-
oosfera(n) surge um zigoto (2n), o zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem ao embrião, e o núcleo triplóide, também por divisões mitóticas, dá origem ao endosperma,
-
Antes de correção em si, vamos definir alguns termos:
Com base no dito acima, vamos analisar a questão. É dito no texto que o número padrão específico de cromossomos da goiabeira é 22. Esse é o número de cromossomos presentes em células somáticas, que são diploides (2n). Assim, podemos concluir que as células haploides e triploides dessa planta possuem, respectivamente, 11 e 33 cromossomos.
Indo agora para os tipos celulares citados, vemos que a oosfera (que é o gameta feminino da planta) é haploide (n), possuindo, portanto, 11 cromossomos. Já o zigoto, que é o resultado da fecundação de um dos núcleos espermáticos (n) com a oosfera, gerra uma célula diploide (2n) com 22 cromossomos. E por último o endosperma, que é a união do outro núcleo espermático com dois núcleos polares presentes no interior do óvulo, o que produz uma célula triploide (3n) com 33 cromossomos.
Resposta:b.
Fonte:
"Fecundação das flores" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 19/12/2018 às 14:59. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal11.php.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Células diploides e haploides"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-diploides-haploides.htm>. Acesso em 19 de dezembro de 2018.
-
Para resolver essa questão, precisamos entender o ciclo de vida completo das angiospermas. Elas são plantas com flores e frutos, e as flores contém órgãos reprodutores masculinos (estame ou androceu) e femininos (gineceu).
Cada estame forma a antera, que contém esporângios masculinos, com células diploides, que sofrem meiose se transformando em grãos de pólen que originam núcleos espermáticos, com células gaméticas haploides.
O ovário (gineceu) abriga os óvulos que são os esporângios femininos, que originam oito núcleos haploides e um deles forma a oosfera, célula gamética. Dois núcleos haploides migram para o centro do saco embrionário, e recebem o nome de núcleos polares. Um dos núcleos espermáticos fecunda a oosfera, formando um zigoto diploide. Outro núcleo fecunda os dois núcleos polares, criando um conjunto de células triploide, o endosperma, que tem a função de armazenar nutrientes para o embrião. Todas as células diploides possuem cromossomos homólogos, um par de genes com as mesmas características. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)
No enunciado, é explicado quais células são haploides, diploides e triploides. De acordo com essa informação, podemos concluir que se a goiabeira possui 22 cromossomos como padrão (a partir do zigoto), a gamética antes da fecundação (oosfera) possui 11 cromossomos por ser haploide, e o endosperma possui 33 cromossomos, por ser o tecido de reserva triploide.
Opção correta: B - 11 cromossomos na oosfera; 22 no zigoto e 33 no endosperma.
Gabarito do professor: B
-
1) Oosfera é o gâmeta feminino das plantas, ou seja, é n. (Lembrar que n da mulher com n homem = 2n).
2) Zigoto é a parada que ja tá fecundada, só pode ser 2n.
3) O endosperma é um tecido vegetal que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas. Essa era a mais difícil de lembrar, entretanto, a questão disse que era triplóide o tecido de reserva, então dava pra concluir que era 3n.
Dessa forma, se a goiabeira possui 22 cromossomos, naturalmente 11 vem do pai (n), 11 da mãe (n), formando o zigoto (n + n = 2n = 22), que se desenvolverá utilizando o tecido de nutrição triplóide (11 x 3 = 33).
LETRA B
-
A questão diz que, "...as células somáticas são diplóides..."
Como o padrão (que corresponde as celulas diploides, pois representam a quase totalidade das células da gaiobeira) é 22 cromossomos, então as células diplóides terão 22 cromossomos.
Ao ocorrer meiose serão produzidas células haplóides com 11 cromossomos.
O endosperma surge após a fecundação, quando um núcleo espermático(n) chega nos 2 núcleo polares originando o endosperma triplóide que irá nutrir o embrião.
Logo a resposta fica 11, 22 e 33.
-
Diplóide (11), Haplóide (22) e Triplóide (33)
-
somaticas(haploides)(n) são diploides(2n).
n=2n'
como as celulas somaticas valem 22, substitui no n.
22=2n
11=n seria o haploide.
diploide é o dobro de haploide, isto é, n.2 >> n=11 >> 11.2 = 22.
triploide é o triplo de haploide, isto é, n.3 >> n=11>>11.3 = 33
11, 22, 33.
-
Diploides: Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nestas células estão dispostos em pares.
Hapoides: Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.
Haploide => n => 11
Diploide => 2n => 2 x 11 = 22
Triploide => 3n => 3 x 11 = 33
Letra B
-
Só não entendi o que realmente é 8 cromossomo.
-
22 cromossomos (diploide) são o padrão, então antes da fecundação será 11 cromossomos (haploides) e a endosperma possuirá 33 cromossomos (triploide).
-
Como eu sempre falo ENEM é 70% interpretação 30% conteudo Esse ano não estudei nada de biologia na verdade só estudei em 2019.
Nesse grupo, as células somáticas são diploides, as gaméticas são haploides e o tecido de reserva da semente é triploide.
Porém lembrei que OOSFERA era um gameta feminino da planta/zigoto é a soma dos gametas e o endosperma não sabia o que era e chutei que era o tecido de reserva, depois vendo vir que endosperma é "O endosperma é um tecido vegetal que se encontra nas sementes de muitas angiospermas, e também nas gimnospermas. É um tecido de natureza triploide, no caso das angiospérmicas ou haploide, no caso das gimnospérmicas. Em alguns casos também poderá ser diploide, em angiospérmicas."
Ele fala em cima que o gameta é haploide, 11, o zigoto é diploide, 22, e o endosperma é triploide, 33, GAB:B
-
Aprendi isso ontem aqui e aprendi um pouco mais hj.
existem células somáticas e células reprodutivas/germinativas (que são os gametas ou as células que COMPÕEM os gametas, que são as germinativas primordiais).
nesse caso, as células somáticas (soma dos cromossomos n) são diploides, pra descobrir as células haploides basta somar haploide com habloide, que não sabemos o que é então será x. Assim:
x + x = 22
2x= 22
x=22/2
x=11
Triploides são 22+11+ 33