SóProvas


ID
2869609
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De 1854 a 1858, foram construídas as primeiras linhas telegráficas e de navegação e as primeiras estradas de ferro, a iluminação a gás chegou às cidades, e o número de escolas e de estabelecimentos de instrução começou a crescer. A urbanização da capital passava por uma revolução. Nos locais de maior acesso foram sendo edificados palácios, jardins públicos e amplas avenidas. Ao longo do século XIX, a corte obteve, ainda, outras melhorias: arborização, calçamento com paralelepípedo, iluminação a gás, bondes puxados a burro, rede de esgoto e abastecimento domiciliar de água.

(Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)


A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era

Alternativas
Comentários
  • C) o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

  • A partir do trecho (indica que a questão é de compreensão = exige conhecimento externo), é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era

    A) A oposição entre uma economia rural, desconectada das economias centrais do capitalismo (e a exportação?), e o processo de modernização dos centros urbanos.

    B) A concentração de recursos em cidades escravistas, como São Paulo e Porto Alegre, em oposição à carência material de cidades como Rio de Janeiro e Salvador. (texto: "A urbanização da capital passava por uma revolução")

    C) O contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

    D) A facilidade de integração territorial, em termos de transporte e comunicação, em um país de dimensões continentais densamente povoado. (certamente não seria algo fácil...)

    E) O complexo processo de reurbanização e modernização que atingiu igualmente todo o território nacional. (humanamente impossível)

  • achei uma questão deveras enviesada.

  • Nada a ver o enunciado com a resposta! Francamente...

  • pretensões civilizadoras????? que pretensão?
  • NADA VER COM NADA, queimou meus esquemas de acertos, INFERNO DE BANCA DO C@#$%&*

    GAB. C - Porém contestável.

  • Pelo que eu entendi a questão fala sobre o Segundo Reinado como um todo, há uma pretensão civilizadora na questão partidária entre os Luzias e os Saquaremas mas em contra partida com os escravos, existia a humilhação que ja conhecemos.... Acredito que seja nesse viés, a intenção da questão.

  • No meu ver, as pretensões civilizadoras aos quais a questão se refere fala sobre a modernização das cidades. Ou seja, segundo a banca, a corte estava preocupada com o desenvolvimento das cidades, enquanto existia um regime arcaico de escravização acontecendo no meio de modernas cidades

  • o contraste entre as pretensões civilizadoras da corte e a violência da escravidão somada à alta densidade de negros escravizados nas principais cidades.

    GABARITO - C