SóProvas


ID
2870023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a psicologia do trabalho e a primeiros socorros, julgue o item subsecutivo.


Em caso de hemorragia causada por ferimento na pele, os procedimentos de primeiros socorros incluem: fazer um garrote amarrando um tecido limpo diretamente na ferida ou alguns centímetros acima da lesão; se a lesão for em membro superior ou inferior, recomenda-se mantê-lo elevado para diminuir a saída de sangue; e, se a lesão for no abdome e não for possível fazer o garrote, recomenda-se colocar um pano limpo em cima da lesão e pressionar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Fazer um garrote amarrando um tecido limpo diretamente na ferida ou alguns centímetros acima da lesão;

    Se for localizada no braço ou na perna recomenda-se mantê-la elevada para diminuir a saída de sangue;

    Se a lesão for localizada no abdômen e não for possível fazer o garrote, recomenda-se colocar um pano limpo em cima da lesão e pressionar para que o sangue não saia.

    Hemorragia é caracterizada por uma intensa perda de sangue por algum orifício, ou corte, para dentro ou para fora do corpo. Sempre que um indivíduo for identificado com uma hemorragia de maior volume e que não ceda espontaneamente, recomenda-se levá-lo ao hospital o mais rápido possível.

     Quando há uma hemorragia externa, deve-se observar a coloração do sangue, se a cor for vermelho vivo, será um jato forte necessitando de uma compressa feita imediatamente, pois há grande risco de morte por perda sanguínea. Se a cor do sangue for mais escura, há menor risco de morte, mas também é uma situação grave que deve ser tratada o quanto antes.

     Para parar uma hemorragia, recomenda-se fazer um garrote alguns centímetros acima da lesão, como, por exemplo, amarrar uma camisa limpa num braço, ou numa perna que tenha um sangramento grave.

    As hemorragias internas só podem ser cessadas pelos médicos e é preciso levar o indivíduo para o hospital o mais rápido possível.

    Numa hemorragia, as principais complicações que podem ocorrer são o risco de infecção e o estado de choque hipovolêmico, devido a falta de sangue nos principais órgãos do organismo que são o cérebro, coração e rins.

      FONTE:https://www.junglescoutsgoias.com/hemorragia?lang=pt