SóProvas


ID
2869900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador com cinquenta e um anos de idade e vinte e oito anos de trabalho em uma indústria metalúrgica apresentou, em exame audiométrico tonal, perda auditiva, bilateral, mais acentuada na faixa de 3.000 Hz a 6.000 Hz.

Nessa situação,


para se avaliar o nível de pressão sonora na orelha protegida desse trabalhador, é preferível utilizar o método simplificado, que deve ser usado quando os dados necessários para cálculo do espectro de ruído presente em todo ambiente puderem ser medidos.

Alternativas
Comentários
  • Técnico de segurança agora virou médico do trabalho. Aff

  • é aconselhável o método longo 98% de confiabilidade, o método simples ou simplificado é de 84%.

  • Técnico de segurança não virou médico, mas fazer avaliações com a utilização de aparelhos de medição é uma de suas atribuições.

    Portaria 3275/89 - Atividades do Técnico em Segurança do Trabalho

    XVI - avaliar as condições ambientais de trabalho - avaliações quantitativas, pois a avaliação qualitativa é feita na etapa de reconhecimento - e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador.

    É, meu amigo, ser técnico de segurança não é fácil!

  • Técnico de Segurança faz avaliação ambiental quantitativa de campo, realmente, mas entender de parâmetros utilizados para avaliações médicas é MUITO DIFERENTE.

  • Apelação isso aí: "Com a análise por oitavas de frequência é possível aplicar o método longo da NIOSH e calcular a atenuação do EPI Empregado com 98% de confiabilidade." Já o método simplificado, retirado diretamente das informações presentes no CA do protetor auricular só possui 84% de confiabilidade.

    Quem faz esse tipo de laudo é o engenheiro de segurança e olhe lá!

    Fonte: http://www.isegnet.com.br/siteedit/arquivos/3R_AMB_FREQ_NPS_RAT_PUC_01_11_revB.pdf