-
-
''o político mineiro procurou negociar a ocupação do território em troca do respeito ao que hoje chamaríamos de reserva''.
-
doutrina liberal não combina com monarquia
-
As melhores alternativas são letra D e E...
A letra "E" pode confundir, mas está errada... O enunciado pede "o projeto inovador abordado no texto" isso em relação a sociedade monárquica da época... A alternativa E fala em "incorporar uma doutrina liberal como fundamento das relações citadinas", isso de fato seria inovador em relação a política da época, porém, não está de acordo com o texto, visto que no texto não fala-se em doutrinas liberais propriamente dita, ou seja, não é pregado como proposta uma igualdade perante a lei, liberdade religiosa, direitos iguais etc... Oque se fala no texto é de uma negociação para ocupar a terra em troca de respeito, oque inviabiliza essa tratativa como "fundamentada em doutrina liberal".
A letra D é a melhor resposta, pois além de ser uma ideia inovadora no período da época, atende ao que é abordado no texto, isto é, há reconhecimento do nativo como forma de discutir a negociação da terra, isso no último parágrafo.
-
no texto, a ideia nítida de negociação com os índios pode ser considerada como inovadora naquela época
-
Até então, o regime monárquico impunha sua vontade sobre os povos que viviam no Brasil, mas, como deixa claro o texto, Teófilo Benedito Ottoni faz diferente: dialoga com os nativos para poder concretizar seu projeto. Isso é um marco porque o político reconhece os nativos como pessoas relevantes e trata com elas de igual para igual.
GABARITO: "D) reconhecer os nativos para discutir a forma de ocupação do terreno."
-
reconhecer os nativos para discutir a forma de ocupação do terreno. pura interpretação galera.''o político mineiro procurou negociar a ocupação do território em troca do respeito ao que hoje chamaríamos de reserva'
-
Façam muuuuitas questões de interpretação, até as provas de exatas são baseadas essencialmente nisso
-
Nas últimas linhas do texto, é dito que Teófilo Benedito Ottoni procurou negociar com os nativos a ocupação do território em troca de respeito. Se você focar nessa parte e ir olhar as alternativas, perceberá que a D está perfeita e fala exatamente o que o comando da questão pede, pois logo no comando cita a palavra "inovador". Algo que não era feito na época, que no caso aqui, era procurar negociar com os nativos daquela região.
-
A própria questão deu a resposta.
...Essa filosofia também transparecia na relação com os índios, com os quais o político mineiro procurou negociar a ocupação do território em troca do respeito ao que hoje chamaríamos de reserva.
GAB. D
-
Alguém poderia me explicar a letra B por favor, fiquei em dúvida
-
Se vocês lerem (ARAÚJO, V. L. Uma utopia republicana. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 67, abr. 2011 (adaptado).) essa parte já dá pra fazer