SóProvas


ID
2869891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador com cinquenta e um anos de idade e vinte e oito anos de trabalho em uma indústria metalúrgica apresentou, em exame audiométrico tonal, perda auditiva, bilateral, mais acentuada na faixa de 3.000 Hz a 6.000 Hz.

Nessa situação,


o quadro, sugestivo de perda auditiva induzida por ruído, é classificado como doença profissional.

Alternativas
Comentários
  • COMO ASSIM ESTÁ ERRADA?


    PAIR É UMA DOENÇA OCUPACIONAL.

  • A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

    Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

  • DOENÇA OCUPACIONAL PODE SER TANTO DO TRABALHO COMO PROFISSIONAL, NO CASO DE RUÍDO ELE NÃO É TÍPICO DE NENHUMA PROFISSÃO, OU SEJA ELE É DOENÇA DO TRABALHO (MESOPATIA), PRECISANDO DE COMPROVAÇÃO PARA APOSENTADORIA, POIS NÃO TEM DIREITO PRESUMIDO IGUAL À DOENÇA PROFISSIONAL (TECNOPATIA)

  • Pessoal ...cuidado com os erros de Conceitos nos comentários.

     Doença Ocupacional, ou Doença Prossional, é desenvolvida pela prática do trabalho de uma atividade específica e constante de acordo com uma relação criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela . Como exemplo, podemos citar duas doenças graves, passíveis de serem consideradas por esses órgãos como doença ocupacional:

    A Doença do Trabalho é aquela adquirida ou ocasionada por condições especiais de acordo como o trabalho é feito, relacionando-se diretamente ao trabalho exercido de forma constante. Como exemplo, podemos citar a disacusia — o mesmo que surdez —, causada pelo trabalho devido a ruídos extremos no local.

  • Desculpa realmente não entendi. Existe algum local que menciona que ruído para fins de entidades mórbidas só pode ser classificada como doença do trabalho? Se o profissional trabalha com esmeril, agulheira, serra o dia inteiro não é considerado doença profissional? A questão não deixa claro quais são as atividades executadas.

    Se alguém souber de base técnica sobre classificação de PAIR apenas como doença do trabalho por favor postar aqui. Será muito importante para todos os colegas do grupo

  • Não dá para afirmar que é doença profissional.