismo de referências e linguagens e assimilou ao longo dos anos elementos do rádio, do cinema, da literatura, da pop art, dos quadrinhos, dos games etc. Outra tendência importante, segundo Arlindo Machado, é a descontinuidade. É comum vermos videoclipes em que as “ideias tradicionais de sucessão e de linearidade já não são mais determinantes” (2005, p. 180). Desta forma, das características abaixo, quais configuram a maior parte dos videoclipes em termos estéticos?

Alternativas
Comentários
  • O texto traz pistas para eliminar algumas alternativas;

    Descontinuidade: exclui linearidade e continuidade


ID
1684984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

A proeza da edição digital está em fazer que, a partir do momento em que o telespectador esteja olhando para monitores de televisão, ele passe a acreditar que esteja diante de telas de cinema.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma explicação pra essa questão?

  • Como o digital não perde qualidade na reprodutibilidade, em detrimento do analógico que perde muita qualidade, acredito que isso possa aproximar a televisão do cinema em termos qualitativos.

  • questão anulada

     

  • Troque "da edição digital" por "dos cogumelos alucinógenos" e a questão fica certinha!


ID
1685017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propósito da transição do sistema analógico para o digital, julgue os próximos itens.

A edição não linear (NLE) em vídeo ou em película permite que qualquer parte de uma versão editada possa ser substituída, transportada ou ajustada em sua duração.

Alternativas
Comentários
  • Na edição não-linear as cenas podem ser descoladas ou inseridas entre outras cenas, o vídeo pode ser editado com o simples clique do mouse sem qualquer perda de qualidade; é possível manipular a imagem com efeitos, imprimir movimentos de transição, gráficos, animações, letterings variados, agregando inúmeros benefícios e possibilidades para jornalistas, roteiristas e diretores (tanto para TV quanto para cinema) acelerando o processo de produção.


ID
1685020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propósito da transição do sistema analógico para o digital, julgue os próximos itens.

Em função dos avanços na tecnologia de armazenamento do computador, tornou-se possível, já no final dos anos 1980, digitalizar as imagens dos filmes diretamente no disco rígido do computador.

Alternativas

ID
1685023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propósito da transição do sistema analógico para o digital, julgue os próximos itens.

A qualidade da imagem dos primeiros Avids já era excelente, sendo equivalente à da película.

Alternativas

ID
1685038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura da imagem e clareza visual, julgue os itens que se seguem.

Dada a facilidade dos olhos do espectador serem atraídos ou distraídos por qualquer objeto em movimento, recomenda-se evitar movimentos indesejáveis dos figurantes ou objetos ao fundo na gravação de uma cena.

Alternativas
Comentários
  • Dada a facilidade de os olhos do espectador... Interessante que o examinador, exigente do jeito que é, também comete erros de português...


ID
1685041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura da imagem e clareza visual, julgue os itens que se seguem.

O olho humano pode ser enganado pelo tamanho aparente dos objetos, e por isso pode ser usada a perspectiva forçada na composição de uma cena, técnica em que objetos menores ou atores mais baixos são colocados em primeiro plano e atores mais altos ficam ao fundo.

Alternativas

ID
1685050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das gravações em estúdios, julgue os itens subsequentes.

O enquadramento usado em telejornalismo no momento em que o apresentador olha diretamente para a câmera e para o telespectador é chamado de câmera subjetiva.

Alternativas
Comentários
  • * Câmera Subjetiva - colocada na posição que permite filmar do ponto de vista de uma personagem em ação durante determinada cena.

    A imagem em movimento que assume o ponto de vista de um personagem é chamada de subjetiva.

     

    * Câmera Objetiva - é a expressão utilizada para explicar a posição da câmera quando ela permite a filmagem de uma cena do ponto de vista de um público imaginário.

    A câmera objetiva é usada no formato padrão dos telejornais, com o apresentador olhando para a lente e falando diretamente com o telespectador.


ID
1758733
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Até a implantação definitiva do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), prevista para 2016, o sistema de televisão utilizado no Brasil para transmissões de TV em resolução padrão (Standard Definition) permanecerá sendo o PAL-M. Na futura TV digital brasileira, a compressão de áudio será

Alternativas

ID
1823383
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Descalvado - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As principais mudanças da TV Digital baseiam-se em seis elementos:

Alternativas
Comentários
  • Hipertextualidade faz referência, hoje, apenas à internet.
  • http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17130/17130_3.PDF


ID
1835467
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A digitalização dos sinais dos sistemas televisivos e o advento de microcomputadores gerou mudanças na prática do telejornalismo. Entre essas mudanças está a edição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     

    Não-linear

    Que não segue uma regra de começo, meio e fim. Que pode ser compreendido, lido, feito em qualquer uma de suas estruturas e/ou momentos.

  • Creio que a questão esteja se referindo sobre a decupagem digital, que permite ao editor avançar o arquivo e fazer alterações em qualquer frame, independetemente de ter que visualizar, linearmente, a antiga fita de gravação.

  • Edição Não-Linear

     

    E ditar vídeo utilizando um sistema de edição não-linear é como escrever, utilizando um programa sofisticado de edição de texto. Palavras, frases e parágrafos podem ser incluídos, eliminados e reordenados, a um clicar de mouse.

    O primeiro passo do processo de edição não-linear é a digitalização das imagens. Os segmentos de vídeo do material original são transferidos para o hard disk do computador. Os takes digitalizados viram arquivos do sistema, e como tal, podem ser acessados e processados, quase que instantaneamente e em qualquer ordem.

    Os sistemas de edição não-linear tem uma interface gráfica, bastante amigável e oferecem sofisticados recursos de vídeo (efeitos especiais, caracteres, correção de cor, etc.) e áudio (filtros e efeitos sonoros). Alguns sistemas permitem até que se altere (comprimindo ou expandindo) a duração de segmentos de áudio e vídeo. A maioria dos sistemas utiliza uma ( ou mais ) timelines - linhas de tempo - para representar a seqüência que está sendo editada. O operador utiliza o mouse para selecionar e arrastar para a time line, os segmentos de áudio ou vídeo, transições e efeitos especiais, que irá utilizar e para ordená-los.

     

    Fonte: http://cybercollege.com/port/tvp056.htm


ID
2011765
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Ministério das Comunicações publicou a portaria nº 378, que estabeleceu um novo cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Pela nova portaria, a capital Brasília e cidades do entorno vão fazer a mudança em outubro deste ano. No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e cidades do Nordeste como Salvador, Recife e Fortaleza. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que contém a data exata da primeira transmissão digital em nosso país.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Informação de extrema irrelevância, mas vamos lá. "A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_digital_no_Brasil

  • Que banca do mal! Cobrar decoração de data e o decorar ordem de artigo é muita falta de atenção às atualidades dos concursos públicos. Coisa da tia Maricota!

  • Típica questão imbecil,  que não testa conhecimento nenhum do candidato 

  • Estou fazendo as questões dessa prova e estou simplesmente revoltado com tamanha estupidez! 

  • Ô banquinha pra fazer perguntinhas vagabundas, hein?

     

  • Aff....


ID
2113432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente à produção para rádio, televisão e cinema.

Cabe ao diretor de fotografia coordenar os movimentos e a orientação de atores e figurantes no estúdio, a fim de determinar o tom dramático das cenas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    O diretor de fotografia é o técnico de cinema responsável pela forma como o guião (Portugal) ou roteiro (Brasil) cinematográfico é transposto para a película ou vídeo, na forma de fotografia. A produção é feita segundo as suas orientações técnicas.

  • Resposta: errada.

    (...) Para que possa dar forma à estética visual de um filme, o diretor de fotografia deve ter um vasto conhecimento de câmeras, composição, iluminação e história do cinema.

    É o diretor de fotografia o responsável pela forma com que o roteiro será adaptado para a linguagem cinematográfica, registrada em filme ou vídeo. Grande parte dessa produção é realizada conforme suas orientações, para manter a qualidade e um padrão técnico.

    O diretor de fotografia caminha lado a lado com o diretor de arte e o diretor, trabalhando em conjunto para conseguirem alcançar o objetivo maior determinado pelo diretor.

    Boa sorte e bons estudos!


ID
2199979
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

Alternativas
Comentários
  • Get out!


ID
2236231
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Televisão, como meio de comunicação, é resultado de uma série de experimentos e descobertas científicas desde o século XIX. Em relação a esse processo histórico, o padre Roberto Landell de Moura teve importante participação por

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • No dia 3 de junho de 1900, a Avenida Paulista de São Paulo presenciou uma cena que deveria ter entrado para a história. Lá, Roberto Landell de Moura (1861-1928), um padre brasileiro, reuniu a imprensa e autoridades para demonstrar publicamente um experimento científico que ela já realizava com sucesso. Landell, por meio de um aparelho inventado por ele, enviou sinais telegráficos e transmitiu a voz humana a uma distância de 8 km – sem o auxílio de fiospor ondas eletromagnéticas, algo sem precedente na história e extremamente avançado à época. Nessa época, a transmissão por fio já estava dominada e cientistas do mundo todo buscavam a transmissão via ondas eletromagnéticas, ou seja, sem o uso de fios.

    No entanto, o homem que, pouco depois, foi chamado de o inventor do rádio, em vez de ser o brasileiro Landell, foi o cientista italiano Guglielmo Marconi. Marconi ficou com a fama – e o Nobel de Física – por ter realizado o feito. Porém, documentos e correspondências oficiais do período revelam e comprovam que, antes de Marconi, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) já havia desenvolvido o telégrafo sem fio e o telefone sem fio.

    As descobertas do sacerdote-inventor foram divulgadas pelos principais jornais daquela época, no entanto, padre Landell não conseguiu nem patentear nem produzir comercialmente seus inventos no Brasil: o “teletíton” (telégrafo sem fio), o “teleauxiofone” (telefonia com fio, microfone e alto-falante), o “transmissor de ondas”, o “edífono” (purificador de voz) e o “caleofone” (intercomunicador de voz).

    Fonte: https://m.epochtimes.com.br/padre-roberto-landell-de-moura-o-brasileiro-que-inventou-o-radio/

  • Gabarito: letra A

    O padre Landell de Moura foi um dos primeiros brasileiros a desenvolver conhecimentos relacionados à radiotransmissão no nosso país: ele conseguiu criar um aparelho que fazia a transmissão de sinais em uma distância de cerca de 8km, sem o uso de fios. Assim, ele estudava o uso de ondas eletromagnéticas para transmitir sons, o que foi o início do telefone sem fio e, posteriormente, do rádio no nosso país. Assim, o experimento foi um importante marco para o nosso avanço tecnológico.

    Fonte: prof Julia Branco - Estratégia


ID
2268964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos conhecimentos técnicos relativos a estúdios de televisão, julgue o próximo item.

Na mixagem ao vivo realizada em uma mesa de som analógica, a aplicação de efeitos de reverberação deve ser realizada aplicando-se um processador de efeitos em cada canal, para que haja mais controle na mixagem e os efeitos não se misturem.

Alternativas

ID
2268985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das câmeras digital e analógica, seu funcionamento, operação e demais especificidades, julgue o item a seguir.

O controle de ganho faz a compensação dos níveis elevados de luz do vídeo, de modo que, quanto maior for o ganho, maior será o nível de luz e melhor será a qualidade da imagem. Por outro lado, níveis baixos de ganho acarretam ruídos no vídeo.


Alternativas
Comentários
  • Níveis baixos de ganho geram problemas devido à baixa luminosidade, porém não acarretam ruídos. Tal efeito é consequência de níveis altos de ganho.


ID
2268988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das câmeras digital e analógica, seu funcionamento, operação e demais especificidades, julgue o item a seguir.

Integram a estrutura de uma câmera de cinema padrão a fonte de alimentação, o gerador de sincronização, a unidade de controle de câmera e a cabeça de câmera.

Alternativas

ID
2268994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à captação de imagens e à transmissão de sinais, julgue o próximo item.

Não sendo possível estabelecer uma conexão direta entre a locação e a emissora em uma cobertura jornalística externa, utiliza-se o uplink de satélite para garantir a transmissão de sinais de áudio e de vídeo.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Em comunicações via satélite, a frequência utilizada no lance de subida (uplink) será sempre maior que aquela utilizada no lance de descida (downlink) e com polarização contrária. Exemplo: Considerando o satélite starone C1, se o lance de subida possuir uma frequência em 5.9GHz com polarização Vertical o lance de descida irá possuir uma frequência de 3.675GHz com polarização Horizontal e irá se situar dentro do Transponder 02AECO.

    fonte: https://www.hardware.com.br/tutoriais/jubarte/pagina7.html


ID
2268997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à captação de imagens e à transmissão de sinais, julgue o próximo item.

Nas situações em que é necessária a captação de imagens externas, o estúdio é transposto até a locação com quase todos os equipamentos, exceto cenários e tapadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Alguma alma caridosa?

  • certa

    Set Decorator é responsável pela decoração de um cenário ou locação. A decoração inclui tapetes, instalação de practical ligtings (tipo de luz usada como cenografia), mobília, "tratamentos de janela", tapadeiras e todos os detalhes da decoração do espaço interno. A decoração precisa refletir o período, personagens e a intenção da história.

  • Seria muito sem sentido transpor o cenário de estúdio para uma gravação externa, cujo foco é valorizar o ambiente natural.


ID
2269000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à captação de imagens e à transmissão de sinais, julgue o próximo item.

Em se tratando de filmagem externa, os sinais para a geração de um evento ao vivo são transmitidos para o estúdio principal por meio de um transmissor de micro-ondas que rebate o sinal no satélite.

Alternativas
Comentários
  • Transmissor de micro-ondas

     

    Acima de 100 MHz, as ondas viajam em linhas retas e podem ser estreitamente focadas através do alinhamento do transmissor e receptor.  Concentrando toda energia em um pequeno receptor, através de uma antena parabólica (do tipo daquelas de TV por satélite), resulta em uma relação sinal/ruído maior, mas as antenas de transmissão e recepção devem estar perfeitamente alinhadas.

    Por outro lado, devido a esta característica de visada direta, pode-se ter múltiplos transmissores  colocados em uma linha lateral, alinhados com seus receptores, sem que haja interferências.

    Antes do surgimento das fibras óticas, os sistemas de transporte de sinal por microondas (MCIs – Microwave Communications Inc.) eram o coração das telecomunicações.

    Como as microondas caminham em linha reta, as torres podem ser dispostas a longas distâncias. Considerando-se que possa haver objetos no caminho, sempre há a necessidade de repetidores. Em geral, a distância entre repetidores é definida pela raiz quadrada da altura da torre. Por exemplo, em torres de 100m de altura os repetidores podem ficar a 80 km de distância.

    Ao contrário das ondas de rádio, de baixa freqüência, que passam pelos prédios e os atravessam, as microondas não atravessam bem os objetos pelo caminho. Além disso, mesmo sendo bem direcionadas, as antenas, as microondas sofrem da interferência da divergência atmosférica, isto é, são refratadas pelos níveis mais baixos da atmosfera, retardando sua chegada em relação às ondas diretas gerando diferenças de fase (multipath fading), cancelando o sinal. A solução adotada neste caso é a reserva de certa porção, tipicamente 10%, da utilização do canal quando este fenômeno ocorre. As microondas são dependentes das condições do tempo e da freqüência em que trabalham.

    À medida que se incrementa a freqüência, o comprimento da onda diminui. Embora a tecnologia possa transmitir microondas a 10GHz, a partir de 8GHz o comprimento das ondas é de alguns centímetros e absorvíveis pela chuva. A solução é encaminhar os sinais por caminhos alternativos.

    Muito baratas, se comparadas com as fibras óticas e os cabos metálicos, as microondas são amplamente utilizadas, tendo sua banda dividida por áreas de aplicação, sendo utilizadas para telefonia, redes de dados, com bandas para indústrias, científicas e médicas.

    Fonte: http://efagundes.com/networking/transmissao-sem-fio/transmissao-de-microondas/


ID
2269009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do posicionamento dos equipamentos para a realização de trabalhos audiovisuais, julgue o item seguinte.

Os equipamentos e dispositivos devem estar posicionados e localizados de tal forma que seja possível operá-los facilmente, bem como vistoriá-los ou repará-los com segurança.

Alternativas

ID
2269075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à tipologia dos arquivos audiovisuais digitais, formatos de arquivos de áudio e vídeo e compactação, julgue o item a seguir.

AC3, DTS e ATRAC são exemplos de formatos de codificação (isto é, CODECs) que incluem a utilização de áudio comprimido.

Alternativas
Comentários
  • ATRAC, AC3 e DTS são codecs usados em diferentes sistemas de som que utilizam diferentes tecnologias para codificar dados e melhorar a qualidade geral do arquivo digital. 

    O DTS é o primo rico e tem aplicaçoes sobretudo em locais onde o som alto é necessário(grandes sistemas de música e projeções teatrais); já o AC3 é o primo pobre e roda nos dias de hoje na maioria dos dispositivos de áudio. 

    O ATRAC, por sua vez, é o vovó da conversa. Já fez muito sucesso mas foi superado e está em desuso. Achei poucas informações sobre ele. Por exemplo, q foi projetad pra rodar nos antigos minidiscs da Sony, lá nos anos 90, com a mesma qualidade dos CDs mas ocupando menos espaço, como afirma esta fonte[1]:

    "The ATRAC compression algorithm is used for mini-discs in order to store the same amount of audio signals and with same quality as in the case of the CD, but on the significantly smaller disc area". 

     

    Fonte:

    [1] Multimedia Signals and Systems, Srdjan Stanković, Irena Orovic, Ervin Sejdić


ID
2278942
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção publicitária apresenta certa complexidade e reúne inúmeros profissionais, principalmente quando se trata da elaboração de um filme. O profissional que trabalha junto ao diretor, sendo responsável pela disposição dos refletores no estúdio, pela utilização de filtros e pela medição da luz é o

Alternativas
Comentários
  • A tarefa do diretor de fotografia na televisão será sempre estabelecida pelo diretor, que atribuirá a este especialista a fotografia das cenas ou simplesmente a sua iluminação
    http://www.infoescola.com/profissoes/direcao-de-fotografia/


ID
2368348
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com a Lei n. 12.485/11, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado (por assinatura), deverão estar disponíveis, sem quaisquer ônus ou custos adicionais para seus assinantes, em todos os pacotes ofertados, os canais de programação de distribuição obrigatória relacionados a seguir, à exceção de um.
Assinale‐o.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    "Art. 32.  A prestadora do serviço de acesso condicionado, em sua área de prestação, independentemente de tecnologia de distribuição empregada, deverá tornar disponíveis, sem quaisquer ônus ou custos adicionais para seus assinantes, em todos os pacotes ofertados, canais de programação de distribuição obrigatória para as seguintes destinações: 


    II - um canal reservado para a Câmara dos Deputados, para a documentação dos seus trabalhos, especialmente a transmissão ao vivo das sessões; 

    III - um canal reservado para o Senado Federal, para a documentação dos seus trabalhos, especialmente a transmissão ao vivo das sessões; 

    VIII - um canal comunitário para utilização livre e compartilhada por entidades não governamentais e sem fins lucrativos; 

    IX - um canal de cidadania, organizado pelo Governo Federal e destinado para a transmissão de programações das comunidades locais, para divulgação de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos dos poderes públicos federal, estadual e municipal;" 


    Fonte: LEI Nº 12.485, DE 12 DE SETEMBRO DE 2011. 

  • Acertei porque nunca ouvi falar de um canal do Tribunal Regional Eleitoral, enquanto de todos os demais sim.


ID
2431990
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


A temperatura de cor pode afetar a cor dos objetos focados e diz respeito à qualidade da luz azul e vermelha medida em graus Kelvin. Para isso, utilizamos filtros de _____ para iluminação de tungstênio e filtros de _____ para luz day‐light.”


Assinale as alternativas cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Temperatura de cor em Kelvin:

     

    - 1000-2000 K → Luz de velas

    - 2500-3500 K → Lâmpada de Tungstênio/halógenas (as mais comuns em casas)

    - 3000-4000 K → Nascer/Pôr-do-sol (céu limpo)

    - 4000-5000 K → Lâmpadas Fluorescentes

    - 5000-5500 K → Flash

    - 5000-6500 K → Luz do dia com céu claro (sol a pino)

    - 6500-8000 K → Céu levemente nublado

    - 9000-10000 K → Sombra ou céu muito nublado


ID
2431993
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o dispositivo que, em uma operação de câmera de vídeo, permite o registro de detalhes de movimentos em cenas de corrida de automóveis ou esportes, ajustando a velocidade de exposição.

Alternativas

ID
2431996
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em gravações externas para telejornalismo com deficiência de luz, o “dB” ou controle de ganho é um dispositivo que serve para eletronicamente, amplificar o

Alternativas

ID
2431999
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


O microfone _____ capta sons de todos os lados, num raio de 360 graus, tem boa resposta de ________ aos “pufes”, respiros ou batidas, sendo mais utilizado em ________ de telejornalismo.”


Assinale a alternativa cujo item completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

Alternativas

ID
2432011
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre os tipos de movimento encontrados na televisão, analise as afirmativas a seguir.


I. O movimento primário é aquele que ocorre na frente da câmera com os sujeitos e objetos.

II. O movimento secundário é aquele que em que a câmera ou a lente se movimentam.

III. O movimento terciário é aquele que é produzido pela equipe de efeitos especiais.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Movimentos de cena

    Num filme, em qualquer cena, cada movimento deve ter um motivo e uma intenção específicos. Uma cena pode pedir ou não determinado movimento. O movimento pode juntar, separar, revelar ou esconder alguma coisa. Pode também acelerar ou não uma cena. Os movimentos de cena podem ser classificados da seguinte forma:

    Movimento primário – movimento do sujeito ou do objeto

    Movimento secundário – movimento da câmara ou da lente (zoom)

    Movimento terciário – movimento aplicado na edição

     

     

    Movimentos de câmara

    O movimento de câmara representa o comportamento do espectador em relação à cena, já que a câmara é seu ponto de vista, ou seja, o espectador vê a cena no lugar da câmara.

    A principal regra para todos os movimentos de câmara é que estes devem passar despercebidos, devem ser sempre suaves, subtis e uniformes, de modo a que a atenção do espectador não seja perturbada, permitindo que este se concentre na história.

    Os principais movimentos de câmara são:

    Plano fixo – tal como o nome indica, a câmara está fixa num determinado ponto, não havendo portanto qualquer tipo de movimento, a não ser o das personagens e objetos em cena.

    Panorâmica – movimento de câmara a partir de uma posição fixa. Pode ser empregue para mostrar o ambiente ou acompanhar o movimento de um personagem ou veículo.   A panorâmica deve ser uniforme e ter a mesma velocidade do princípio ao fim. O início e o fim do movimento devem ser estudados antecipadamente definindo-se corretamente o enquadramento nas duas pontas. Quando a panorâmica é realizada para gravar fotografias ou outras cenas fixas, é comum fazer o movimento da esquerda para a direita, que é o movimento de leitura a que o espectador está mais habituado.

    Travelling – movimento físico da câmara, na horizontal, que pode acompanhar o movimento da personagem ou de alguma coisa que se move à mesma velocidade.

    Tilt – movimento da câmara na vertical, normalmente a velocidade lenta, de cima para baixo ou de baixo para cima, revelando aos poucos algo na personagem ou cena.

    Chicote (whip pan) – movimento semelhante ao da panorâmica mas mais rápido, passando de um assunto para outro e criando desta forma uma transição entre cenas. Este movimento foi particularmente popular e muito utilizado nos filmes de ação nos anos 70.

    Following shot – movimento de câmara que foca a atenção numa personagem, seguindo-a ao longo de diversos cenários, como numa perseguição. Este movimento é normalmente efetuado com uma steadicam ou câmara ao ombro, e combina diferentes movimentos.

    Zoom – movimento não da câmara propriamente dita mas sim da sua lente. A partir de um ponto fixo da câmara, pode-se aproximar a imagem, ou fazer zoom in, ou afastar a imagem, apresentando um plano mais alargado, o zoom out.

     

    Fonte: http://knoow.net/arteseletras/cinemateatro/movimentos-de-cena-e-movimentos-de-camara/


ID
2432014
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As alternativas a seguir ressaltam características das técnicas de iluminação e do uso de refletores em TV, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • O Elipsoidal é um equipamento muito usado para foco fixo, seja em peças teatrais ou shows. Mas este tipo de equipamento se usado com criatividade pode criar efeitos que vão além do foco, o brilho e as sombras criadas por este tipo de iluminação criam um clima perfeito para momentos de solos artísticos. Sem contar que os fotógrafos amam a tonalidade quente da luz.

     

    Fonte: http://www.clubedoiluminador.com.br/elipsoidal-o-que-voce-precisa-saber/

  • Meu Deus...

    Ou a lâmpada é incandescente, ou ela é HMI


ID
2432017
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às fontes de alimentação em EFP, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


(   ) Em EFP é preciso trabalhar com três tipos de fonte de energia para instrumentos de iluminação: corrente doméstica, geradores e baterias.

(   ) A potencia dos circuitos de uma fonte de alimentação doméstica normalmente é de 15 ou 20 ampères.

(   ) Para saber a capacidade de voltagem total de cada circuito multiplica‐se o número de ampères do circuito por 1000.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2432023
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos formatos de armazenamento de imagens, saímos do filme de 16mm para o Betamax, VHS, Hi8 e hoje gravamos nos formatos digitais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. A DVCAM é uma fita de 6mm coberta com metal e armazena cerca de 11 gigabytes ou 30mim de vídeo.

II. Existem atualmente três maneiras de armazenar dados de vídeo: fitas, cartões e discos.

III. O sistema de gravação mini‐DV além de resistente armazena grande quantidade de vídeos, sendo barato e de boa resolução.


Assinale:

Alternativas

ID
2432029
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre os sistemas de produção em campo, excetuadas as grandes operações em eventos externos, analise as afirmativas a seguir.


I. O sistema de ENG com uma câmera utiliza um ou dois microfones e transmite direto para a emissora.

II. O sistema EFP com uma câmera utiliza um gravador externo para edição posterior.

III. O sistema de estúdio utiliza mais de uma câmera, mesa switcher, mesa de áudio e CCU nas produções em campo.


Assinale:

Alternativas

ID
2432035
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à operação de câmera de vídeo e os tipos de estabilizadores de imagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


(  ) O sistema interno no próprio sensor utiliza parte de sua capacidade para corrigir os movimentos.

(  ) O sistema ótico move um grupo de lentes e compromete a resolução da imagem.

( ) O sistema externo em forma de pêndulo estabiliza o centro de gravidade mais conhecido como steadcam.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A steadicam é um equipamento criado por Garrett Brown em 1975. Consiste de um sistema em que a câmera é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmara flutua.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Steadicam


ID
2432041
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam hipóteses corretas que são aplicadas ao uso de lentes, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas

ID
2434843
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Como se denomina o prazo final para o repórter retornar à emissora com uma reportagem a tempo de entrar no ar?

Alternativas

ID
2434861
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Paternostro (1999), o texto de TV requer alguns cuidados, EXCETO:

Alternativas

ID
2453875
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A imagem animada, ou em movimento, é uma representação imagética criada a partir da ilusão de movimento elaborada mediante a exibição sequenciada de imagens, quadros ou frames em determinada velocidade. Dependendo do meio (cinema ou TV), suporte (película ou digital), ou sistemas (NTSC ou PAL), o número de quadros por segundo pode variar. O sistema mais comum em TVs no Brasil é o NTSC. Qual é o número de quadros para o sistema NTSC?

Alternativas

ID
2482504
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A implementação da TV digital no Brasil, regulamentada pelo Decreto n° 4.901, de 26 de novembro 2003, tem como alguns de seus principais objetivos:

I. promover a inclusão social, a diversidade cultural do País e a língua pátria por meio do acesso à tecnologia digital, visando à democratização da informação.

II. estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras e da indústria nacional relacionadas à tecnologia de informação e comunicação.

III. incentivar o consumo da ascendente classe C, propiciando assim que esse consumo seja gerador de empregos para essa mesma classe social.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º  Fica instituído o Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD, que tem por finalidade alcançar, entre outros, os seguintes objetivos:

           I - promover a inclusão social, a diversidade cultural do País e a língua pátria por meio do acesso à tecnologia digital, visando à democratização da informação;

           II - propiciar a criação de rede universal de educação à distância;

           III - estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras e da indústria nacional relacionadas à tecnologia de informação e comunicação;

           IV - planejar o processo de transição da televisão analógica para a digital, de modo a garantir a gradual adesão de usuários a custos compatíveis com sua renda;

           V - viabilizar a transição do sistema analógico para o digital, possibilitando às concessionárias do serviço de radiodifusão de sons e imagens, se necessário, o uso de faixa adicional de radiofreqüência, observada a legislação específica;

           VI - estimular a evolução das atuais exploradoras de serviço de televisão analógica, bem assim o ingresso de novas empresas, propiciando a expansão do setor e possibilitando o desenvolvimento de inúmeros serviços decorrentes da tecnologia digital, conforme legislação específica;

           VII - estabelecer ações e modelos de negócios para a televisão digital adequados à realidade econômica e empresarial do País;

           VIII - aperfeiçoar o uso do espectro de radiofreqüências;

           IX - contribuir para a convergência tecnológica e empresarial dos serviços de comunicações;

           X - aprimorar a qualidade de áudio, vídeo e serviços, consideradas as atuais condições do parque instalado de receptores no Brasil; e

           XI - incentivar a indústria regional e local na produção de instrumentos e serviços digitais.


ID
2483476
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)


Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.

2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.

3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.

4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2492638
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao telejornalismo, segundo Goldschmidt (in OLIVEIRA, 2012), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinaie a opção que apresenta a sequência correta.


CONCEITOS

I- Vinheta

II- Borderline

III- Drop-out

IV- Fade

V- Fusão


DEFINIÇÕES

( ) Desaparecimento de uma imagem simuitaneamente ao aparecimento de outra. Em determinado momento, as duas imagens ficam superpostas.

( ) Efeito de mesa, ou de arte, que produz um contorno na imagem para ressaltar ou destacar algum detalhe.

( ) É o escurecimento da tela.

( ) Efeito de congelamento de uma imagem. Quadro parado.

( ) Efeito causado por oxidação da fita magnética que faz com que a imagem apresente, na tela, listras na direção horizontal.

( ) Marca a abertura ou o intervalo do telejornal.

Alternativas
Comentários
  • Vinheta:  marca a a abertura ou intervalo de jornal. Normalmente e composta por imagem e música características, trabalhadas com efeitos.

    Boderline ou border: efeito de mesa de corte, ou de arte, que produz um contorno da imagem para ressaltar ou destacar um detalhe.

    Drop-out: defeito causado por oxidação da fita magnética (tape) que faz com que a imagem na tela apresente listas na direação horizontal (ruído eletrônico) e falta de sincronismo de áudio. Imagens com drop-out são condenadas e impedidas de ir ao ar pelo departamento técnico das emissoras. 

    Fade: é um escurecimento (black) da tela . Fade in (aparecimento) ou fade out (desaparecimento) gradual da imagem na tela. Toda matéria editada tem de ter, pelo menos, dois minutos de fade antes do início e depois no final, com margem de segurança.

    Fusão: desaparecimento simunltâneo de uma imagem ao aparecimento de outra (como se viesse por trás); em determinado momento as duas imagens ficam superpostas. Usada em edição mais trabalhada, em reportagens especiais.

    Fonte: O Texto na TV (Paternostro)

     


ID
2492698
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Sampaio (2013), assinale a opção que relaciona corretamente um tipo de midia a uma característica a ela inerente.

Alternativas
Comentários
  • Jornal - possível para uso segmentado.

    Internet - difícil capacidade para atingir massas.

    TV Fechada - Pequeno impacto sobre o mercado geral.

    TV Aberta - relação média a íntima com a audiência.

    Fonte: Sampaio (2013), p. 88


ID
2554702
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Como recurso técnico, o “closed caption” incorporado aos conteúdos veiculados pelas emissoras de televisão tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • Closed caption ou legenda oculta, também conhecida pela sigla CC, é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

    A legenda oculta descreve além das falas dos atores ou apresentadores qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Legenda_oculta


ID
2554729
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao funcionamento dos meios de comunicação social, a atual Constituição Federal do Brasil estabelece

Alternativas
Comentários
  • Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. 

    § 1º Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação.

    § 2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, em qualquer meio de comunicação social.

    § 3º Os meios de comunicação social eletrônica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestação do serviço, deverão observar os princípios enunciados no art. 221, na forma de lei específica, que também garantirá a prioridade de profissionais brasileiros na execução de produções nacionais.

    § 4º Lei disciplinará a participação de capital estrangeiro nas empresas de que trata o § 1º

    § 5º As alterações de controle societário das empresas de que trata o § 1º serão comunicadas ao Congresso Nacional.

     

    Fonte: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/188546065/constituicao-federal-constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988

  • Monica Geller,

    A questão refere-se ao Art. 223 da CF e não ao Art. 222:
     

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

     

    Portanto, GAB A


ID
2554732
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A oferta diária de uma grade estruturada de conteúdos em formato audiovisual e sonoro denomina-se programação. Em se tratando de emissora de televisão de sinal aberto, o indicado é que essa estrutura

Alternativas
Comentários
  • Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

    I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

    II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

    III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;

    IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

     

    Fonte: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/188546065/constituicao-federal-constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988


ID
2554735
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à implantação da TV Digital no Brasil, é correto afirmar que a política pública do Estado Brasileiro adotou a premissa de

Alternativas

ID
2592142
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para a gravação em estúdio de TV de um programa semanal de entrevistas sobre os principais assuntos debatidos pelos vereadores na Câmara Municipal, o iluminador tem à disposição fontes de luz que geram uma temperatura de cor a 2200 K. O diretor de fotografia quer uma iluminação o mais próxima possível do day light. O filtro mais indicado a ser usado, para fazer a iluminação se aproximar à temperatura de cor de 5600 K, é o

Alternativas
Comentários
  • Por favor, peçam comentário do Professor!

  • TEMPERATURA DE COR

    Quanto menor o valor em K ---> mais quente é cor;

    Quanto maior o valor em K ---> mais fria é cor;

    K= Kelvin

    Ele tem uma luz de 2200k -----> quer chegar em 5500k (quer um tom mais frio);

    Tons mais quentes ---> tendem ao vermelho;

    Tons mais frios ---> tendem ao azul;

  • A iluminação é um dos aspectos mais importantes a se considerar em uma produção audiovisual (que pode ser realizada em um ambiente externo ou em um estúdio de TV). Podemos afirmar que uma boa captação depende de uma boa iluminação, já que o que a câmera captura é a luz refletida por um objeto, e não objeto em si. A boa iluminação, por sua vez, deriva da correta adequação das luzes (naturais e artificiais) às necessidades e padrões aceitáveis

    A temperatura de cor é uma característica da luz visível e é, por convenção, expressa em kelvin (K). As chamadas “cores frias" possuem temperaturas de cor superiores a 5000 K (branco azulado); já as “cores quentes" apresentam temperaturas de cor inferiores a 3000 K (branco amarelado e avermelhado).

    É possível usar fontes de luz naturais (como a luz do sol ou da lua) ou artificiais (como lâmpadas fluorescentes e incandescentes). Caso seja preciso corrigir a iluminação de um ambiente, podemos utilizado um filtro corretor. O filtro azul é o indicado para aproximar a temperatura de cor – inicialmente de 2200 K – para 5600 K.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Camargo, Roberto Gill. Título Função estética da luz / Roberto Gill Camargo. Imprenta Sorocaba : TCM Comunicação, 2000.

    - Temperatura de Cor. Disponível em https://www.hisour.com/pt/color-temperature-24469/. Acesso: Agosto de 2021.

ID
2592151
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sistema de transmissão de televisão digital terrestre adotado no Brasil, que começou a ser implantado a partir de 2007, trouxe uma evolução do padrão japonês, com aperfeiçoamentos. A sigla desse padrão nipo-brasileiro e o seu padrão de compressão para o sinal de vídeo são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) foi definido no dia 26 de Novembro de 2003, de acordo com o Decreto 4.901.  No Decreto 5.820, de 29 de Junho de 2006, adotou-se como base o padrão ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), que permite a transmissão de dados digitais em alta definição (HDTV) ou em definição padrão (SDTV).

    (...)

    Assim, o modelo adotado no Brasil é conhecido como ISDB-TB, uma evolução do padrão japonês com adição de recursos desenvolvidos em centros de tecnologia e universidades brasileiras. Uma das principais diferenças entre o sistema japonês e o adotado no Brasil é o formato de compressão da imagem, que substituiu o MPEG-2 pelo MPEG-4/H.264.

     

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/qual-o-sistema-da-tv-digital-brasileira-e-como-ele-funciona.html

  • ISDB-Tb: DB=Dragon Ball. Tb=Trunks bravo


ID
2672050
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da produção na TV, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) o nome do entrevistado deve ser anotado corretamente e os caracteres não precisam ser passados para o gerador de caracteres com antecedência.


ID
2686375
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para encaminhar uma proposta de programa de televisão, é necessário elaborar um documento escrito contendo, no mínimo, as seguintes informações: Título do programa; Objetivo; Público-alvo; Formato; Tratamento do programa; Método de produção e Orçamento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Mauricio Valim e Soraya Costa, os tópicos de um projeto para programa de TV podem ser:

    NOME DO PROJETO

    APRESENTAÇÃO: Resumo do que será o programa, seu tempo, quantos serão e sua periodicidade.

    OBJETIVOS: O que se pretende com este projeto e qual o motivo de sua realização.

    FORMATO: Como será o programa, suas divisões. Descrever de maneira simples como diz este item, sua forma. Se possível, da abertura ao encerramento.

    DIAS DE VEICULAÇÃO: Indicação de qual dia será melhor a veiculação. A direção da emissora é quem decidirá o dia e hora adequados, mas se for possível uma pesquisa pode ajudar a justificar a posição.

    PÚBLICO ALVO: qual público se destina. Uma pesquisa é uma boa referência para confirmar os possíveis telespectadores.

    RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS: Descrição dos itens que julgar serem necessários para viabilizar a realização, como: equipe de produção, equipe técnica, equipamentos, locais, atores, apresentadores, repórteres, cenário, verbas para implantação, cachês da parte artística e técnica, passagens áreas, hospedagens e outros.

    JUSTIFICATIVA: Justificação da necessidade deste projeto a ser realizado.

  • Acredito que o problema da questão seja da (falta de) tradução do inglês para o português nos processos de roteirização. Treatment (tratamento) em inglês é sinônimo de processing (em processamento). Aí sim faz sentido. Após a definição do formato é preciso dar a angulação, a "cara" do programa que definirá seu estilo. Essa definição de estilo, esse "refinamento", é um processo em construção. Veja a definição de Film Treatment do Wikipédia:

    Tratamento, em cinema, é um pequeno texto em prosa, que vem antes do primeiro rascunho de um roteiro para um filme, programa de televisão ou rádio. É geralmente maior que a sinopse, e pode incluir detalhes do estilo de direção. Wikipédia. 

  • A indústria da televisão tem, nos dias atuais, competido ferozmente para atenção e preferência do telespectador. Reality shows, game shows, quiz shows e talento shows são alguns exemplos das armas dos participantes nessa disputa midiática. Para tanto, é necessário fazer propostas de programa de televisão adequadas, seguindo rigorosos padrões de qualidade.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Formato é o conjunto de elementos, características e informações genéricas sobre o programa, seu funcionamento e sua estrutura. Não visa detalhar o número de câmeras ou determinar a quantidade mínima de equipamento de iluminação.

    B) Certo. Um bom tratamento de programa deve conter e explicar a angulação a ser adotada e o estilo do programa. Neste podem ser escolhidas locações, passagens, offs e imagens de cobertura, por exemplo.

    C) Errado. A redação do método de produção deve trabalhar a apresentação do programa e definir, dentre alguns itens, identidade visual, vinhetas, quadros, cabeças, estética das imagens e fluxo de produção do programa.

    D) Errado. A parte destinada ao objetivo do programa deve expressar o propósito a ser alcançado com o programa, tanto para a emissora quanto para a audiência.

    E) Errado. Definir o público-alvo é fazer uma pequena incursão no perfil dos telespectadores e justificar porque eles são adequados à mensagem pretendida.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do professor: Letra B.

    - ZETTL, Herbert. Manual de produção de televisão. 10º edição. Cangage Learning. São Paulo, 2011.

ID
2686396
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No livro Jornal Nacional Modo de Fazer, William Bonner discute as etapas de produção de um telejornal. A prática diária descrita pelo autor e apresentador é comum em, praticamente, todos os telejornais. Neles,

Alternativas
Comentários
  • Cabeça da matéria ou cabeça do vt: É o lide da matéria. Quem lê é sempre o apresentador que introduz o assunto da matéria feita pelo repórter.

    Espelho: É o cronograma de como o telejornal irá se desenrolar. Prevê a entrada de matérias, notas, blocos, chamadas e encerramento do telejornal.

    Retranca: Identificação da matéria. É o nome que a reportagem tem. É usado apenas internamente e destaca apenas duas palavras do VT (Ex: INFLAÇÃO/COMÉRCIO)

    http://jornal.metodista.br/tele/manual/glossario.htm

  • O processo de produção de um telejornal descrito por Bonner (2009) é composto basicamente por oito etapas: ronda, reunião de caixa, espelho, script, reunião de espelho, reunião de pauta, edição e fechamento, e apresentação no ar.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Cabeça não corresponde aos “apelidos" dos temas abordados, mas ao texto que o apresentador lê antes que imagens e sons editados entrem ao ar.

    B) Errado.  Pauta não é a página onde estão redigidas as notícias, mas é um resumo das matérias a serem noticiadas na edição do telejornal.

    C) Errado.  A retranca não é lida pelo apresentador antes que as imagens e sons entrem no ar, mas é o nome dado aos termos que buscam simplificar e explicar brevemente, geralmente com um ou dois nomes, um assunto que é tratado na reportagem.

    D) Certo. Espelho é o nome da lista de todos os assuntos aprovados para exibição, batizados com suas respectivas retrancas, com uma estimativa do tempo que será destinado a eles, na ordenação que o editor-chefe julgou mais apropriada.

    E) Errado.  É o editor-chefe, não o produtor, que determina o que sai e o que fica no telejornal.

    Podemos concluir com base nessas explicações que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - Bonner, William. Jornal nacional: modo de fazer. Editora Globo, 2009.

    - Rabaça, Carlos Alberto e Barbosa, Gustavo. Dicionário de comunicação. Editora Codecri. 1978.


ID
2687779
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O padrão de transmissão da TV Digital foi definido em 29 de junho de 2006, com o ISDB-T (Integrated Services of Digital Broadcasting-Terrestrial). O modelo híbrido, feito a partir do europeu e do japonês (ISDB-TB), permite a mobilidade do sinal digital para celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos, a melhora significativa na imagem, a abertura de cinco canais por emissora e a

Alternativas

ID
2736154
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A imagem da TV exige que, a cada instante, fechemos os espaços da trama por meio de uma participação convulsiva e sensorial que é profundamente cinética e tátil. Segundo McLuhan (2007), assinale a opção INCORRETA sobre as características da televisão.

Alternativas
Comentários
  • A TV é um meio que rejeita as personalidades muito delineadas e favorece mais apresentação de processos do que de produtos.


ID
2743798
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No jornalismo televisivo, a relação entre texto e imagem deve ser de

Alternativas
Comentários
  • "O papel da palavra é dar apoio à imagem e não competir com ela; texto e imagem devem ser complementares e não excludentes"

    - Vera Paternostro

  • Conflito é ótimo! O texto diz cão e a imagem mostra gato. Daria até um videozinho interessante :)

  • Existem três tipologias como possibilidade de leitura de informações que envolvem imagem e texto: relações sintáticas, semânticas e pragmáticas.

    No aspecto semântico, existem quatro graus distintos de relação entre a imagem e o texto: dominância (alternância de domínio no nível informativo); redundância (repetição no textual daquilo que é visto e na imagem daquilo que é lido); complementaridade (equivalência de importância entre a imagem e o texto); e discrepância ou contradição (quando a combinação é equivocada ou desviante).

    A informação transmitida por meio da televisão tem a imagem como núcleo, um retrato do fato narrado com forte capacidade elucidativa. A escolha dos planos e dos enquadramentos, bem como a sintonia entre aspectos textuais e visuais, contribuem para atingir o objetivo da notícia.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa relacionada ao telejornalismo:

    A) Errado. A existência de conflito entre imagem e texto pode desviar a atenção do telespectador e causar confusão e/ou interpretação equivocada.

    B) Errado. A independência entre imagem e texto pode causar incompreensão da notícia ou disrupção da linha de pensamento.

    C) Certo. A imagem e o texto devem se complementar, trabalhando em conjunto para explicitar uma informação.

    D) Errado. A repetição causa desperdício do tempo útil do programa e pode gerar desconforto no telespectador pela informação redundante.

    E) Errado. A relação entre imagem e texto não é de descrição. A legenda pode cumprir essa função ao trazer à atenção do telespectador o nome dos envolvidos na notícia, a identificação do local do fato e até mesmo um breve resumo do ocorrido. Mas é o texto que atua como complemento.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Santaella, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

ID
2743861
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo as previsões oficiais, o sistema de TV digital brasileiro deve passar para a resolução 4K. Essa resolução é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9. O interessante dessa resolução é que quanto maior a tela, melhor a riqueza de detalhes que ela proporciona ao espectador.


    https://www.panasonic.com/br/qual-e-a-diferenca-entre-hd-full-hd-4k-e-smartv.html

  • Já antecipando, 8k também é Ultra HD

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ultra-alta_defini%C3%A7%C3%A3o


ID
2743864
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As opções a seguir listam países da América do Sul que vêm adotando o padrão nipo-brasileiro de TV digital, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Tanta coisa mais interessante pra se perguntar...
  • Mas vamos lá: O padrão de televisão digital adotado pelo Brasil é o "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T). Originalmente desenvolvido no Japão, o padrão de televisão digital "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T) foi adaptado para introduzir soluções técnicas concebidas por peritos brasileiros, o que levou ao que hoje é também conhecido como "padrão nipo-brasileiro". Dentre as contribuições brasileiras encontra-se uma tecnologia que permite a transmissão gratuita de conteúdos interativos e possibilita a criação de plataformas de governo eletrônico – o que atende a necessidades específicas dos países em desenvolvimento. O Ministério das Relações Exteriores encontra-se engajado nos esforços para disseminar o padrão nipo-brasileiro de TV digital. Após a consolidação desse padrão na América do Sul, o Brasil – em parceria com o Japão e com os demais países que o adotaram – tem obtido importantes resultados em outras regiões, em particular na América Central, na África Austral e na Ásia. Os países que já aderiram ao ISDB-T até o momento são: Argentina, Bolívia, Botsuana, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Guatemala, Honduras, Maldivas, Peru, Paraguai, Sri Lanka, Uruguai e Venezuela.
  • Existem hoje 3 padrões de televisão digital: japonês (ISDB), europeu (DVB) e o norte-americano (ATSC).

    O padrão de televisão digital adotado pelo Brasil é o "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T). Originalmente desenvolvido no Japão, o padrão de televisão digital "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T) foi adaptado para introduzir soluções técnicas concebidas por peritos brasileiros, o que levou ao que hoje é também conhecido como "padrão nipo-brasileiro".

    Dentre as contribuições brasileiras encontra-se uma tecnologia que permite a transmissão gratuita de conteúdos interativos e possibilita a criação de plataformas de governo eletrônico – o que atende a necessidades específicas dos países em desenvolvimento.

    Com base nessa definição, vamos identificar quem não adotou o padrão nipo-brasileiro de TV digital:

    A) CERTA. A Colômbia adotou o padrão europeu DVB-T em 2008.

    B) ERRADA. A Argentina adotou o “padrão nipo-brasileiro" ISDB-T em 2009.

    C) ERRADA. A Venezuela adotou o “padrão nipo-brasileiro" ISDB-T em 2009.

    D) ERRADA. O Uruguai adotou o “padrão nipo-brasileiro" ISDB-T em 2010.

    E) ERRADA. A Bolívia adotou o “padrão nipo-brasileiro" ISDB-T em 2010.

    Gabarito do professor: Letra A. 



ID
2775460
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) foi desenvolvido com base no padrão japonês de transmissão digital, conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O padrão de televisão digital adotado no Brasil é o ISDB-TB, uma adaptação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), padrão japonês acrescida de tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das universidades brasileiras.


ID
2795239
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As transmissões digitais estão em constante evolução e, por isso, as emissoras de TV transmitiram os jogos da Copa do Mundo de Futebol em

Alternativas
Comentários
  • Uma das inovações que vem ganhando maturidade nos últimos quatro anos é a definição 4K para vídeos. A tecnologia promete uma resolução maior do que imagens em Full HD — a melhor e mais acessível opção para um consumidor comum na atualidade. Apesar da oferta de transmissão de jogos da Copa do Mundo 2018 na resolução 4K, não é qualquer espectador que vai poder usufruir da tecnologia, já que ela demanda alguns pré-requisitos para funcionar para valer.


    Afinal, o que é 4K?

    Para entender o 4K, é preciso lembrar como funciona a geração de uma imagem digital. Pequenos pontos somados formam uma imagem, eles são os pixels. As de alta resolução costumam ser chamadas assim pela quantidade de pixels na linha vertical. O Full HD (ou 1080p), tem 1080 pixels em sua linha vertical. A resolução HD, por sua vez, tem 720 pixels.

    O 4K segue uma lógica parecida, mas adotando a contagem horizontal de pixels. Essa resolução costuma ter, ao menos, 4000 pixels na linha horizontal. A contagem final de pixels vai depender do formato da imagem e do padrão utilizado.

    Televisores e dispositivos com suporte para resolução 4K estão se popularizando aos poucos. Um número razoável de modelos já está à venda no Brasil. É possível encontrar produtos por menos de R$ 2 mil e com telas a partir de 40 polegadas.


    Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/06/copa-do-mundo-em-4k-e-gol-ou-bola-fora.html


    Vale lembrar que a tecnologia já tinha sido usada em uns três jogos ( se não me engano) da Copa de 2014

  • O padrão de televisão digital adotado pelo Brasil é o "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T). Originalmente desenvolvido no Japão, "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-T) foi adaptado para introduzir soluções técnicas concebidas por peritos brasileiros, o que levou ao que hoje é também conhecido como "padrão nipo-brasileiro". Dentre as contribuições brasileiras encontra-se uma tecnologia que permite a transmissão gratuita de conteúdos interativos e possibilita a criação de plataformas de governo eletrônico – o que atende a necessidades específicas dos países em desenvolvimento.

    As primeiras transmissões digitais tiveram início no Brasil em 2007, na resolução HD (High Definition (Alta Definição), com 1280 x 720 pixels. Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, duas empresas – a NET e a Oi – transmitiram os jogos na resolução 4K, com 3840 x 2160 pixels, para assinantes de seus melhores planos, proporcionando imagens mais nítidas, brilhantes e naturais. Em 2021, serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e o próprio Youtube também oferecem conteúdo de qualidade nessa resolução.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Caputo, Victor. Copa do Mundo em 4K é gol ou bola fora? Data: 16/06/2018. Disponível em https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/06/copa-do-mundo-em-4k-e-gol-ou-bola-fora.html. Acesso em Março de 2021.

ID
2828485
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à manipulação de arquivos digitais de áudio, vídeo e fotografia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Atributos: 

    Como qualquer elemento HTML, este elemento suporta os global attributes:


    autoplay


    Um atributo Booleano; se especificado, o video vai ser executado assim que possível sem precisar de carregar todo o arquivo.


    Nota: Algumas versões do Chrome aceitam somente o autostart e não o autoplay


    buffered


    Um atributo que pode ser lido para determinar os intervalos do vídeo que já foram carregados. Este atributo contém um objeto TimeRanges


    loop


    Um atributo Booleano; se especificado, ao chegar no fim do vídeo, ele voltará automaticamente para o começo.


    poster


    Uma URL indicando uma imagem de prévia do vídeo até o usuário reproduzir ou navegar por ele. Se este atributo não estiver especificado, nada será mostrado até que o primeiro quadro esteja disponível; então o primeiro quadro será exibido como imagem de prévia.


    Fonte: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element/video

  • Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais.[1] O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. A sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets. O Audacity começou em 1999 por Dominic Mazzoni e Roger Dannenberg na universidade norte-americana Carnegie Mellon University e foi lançado em 28 de maio de 2000 como versão 0.8.[2][3]

    O Audacity é muito popular entre os podcasters pelos seus recursos de edição, sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas, suporte e licença aberta que permite ao programa ser gratuito.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audacity

  • Qual seria o erro da letra A?

  • Li DN, o arquivo em .raw é o formato cru da imagem, é o chamado "negativo da fotografia digital", por isso ele é pesado. Geralmente, na hora de usar a imagem, ela é convertida em .JPEG, um formato bem mais leve e a imagem em .raw costuma ficar no backup. A questão erra ao dizer que é um formato leve e fácil de armazenar, é justamente o contrário.

  • Li DN, o arquivo em .raw é o formato cru da imagem, é o chamado "negativo da fotografia digital", por isso ele é pesado. Geralmente, na hora de usar a imagem, ela é convertida em .JPEG, um formato bem mais leve e a imagem em .raw costuma ficar no backup. A questão erra ao dizer que é um formato leve e fácil de armazenar, é justamente o contrário.

  • A letra A é incorreta, pois os arquivos raw são pesados. Carregam todas as informações e detalhes muito profundos de cor e luminosidade etc.


ID
2868757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao suporte e ao formato de exibição de um produto em linguagem audiovisual, julgue o item a seguir, considerando as características atuais da linguagem audiovisual e da convergência de mídias.


Com o advento da TV digital, a proporção de tela utilizada em produtos audiovisuais passou de 3:4, que correspondia ao padrão adotado na TV analógica, para 16:9.

Alternativas

ID
2868760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao suporte e ao formato de exibição de um produto em linguagem audiovisual, julgue o item a seguir, considerando as características atuais da linguagem audiovisual e da convergência de mídias.


A linguagem audiovisual contemporânea não trabalha com a proporção de tela de 18:9.

Alternativas
Comentários
  • https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/19736-o-que-e-o-formato-189-e-qual-a-sua-diferenca-para-169

  • Gabarito do Professor

    A proporção de tela é o resultado da divisão da largura da tela (ou do quadro estático de um filme) pela sua altura. Esse número é decimal e vem sofrendo alterações ao longo do tempo: 4:3 = 1,33, no início do século XX; 7:3 = 2,35, em meados da década de 1960; 16:9 = 1,78, nos primeiros anos do milênio; e, recentemente, 18:9 = 2,00.

    Essas mudanças na proporção de tela geralmente ocorrem devido aos avanços tecnológicos. Há casos (os filmes “O Grande Hotel Budapeste" (2013) e “Irmão Urso" (2003), por exemplo), em que os diretores e diretores de fotografia optaram pela utilização de proporções de tela diversas por questões artísticas ou para impactar o telespectador.

    A proporção de tela 18:9, também conhecida como Univisium, passou a ser usada recentemente na linguagem audiovisual. Em celulares, isso significa que há mais conteúdo por tela, mais facilidade para realizar multi-tarefas (quando você “divide" a tela para utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo) e para manuseio do dispositivo. Em filmes, qualquer produto audiovisual feito em proporções de telas “anteriores", como as 16:9 ou 70mm, pode se adequar ao tamanho da tela, sem perder conteúdo.

    A questão afirma que a linguagem audiovisual contemporânea não trabalha com a proporção de tela de 18:9. Isso está errado. Conforme vimos na explicação acima, a proporção em questão é usada atualmente.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da AVMakers

    - Site da TudoCelular

    - Site da Oficina da Net
  • A proporção de tela 18:9 é utilizada principalmente na produção de conteúdos para smartphones.

    Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
2868763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao suporte e ao formato de exibição de um produto em linguagem audiovisual, julgue o item a seguir, considerando as características atuais da linguagem audiovisual e da convergência de mídias.


Devido a seu baixo custo de captação, câmeras DSLR são uma excelente opção para que grupos sociais com poucos recursos técnicos e financeiros produzam conteúdos de boa qualidade técnica.

Alternativas
Comentários
  • Dica no Youtube - Play de Prata com Camilo Coutinho

  • Gabarito do Professor

    DSLR é a sigla, em inglês, para Digital Single Lens Reflex e diz respeito a câmeras profissionais que usam espelho e prisma para refletir, no visor (view finder), a imagem capturada.

    Famosa entre os amantes de fotografia, esse tipo de câmera tem muitas vantagens:

    - possui sensor grande e com ótimo desempenho, o que gera fotografias com excelente qualidade e riqueza de detalhes;

    - oferece controle manual, o que permite o gerenciamento da abertura e velocidade do obturados, do foco, da distância, do ISO e do balanço de branco;

    - possibilita a troca de lentes de acordo com a necessidade;

    - tem acessórios fáceis de acoplar, como disparador, grip, flash e monitores;

    - muitos dos controles são externos para facilitar o acesso ao fotografar;

    Apesar disso, também apresenta algumas características negativas:

    - são relativamente pesadas e grandes, o que pode gerar dificuldade no manuseio em situações cotidianas;

    - dependendo do conjunto de lentes e acessórios, o investimento é alto;

    - para iniciantes, o controle manual pode intimidar e dificultar a captura de fotos espontâneas.

    A questão faz duas afirmações: as câmeras DSLR possuem baixo custo de captação e são uma excelente opção para grupos sociais com poucos recursos técnicos e financeiros; e as câmeras produzem conteúdos de boa qualidade técnica.

    Já vimos na explicação que as câmeras DSLR possuem ótima qualidade técnica devido ao sensor grande. O controle manual também possibilita a captura de imagens de maneiras especiais.

    Agora, no que diz respeito aos grupos sociais com poucos recursos financeiros e ao baixo custo de captação, podemos levantar algumas dúvidas sobre isso. O que são grupos sociais? O que é encarado como “poucos recursos financeiros" ou “baixo custo de produção"? Isso se refere somente à câmera ou aos acessórios também? Se for feita uma breve pesquisa em sites de compra, observaremos que as câmeras DSLR custam a partir de R$2.000,00. Há inúmeras lentes, cujos preços podem variar de R$500,00 a R$50.000,00. Esse custo pode ser “baixo" para alguns fotógrafos profissionais, mas para pessoas em geral, não é.

    Diante dessas incertezas, concluímos que a questão é passível de anulação. A banca CESPE colocou certo no gabarito. O professor acredita que está a questão está errada.

    Gabarito da Banca: CERTO

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    Fontes de pesquisa:

    - Guia Fotografia Digital para Iniciantes 01. On Line Editora. 2014.

    - Site da Techtudo

    - Site da Oficina da Net


ID
2868802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a sonoplastia.


Na captação de imagens externas para uma produção audiovisual, é sempre recomendável captar, por algum tempo, o som ambiente para facilitar a posterior edição e a ambientação das personagens, se houver.

Alternativas

ID
2868820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a tipos de microfones e a suas funcionalidades.


Em programas de auditório, geralmente se utiliza microfone de lapela para captar simultaneamente as falas de muitos participantes da plateia.

Alternativas
Comentários
  • O microfone em questão é o Boom. Lapela é direcional e é geralmente utilizado em entrevistas individuais e apresentações de telejornais.


ID
2868829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo sociedade da informação refere-se a um período no qual passou a haver uma cultura informático-midiática que mudou algumas relações com os meios e resultou na criação de novos formatos de comunicação. A mudança do analógico para o digital configurou uma transformação significativa nesse processo.

Márcia Nogueira Alves. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. 2.ª ed. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 131 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto antecedente como referência inicial e considerando aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


As transmissões de rádio e televisão, antigamente realizadas pelo sistema broadcasting, atualmente podem ser realizadas digitalmente.

Alternativas

ID
2868832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O termo sociedade da informação refere-se a um período no qual passou a haver uma cultura informático-midiática que mudou algumas relações com os meios e resultou na criação de novos formatos de comunicação. A mudança do analógico para o digital configurou uma transformação significativa nesse processo.

Márcia Nogueira Alves. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. 2.ª ed. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 131 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto antecedente como referência inicial e considerando aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


A comunicação digital é menos estável e tem menor qualidade de transmissão do que a analógica.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos de comunicação digital ou analógica, estamos nos referindo ao processo de codificação da informação em sinais digitais ou analógicos.

    A comunicação digital possui duas características essenciais: ela é numérica e binária. Ou seja, independentemente do meio usado para comunicar, a linguagem é composta por combinações de “0" e “1" em cadeias de oito, 16, 32, 64, 128 bits, etc. Isso proporciona alta fidelidade à transmissão, visto que não há margem para interpretação ou sinais alternativos, garante a integridade da informação e ausência de ruído na comunicação, e possibilita infinitas variações dos sinais.

    A codificação digital permite que a mensagem seja comprimida e posteriormente decomposta em unidades constitutivas básicas, confere maiores velocidades de transmissão e redução de seu custo. Também apresenta flexibilidade, o que possibilita que aparelhos transmitam texto, som ou imagem, estática ou em movimento, e disponibilizem imediatamente tais informações para os equipamentos conectados a ele.

    A comunicação analógica sofre grande influência dos ruídos e interferências e não possibilita que as informações sejam filtradas ou moduladas.

    A comunicação digital, portanto, tem melhor qualidade de transmissão do que a analógica. Por esse motivo, a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Moreno, José Carlos. Do Analógico ao Digital: Como a digitalização afeta a produção, distribuição e consumo de informação, conhecimento e cultura na Sociedade em Rede. Observatório. Volume 7. Número 4. Setembro de 2013.

    - Ruschel, Orlando. Princípios da comunicação digital. EDIPUCRS. 1996.


ID
2868901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características das mídias digitais aplicadas à informática, à TV, ao rádio e à Web, julgue o item a seguir.


O material televisivo anterior ao sistema de alta definição deve passar por um processo de interpolação antes de ser veiculado, para evitar o excesso de ruídos e a perda de nitidez.

Alternativas
Comentários
  • o se é pronome reflexivo.

  • Na B, não prejudica, porque a troca de voz passiva sintética para voz passiva analítica mantêm o sentido da passividade.

  • Nem sei onde procurar uma fonte pra justificar isso. Semelhante aquela frase do Chicó, do Alto da Compadecida! Nâo sei, só sei q foi assim (não sei porque, só sei q tá certo!!!)


ID
2868904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características das mídias digitais aplicadas à informática, à TV, ao rádio e à Web, julgue o item a seguir.


O MPEG-1 Layer III — conhecido como MP3 — e o MPEG-2 AAC — ou simplesmente AAC — são formatos de compactação de áudio amplamente utilizados em mídias digitais; embora ambos apresentem excelentes resultados relativos à capacidade auditiva humana, apenas o MPEG-2 AAC permite taxas de compressão de amostras a partir de 32 kHz de frequência.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvido por um grupo de trabalho da International Standards Organization (ISO), o Moving Pictures Experts Group, o padrão MPEG estabeleceu um formato de compressão de áudio e vídeo digitais, com manutenção da qualidade e sincronização de eventos. Oferece recursos para a codificação, transmissão e decodificação eficientes.

    MPEG-1 Layer III é um tipo de compressão de áudio que combina qualidade de som com redução significativa do espaço ocupado em disco. Esse formato, também conhecido como MP3, tem como principal característica a exclusão de elementos do áudio que normalmente não são perceptíveis ao ouvido humano.

    MPEG-2 AAC (Advanced Audio Coding) é um sistema de compressão de áudio projetado para ser o sucessor do MP3. É considerado padrão em produtos desenvolvidos por gigantes da tecnologia mundial, como o Iphone, da Apple, e o Wii, da Nintendo.

    Quando comparado ao MPEG-1 Layer III, o MPEG-2 ACC apresenta pelo menos duas vantagens:

    - mais por menos: o formato AAC consegue entregar qualidade de áudio superior sem aumentar o tamanho do arquivo. Um arquivo com extensão AAC, comprimido a 96 kbps, por exemplo, tem som mais nítido que um arquivo MP3, comprimido a 128 kbps, de mesmo tamanho;

    - taxas de compressão de amostras: essa variável, que é medida em frequência, indica a pureza de uma música; quanto maior a frequência, mais detalhes são armazenados. Os arquivos em formato MP3 possuem margem de 16 KHz até 48 KHz; já aqueles em formato AAC variam de 8 KHz até 96 KHz.

    Diante dessa explicação, podemos concluir que a questão está errada. O MPEG-2 AAC permite taxas de compressão de amostras que variam de 8 a 96 kHz de frequência.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Cipoli, Pedro. O que é AAC? Disponível em: https://canaltech.com.br/software/O-que-e-AAC/. Acesso: Agosto de 2021.

    - Nalon, José Alexandre Nalon & Iano, Yuzo. MPEG-2: Camada de sistemas. Revista Científica Periódica – Telecomunicações. Volume 3 – Número 1 – Abril de 2.000.

ID
2868919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No tocante aos sistemas de captação de imagens e sons, aos seus formatos e às suas características, julgue o item que se segue.


A captura de vídeo no formato RAW traz para a imagem a mesma qualidade alcançada pelo formato na fotografia estática, porque a imagem passa por tratamento especial para preservar a especificação de cor nos pixels de referência, o seu balanço de branco, a distribuição equilibrada do claro-escuro e a melhoria do foco. Os arquivos gerados, então, são grandes e exigem maior capacidade de processamento.

Alternativas
Comentários
  • Até onde sei RAW é formato captado apenas em fotografias.

  • Errada

    Raw é um arquivo cru que tem por finalidade criar formatos de arquivos digitais da imagem que foi captada pelo sensor da câmera fotográfica. (https://www.mrccursos.com/blog/fotografar-em-formato-raw-importantes-dicas-para-fotografos-usar-arquivos-raw)

    O formato RAW permite que o fotógrafo, ao processar a imagem no seu computador, realize vários ajustes manuais no arquivo, ao contrário do JPEG feito na câmera, que é inteiro baseado em ajustes automáticos. Com isso, o controle do fotógrafo sobre o resultado final da fotografia é muito maior, garantindo o melhor resultado possível para cada captura. (https://www.tecmundo.com.br/imagem/2815-o-que-e-o-formato-de-imagem-raw-.htm)

    É muito importante entender isso de uma vez por todas: RAW NÃO É IMAGEM. RAW É DADO. E sendo assim não sofre qualquer influência dos processamentos da câmera como balanço de branco ou picture profiles. Ou seja, quando gravando em RAW não faz diferença qual picture profile você está usando ou o balanço de branco da imagem. (https://medium.com/@blogmetv/raw-log-e-flat-profiles-o-que-s%C3%A3o-e-as-diferen%C3%A7as-57f2861b4787)

  • RAW é uma palavra em inglês que é traduzida como “cru" ou “bruto". Os arquivos nesse formato, que podem ser transformados em imagens estáticas (como as fotos) ou em imagens em movimento (como os vídeos), não apresentam compressão ou alteração após terem sido registrados pelo sensor da câmera. Também conhecidos pelo termo "negativo digital", armazenam todas as informações originais.

    O trabalho com arquivos do tipo RAW possibilita a elaboração de um produto final muito mais elaborado. A manipulação eletrônica via software feita na fase de pós-produção é geralmente repleta de recursos e trabalha com uma ampla faixa dinâmica de cores, com muitas opções de recuperação da exposição, temperatura, realces e sombras.

    A captura de vídeo no formato RAW traz para a imagem a mesma qualidade alcançada pelo formato na fotografia estática. Mas diferente do que afirma a questão, a imagem não passa por tratamento especial para preservar a especificação de cor nos pixels de referência, o seu balanço de branco, a distribuição equilibrada do claro-escuro e a melhoria do foco, mas mantém suas características originais, podendo receber tratamento em um momento posterior.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Viero, Eduardo. Raw vs Jpeg: Qual é melhor e porquê. Disponível em https://www.eduardo-monica.com/new-blog/raw-vs-jpeg-qual-melhor-e-porque. Acesso: Junho de 2021.

    - Raw. Disponível em http://www.fazendovideo.com.br/infotec/raw.html. Acesso: Junho de 2021.

    - Rodrigues, Thiago. Filmar em Raw: prós e contras. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WxKpn_DtQiM. Acesso: Junho de 2021.

ID
2868925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


O sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, então, a perda das cores iniciais.

Alternativas
Comentários
  • Não implica perda das cores iniciais.

  • O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por adição ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Para compreendermos as cores, podemos usar vários sistemas de cores. Os mais conhecidos são o sistema cor-luz, também chamado de sistema RGB ou aditivo, e o sistema cor-pigmento, também chamado de CMY ou subtrativo.

    O sistema cor-luz é formado pela junção das cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Cada cor possui comprimentos de onda, que variam de 380 nanômetros a 780 nanômetros. Se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca.

    A questão afirmou que o sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, na perda das cores iniciais. Isto está errado. Na há perda das cores iniciais, mas elas são somadas.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Rocha, João Carlos. Cor-luz, Cor-pigmento e os Sistemas RGB e CMY. Disponível em https://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/3/cor-luz-cor-pigmento-e-os-sistemas-rgb-e-cmy.pdf. Acesso em Março de 2021.


ID
2868928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


A luminosidade da cor — ou seja, o seu brilho — é medida pela intensidade de luz refletida por um objeto ou superfície e pela influência que ela exerce sobre a cor resultante. Em uma combinação R(255) G(255) B(255), obtém-se o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor.

Alternativas
Comentários
  • Certo! A definição de lua está certa e 255 é o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor


ID
2868931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


As especificações do sistema CMYK — do inglês cyan, magenta, yellow e black —, que permite produzir milhares de matizes, não servem para definir todas as cores do sistema cor-luz, mas conseguem definir os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

Alternativas
Comentários

  • CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).


    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

  • Mas CMYK não é pigmento?

  • Oi Isabela. Sim, CMYK é pigmento. E assim como todas as coisas pigmentadas ele reflete a luz e também a absorve. Quanto mais claro o pigmento mais reflete, e quanto mais escuro mais absorve. Se você estiver em frente a uma parede branca, recem pintada, no sol a pino de verão, mal conseguirá abrir os olhos de tanta reflexão. Assim como se estiver de camisa preta sentirá o dobro do calor se estivesse de camisa branca.

    Ele é subtrativo porque a luz do sol tem todas as cores, nós só não a vemos. Quando ocorre um arco-iris a umidade faz o papel de prisma, dissecando as cores que não enxergaríamos normalmente.

    Quando a luz bate em um objeto ela absorve um tanto e devolve outro tanto. Um objeto preto subtrai quase tudo e devolve quase nada. Um objeto de cor clara subtrai quase nada e devolve quase tudo.

    É subtrativo porque a luz natural tem todas as cores e os pigmentos subtraem parte delas, devolvendo só as cores que eles permitem que nós vejamos.

  • Se esse sistema conseguisse imprimir os espectros de luz que podem ser impressos não existiriam cores especiais. Pantone teria falido há tempos.

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto (Black), ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que fazem parte do sistema cor-luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    Apesar de não servirem para definir as mesmas cores usadas no sistema RGB, o sistema CMYK consegue identificar e utilizar todos os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do professor:
    Certo.

ID
2868934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


O matiz se refere à propriedade da cor em seu estado puro, sua família cromática, a qual pode ser identificada mesmo quando se varia a saturação em qualquer quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Opa, cuidado com a segunda parte da assertiva. Quanto menos saturação aplicamos a uma cor, mais próxima do cinza ela parecerá. É lógico que isso afetará a identificação de seu matiz!

  • Em colorimetria, matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul, etc. As outras duas propriedades são a saturação e a luminosidade podendo esta última ser entendida ainda como reflectância ou transmitância. Já na teoria das cores, matiz se refere à cor "pura", sem adição de branco ou preto. 

     

    Em colorimetria e também no modelo de cor HSV (ou HSB), saturação ou grau de pureza da cor é um parâmetro que especifica a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mesclagem do matiz com a cor branca, sendo usual referir-se também à reflectância da amostra como um atributo daquela cor. 

     

    Fonte: Wikipédia


ID
2868940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do uso de programas de edição e de tratamento de vídeo e de áudio.


Na sincronização de diferentes clipes de vídeo gravados de uma mesma cena e capturados por diferentes câmeras já posicionadas na Linha do Tempo do Adobe Premiere Pro CC, devem sempre ser selecionadas as sequências em camadas diferentes de áudio, pois dois trechos de áudio selecionados em uma mesma camada impedem a sincronia simultânea com outra camada.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Não pode colocar dois ou mais arquivos de audio na mesma trilha para sicronização. O sinc se faz com cada arquivo em uma camada diferente