-
Gab. E
TEORIA DA EXPECTÂNCIA
Autor: Vroom
Também chamada de teoria contingencial de motivação. Defende que o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos
e das opções de cada indivíduo e das expectativas de atingir esses mesmos objetivos, contrariamente às teorias das necessidades de Maslow e Herzberg, uma vez que estas não têm em consideração as diferenças individuais.
Fórmula da Motivação:
M = E x V x I
Expectativa: Esforço levará a um resultado positivo.
Instrumentalidade: Resultado levará a uma recompensa
Valência: Valor do trabalho ou da recompensa.
Podemos concluir que a motivação depende do valor que o indivíduo atribui à recompensa.
Evoca a necessidade de que as pessoas sejam treinadas, para que se aumente a expectativa e impacte a motivação.
Aulas da Professora Kátia Lima - Gran Cursos
-
Teoria da Expectativa ou Teoria VIE de Victor Vromm. Fundamentada em 3 pilares a Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor.
A expectativa é a crença pessoal de conseguir ou não realizar determinada tarefa, sentindo-se assim mais ou menos motivado mesmo antes de iniciar o trabalho.
A Instrumentalidade diz respeito ao ganho em torno do esforço.
Valor é o juízo de valor entre o estorço e a recompensa, a busca do equilíbrio e do julgamento se vale à pena.
-
Teorias de Processo
=> Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom. - A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.
Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.
Partindo desses pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:
a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.
b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.
c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
As teorias motivacionais se dividem em teorias de conteúdo (o que gera motivação) e teorias de processo (como se dá a motivação).
Sabendo disso, as alternativas se identificam com algumas destas teorias:
a) trata-se da Teoria X e Y, de Douglas McGregor. (teoria de conteúdo)
c) trata-se da Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg. (teoria de conteúdo)
d) trata-se da Teoria das Necessidades Adquiridas, de Mc Clelland. (teoria de conteúdo)
e) trata-se da Teoria da Expectância, de Victor Vroom. (teoria de processo)
-
A) Teoria X e Y. Os conceitos estão invertidos na alternativa.
B) Teoria da equidade. As recompensas devem ser proporcionais ao esforço.
C) Teoria dos 2 fatores.
D) Teoria do McClelland: o cara é MC: canta RAP (necessidades de: realização, afiliação e poder).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
A questão em análise depende do conhecimento sobre as teorias sobre a motivação para ser ser respondida corretamente. Tendo as opções dadas pela banca, marquemos a que se refere corretamente à Teoria da Expectativa.
A - incorreta. As pessoas estão divididas em dois seguimentos, X e Y, onde X constitui a base de um ser humano avesso ao trabalho; e Y, a qual estabelece que as pessoas observam que o trabalho é algo tão natural quanto descansar e se divertir.
- Teoria X e Y (Douglas McGregor):
B - incorreta. A motivação humana se baseia em uma ideia de que as recompensas devem ser desproporcionais ao esforço realizado para obtenção de determinado resultado, desde que isso seja benéfico ao indivíduo. Dessa forma, as pessoas fazem avaliações entre o trabalho executado e a recompensa gerada, comparando com os esforços e recompensas dos outros.
- Teoria da equidade (Stacy Adams)
C - incorreta. Os fatores higiênicos, relacionados às condições do trabalho, não geram motivação, mas ajudam a evitar a insatisfação.
- Teoria dos dois fatores (Frederick Herzberg)
D - incorreta. A motivação nas pessoas surge a partir de três tipos de necessidades: realização, filiação e poder. As necessidades de poder são encontradas com mais facilidade nas pessoas que não almejam cargos de comando; já as de realização são intrínsecas às pessoas que buscam sucesso ou relações amistosas com seus pares.
- Teoria ERC (Clayton Alderfer)
E - correta. As pessoas, de modo geral, são motivadas pela crença de que seu esforço produz o desempenho que lhes permite alcançar os resultados desejados. A motivação é, assim, função da crença de que é possível alcançar um resultado, multiplicada pelo valor atribuído a ele.
Segundo Vroom, o grau de motivação de uma pessoa depende da relação entre três fatores principais: expectativa, instrumentalidade e valência. Sendo que:
- Valência corresponde à relação entre a recompensa e as metas pessoais. Representa o sentimento de atração por uma recompensa. É o valor que o indivíduo atribui a um resultado.
- Instrumentalidade é a relação entre o desempenho e a recompensa/compensação. É a crença de que determinado nível de desempenho levará à obtenção do resultado desejado.
- Expectativa é a relação entre o esforço e o desempenho. É a expectativa de obtenção de um resultado
Concluímos, portanto, que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E