SóProvas


ID
2872363
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.


A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

Alternativas
Comentários
  • Para a determinação do experimento de Mendel só poderia ser utilizada plantas híbridas, pois

    Lisas --> Aa, AA

    Rugosas --> aa, Caso houvesse auto fecundação em rugosas, aa x aa, o resultado seria 100%¨rugosas

    Com o cruzamento entre híbridas Aa x Aa, tem se AA,Aa,Aa,aa

    Logo, plantas híbridas dominantes, que geram sementes lisas e rugosas

  • Mendel elaborou duas leis: a lei da segregação e lei da segregação independente. Na primeira, ele concluiu que cada caráter é definido por um par de fatores hereditários, mas as células reprodutivas carrega apenas um fator herdado dos pais. Na segunda lei, ele concluiu que no cruzamento que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores determinados são separados de forma independente, e recombinam-se formando todas as combinações possíveis. Essa questão aborda a segunda lei. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)

    Para confirmar essa transmissão de fatores da segunda lei de Mendel, as plantas de linhagem pura não poderiam ser utilizadas, pois não carregam fatores hereditários. 
    Fazendo o cruzamento com plantas híbridas (RR ou Rr), temos: RR; Rr; Rr e rr
    Sementes lisas (dominante), homozigoto = RR 25%
    Sementes lisas (dominante), heterozigoto = Rr 50%
    Sementes rugosas (recessivo), homozigoto = rr 25%
    Ou seja, plantas híbridas com sementes lisas (dominante) produzem sementes lisas e rugosas. Opção B correta.

    Gabarito do professor: B

  • Letra B

    Em um dos seus experimentos, Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma mistura entre as características lisas e rugosas. Entretanto, o que ele observou foi a presença apenas de sementes lisas. Esses indivíduos foram chamados de híbridos por serem resultado de um cruzamento de plantas com características diferentes. Em seguida ele pegou as hibridas, cruzou-as e obteve sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3:1, ou seja, 75% de sementes lisas e 25% de sementes rugosas. Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva.

    Com base na Primeira Lei de Mendel, demonstrada por testes em ervilhas, chega-se a conclusão que a resposta é a letra B, onde a autofecundação ocorre entre plantas hibridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.

  • Ele tá falando do auto cruzamento que é feito com a geração F2. Lembre-se, a geração F1 (parental) é pura e dominante para uma determinada característica. O auto cruzamento na geração F2, faz "surgir" na geração F3 características que não foram manifestadas na geração F2.

  • Fiz tanto esse experimento na faculdade que não me sai da cabeça mais kkkkk

  • É só você entender dois conceitos e uma frase da questão:

    Híbridas = Aa

    Puras = AA ou aa

    Frase do texto = característica determinada por um par de alelos com dominância completa.

    Se é um par de alelos que tem dominância completa, obviamente é o Aa, pois o (A) domina totalmente o (a), analisando isto se percebe a produção de sementes lisas (A) e rugosas (a).

  • se sao cruzamentos nao pode ser apenas de uma planta...