SóProvas


ID
2872393
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.


A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Acertei só pelo nome "translocação" rs..

  • dois genes estão em regiões distintas do genoma, informaçao importantissima para noa errar pq se fossem cromossomos homologos essa translocaçao seria chamada de crossing over

  • Durante a divisão celular podem ocorrer erros que alteram os cromossomos da célula. Essas alterações cromossômicas podem ser numéricas (anomalias no número de cromossomos) ou estruturais (anomalias na sequência de genes de um cromossomo). As alterações numéricas são classificadas em euploidia - redução ou aumento de todos os cromossomos; e aneuploidia - alteração em apenas um número certo de cromossomos. As alterações estruturais estão classificadas em inversão - havendo ruptura do cromossomo e um pedaço dele se solte, ele pode ser ressoldado em posição invertida; duplicação - esse cromossomo pode se fixar em outro homólogo, duplicando a sequência de seus genes; translocação - esse mesmo cromossomo pode se ligar em outro não homólogo; e deleção - falta de um segmento do cromossomo 5. Essas alterações estruturais podem ser provocadas por vírus, radiação e substâncias químicas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas, podemos observar que se trata de uma alteração do tipo estrutural, onde após uma ruptura do cromossomo, a sequência do gene BRAF se fixou em um cromossomo não homólogo KIAA1549, então é uma alteração estrutural do tipo translocação. A opção correta para essa alteração: E.

    Gabarito do professor: E
  • Elimina-se Euploidia e Aneuploidia por ser mutações genicas.

    Das alterações cromossômicas estruturais restantes

    a translocação é a mais certa pelo trecho

    "gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549."

    Definição de translocação: Quebra de um cromossomo e a união desse fragmento a outro cromossomo não homólogo.

    Logo, letra E.

    Referência: Alunos Online. Link: encurtador.com.br/il235

  • Estrutural do tipo deleção: É quando parte da estrutura cromossômica é fragmentada e há perda do material genético.

     

    Numérica do tipo euploidia: É quando há erro na numeração cromossômica e não na estrutura em si.

     

    Estrutural do tipo duplicação: É quando há duplicação do material genético. Ex: Cromossomo sofreu a delação( está em fragmentos) esse material genético se liga a outro material e forma uma duplicação genes.

     

    Numérica do tipo aneuploidia: É quando acontece alteração no conjunto( numérico) de cromossomos e essa alteração ocorre diretamente no genoma.

     

    Translocação cromossica: É quando parte do cromossomo quebra e se funde a outro cromossomo, podendo gerar doenças como astrocitoma pilocítico. Gabarito

     

    De modo geral, Aneuploidia está ligada ao conjunto numérico de cromossomos e Euploidia atrelado à estrutura cromossômica.

  • Letra E

    A translocação é uma estrutura cromossômica estrutural em que ocorre a incorporação de uma porção cromossômica a um cromossomo não homólogo. Podemos classificar essa alteração cromossômica em: translocação reciproca: ocorre quando há troca entre os dois cromossomos envolvidos.

  • QUESTÃO CONTEUDISTAS, O QUE SALVA É A TRANSLOCAÇÃO.

  • Se nao souber, tente interpretar o significado e cada termo

  • Mutações cromossômicas:

    • Numéricas → aneuploidias, euploidias
    • Estruturais → deficiência/deleção, duplicação, inversão, translocação

    Na translocação, um cromossomo tem um fragmento de material proveniente de outro cromossomo.

    Gabarito : (E)