-
GABARITO: CERTO
Ativo Não- Circulante é dividido em 4 grupos (ou subgrupos):
Realizável a longo prazo
Investimentos: participações societárias permanentes, como ações e outros títulos para controle societário ou fonte de renda.
Imobilizado
Intangível
-
Não entendi a resposta. Se o investimento é avaliado a valor justo é porque está disponível para venda, no ativo circulante, assim não deveria fazer parte da conta de investimento do ANC.
-
Acho que caberia recurso nessa questão, visto que, Segundo a lei 6404/76, ha duas formas de avaliar os investimentos permanentes: método de custo e método da equivalência patrimonial.
Se alguém conseguir explicar melhor avise.
-
Olhem os CPCs, mesmo a custo é necessária a reavaliação periódica o que leva ao valor justo.
-
Questão coringa.
Segundo a 6404, os métodos de avaliação são pelo custo e a Equivalência Patrimonial.
Caberia recurso.
-
Item: correto.
"Tendo em vista os CPC's, o valor de custo está perdendo espaço e o valor justo deve ser visto hoje como a primeira alternativa para avalição de investimentos em empresas que não sejam controladas ou coligadas. Caso não seja possível avaliar pelo valor justo, usa-se o valor de custo."
Fonte: questões comentadas do curso Contabilidade Geral - Estratégia Concursos.
-
Investimento -> 1º) Participação é permanente? Sim = ANC (investimento )
2º) É controlada/coligada/sob dominio comum?
Sim -> M.E.P.
Não -> Lei 6.404 = Custo
CPC 48 = Valor Justo OU Custo
A mensuração pelo custo acaba sendo residual e a preferência fica com o valor justo. É simplicista pensar que no ANC os investimentos serão apenas pelo MEP ou custo. Poderá sim ser pelo Valor Justo.
-
Acredito que a dúvida pode ser resolvida pelo CPC 18:
18. Quando o investimento em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em conjunto for mantido, direta ou indiretamente, pela entidade que seja organização de capital de risco, essa entidade pode adotar a mensuração ao valor justo por meio do resultado para esses investimentos, em consonância com o CPC 48.
Vemos que o CPC 18 autoriza a mensuração pelo valor justo.
-
Lei 6.404/76
Compõem o subgrupo INVESTIMENTO DO ATIVO NÃO CIRCULANTE: As PARTICIPAÇÕES PERMANENTES EM OUTRAS SOCIEDADES e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.
De acordo com as Normas Internacionais (CPCs): Os INVESTIMENTOS podem SER AVALIADOS PELO MEP, PELO CUSTO OU PELO VALOR JUSTO.
GABARITO: CORRETO.
-
A questão está parcialmente certa, exceto a falar sobre a participação no capital. Não é participação no capital social, mas sim no capital votante. Questão errada.
-
Gabarito: certo
Com base na lei 6.404/76, compõem o subgrupo investimentos do ativo não circulante: as PARTICIPAÇÕES PERMANENTES EM OUTRAS SOCIEDADES e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
Pelas normas internacionais (CPCs), esses investimentos podem SER AVALIADOS PELO MEP, PELO CUSTO OU PELO VALOR JUSTO!
-
Ativo não circulante: composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
-
Errei a Questão, no meu conhecimento Ativo não circulante = Ajuste do valor presente. Porem, em Mensuração ao Valor Justo achei a resposta. Questão muito confusa.
-
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
(...)
II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)
Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
Exemplos: participações permanentes em outras sociedades (ações de controladas e ações de coligadas) e bens não destinados à manutenção das atividades da companhia (obra de arte, imóveis para aluguel e terrenos não utilizados).
(CESPE – Auditor – TCE/PA – 2016) As participações de caráter permanente em outras sociedades compõem o balanço patrimonial e são classificadas em investimentos, no ativo não circulante. CERTO
-
Pra você que não estuda diretamente para área de contabilidade:
Decore essas palavras chaves!!!!!
Investimentos Participações permanentes; direito de qlq. natureza não classificável; não se destinam à manutenção
-
ATIVO NÃO CIRCULANTE (ANC): Realizável a longo prazo ,Investimentos, Imobilizado, Intangível. Mnemônico: “quando vi o ANC eu RIII”
-
6404 --> MEP ou CUSTO
CPC --> MEP, CUSTO ou VJ
glee
-
Valor justo , quem é vc ? kkkk