-
Essa questão é para ser feita por eliminação.
As alternativas (A e D) com o pronome "tu" estão erradas pois a conjugação ideal exigiria um 's' no final: "tu necessitas".
As alternativas (B e E) estão erradas por uma simples questão de paralelismo. Ficaria correto das duas formas:
“Quando o Universo ___TE___ der (DERES) um desafio, lembre-se de que ele também ___TE___ dará (DARÁS) a força e a energia que ___VOCÊ___ necessita para superá-lo.” Editado de acordo com o comentário do colega Jonathan.*
OU
“Quando o Universo ____LHE____ der um desafio, lembre-se de que ele também ____LHE____ dará a força e a energia que ___VOCÊ___ necessita para superá-lo.”
bons estudos
-
É possível fazer de três formas:
Por conjugação ou sabendo que lhe = a você (só substituir)
Sabendo que os verbos "dar" estão na terceira pessoa e é objeto indireto, basta trocar
-
Se fosse "TE" nas duas primeiras os verbos ficariam DERES e DARÁS respectivamente.
-
O comentário do nobre colega Jonathan William está descolado da realidade da Norma Culta. O sujeito do verbo "dar", na primeira ocorrência, é "o universo", e, na segunda, "ele", portanto, torna-se incorreto usá-lo na segunda pessoa do singular. O que nos dá a dica da referenciação do autor é o uso do verbo "lembrar" na terceira pessoa do singular do modo imperativo afirmativo, bem como o verbo "necessitar" na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo. O resto se faz por aplicação de conhecimentos relativamente simples de regência verbal e pronomes oblíquos átono.
-
Aqui, cabe verificar a regência dos verbos:
1 - quem dá, dá algo (um desafio, a força) a alguém (você). Como a referência é uma pessoa, aqui cabe o "lhe".
Necessita está na terceira pessoa. Logo, o "tu" não se aplica.