SóProvas


ID
2873452
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem Clássica da Administração desdobra-se em correntes distintas, entre as quais, uma tem as seguintes características: (1) a preocupação básica é aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais; (2) a ênfase dessa abordagem está na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização; (3) a orientação dessa abordagem dá-se de cima para baixo: da direção para a execução e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Tal corrente chama-se:

Alternativas
Comentários
  • A____)

     

    1.2. A Teoria Clássica
    Em um contexto semelhante ao da Administração Científica (pois foram geradas na mesma época), a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.12

    Figura 1.4 – Contexto da Teoria Clássica
    Dessa forma, o foco com Fayol saiu das tarefas para a estrutura. Ele tinha uma visão de “cima para baixo” das empresas. Através dos estudos da departamentalização, via os departamentos como partes da estrutura da organização.
    Foi, portanto, um dos pioneiros no que se chamou de teóricos fisiologistas da administração. Assim, o escopo do trabalho do administrador foi bastante ampliado dentro da visão de Fayol.
    Fayol é considerado o “pai da teoria administrativa”, pois buscou instituir princípios gerais do trabalho de um administrador.13 Seu trabalho ainda é (após um século) considerado relevante para que possamos entender o trabalho de um gestor atual.
    O autor definiu seis funções empresariais que as empresas em geral devem conter. As funções seriam: a técnica, a comercial, a financeira, a de segurança, a contábil e a administrativa. Essa última seria a responsável pela coordenação das outras funções.14

  • Gab. A

     

    a) Teoria Clássica.

     

    Teoria Clássica (1916): Também conhecida por Fayolismo, a teoria clássica da administração surgiu na Europa junto com o advento da Revolução Industrial. Ela foi idealizada por Henri Fayol e se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico. Junto com sua teoria, Fayol também elencou 14 princípios que para ele eram fundamentais. Foram eles: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, remuneração, interesses gerais, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade, iniciativa e espírito de equipe.

     

    b) Administração Científica.

     

    Administração Científica (1903): Também conhecida como Taylorismo, a administração científica foi criada por Frederick Winslow Taylor e se baseia na aplicação do método científico na administração. Ela faz parte da escola clássica da administração e possui ênfase nas tarefas, buscando a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Taylor propôs a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos, o qual possuía cinco princípios fundamentais, que são: planejamento, preparo, execução, cargos e tarefas e padronização.

     

    c) Teoria das Relações Humanas.

     

    Teoria das Relações Humanas (1932): Trata-se de um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão. Teve origem nos Estados Unidos, como resultado da Experiência de Hawthorne, liderada por Elton Mayo. A teoria das relações humanas ganhou força a partir do momento em que o "homo economicus" começou a sair de cena, passando a ser visto como "homo social". Ela possui três características principais, que são: o ser humano não possui comportamento mecânico, o homem é guiado pelo sistema social e possui necessidades (segurança, afeto, aprovação, etc.).

     

    d) Modelo Burocrático de Organização.

     

    Teoria da Burocracia (1909): Seu autor foi Max Weber, um jurista e economista alemão que também é considerado um dos fundadores da sociologia. A teoria da burocracia de Weber possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal. Essa teoria possui grande ênfase na eficiência e eficácia, apresentando relações mais autoritárias e normativas. Dentre suas principais características podemos destacar: a autoridade, formalidade, impessoalidade, hierarquia e divisão do trabalho.

     

    C O N T I N U A . . . . 

     

     

  • e) Teoria Estruturalista da Administração.

     

    Teoria Estruturalista (1947): Surgiu por volta da década de 1950, como desdobramento das análises de autores que tentaram conciliar as teses da teoria burocrática de Weber, com a teoria clássica e também das relações humanas. O principal objetivo dessa teoria é o de interrelacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações. Dessa maneira, surgiu um novo foco, o Homem Organizacional, que possui características modernas, como flexibilidade, tolerância, desejo de realização, entre outros. Importante citar também que o estruturalismo trouxe consigo outro importante conceito da administração - a reengenharia.

     

     

    Fonte: goo.gl/rhhsWJ

  • GABARITO A

     

     

    1- ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (VISÃO MECANICISTA/ PRESCRITIVA E NORMATIVA/ HOMEM ECONÔMICO/ ORGANIZAÇÃO FORMAL/ SISTEMA FECHADO)

     

     

    ESCOLAS:

     

    ♦ 1.1 TEORIA CLÁSSICA- FAYOL- ESTRUTURA- FISIOLOGIA- ANATOMIA- VISÃO DE CIMA PARA BAIXO, DO TODO (ORGANIZAÇÃO) PARA AS PARTES (DEPARTAMENTOS).

     

    1.2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA- TAYLOR- TAREFAS- VISÃO DE BAIXO PARA CIMA, DAS PARTES (TAREFAS- CARGOS) PARA O TODO (ORGANIZAÇÃO).

     

    ________________________________________________________________________________________________________________

    Abordagem clássica          Tarefas e estruturas          Prescritiva e Normativa    Homem Econômico

    Relações Humanas            Pessoas                             Prescritiva e normativa      Homem Social

    Teoria Neoclássica            Tarefas, estrutura, pessoas   Prescritiva Normativa    Homem Organizacional

    Teoria da Burocracia         Estrutura                              Explicativa e Descritiva    Homem Organizacional

    Teoria estruturalista          Estrutura, pessoas e ambiente    Explicativa e Descritiva  Homem Organizacional

    Teoria Comportamental    Pessoas e ambiente             Explicativa e descritiva       Homem Administrativo

    Teoria do sistemas           Sistemas e ambiente             Explicativa e descritiva        Homem Funcional

    Teoria contingencial        Ambiente, tecnologia, pessoas... Explicativa e descritiva  Homem Complexo

     

     

    Resumo grátis das principais abordagens da Administração

    https://drive.google.com/open?id=1CSVxrqzUvHKxo3e_x-7HWnDF7bTJjqMh

     

    Outros resumos/mapas:

     https://goo.gl/92FN88

  • essa banca quis ajudar até demais


  • A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. 

    Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: 

    1 - Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

    2 - Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

    3 - Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

    4 - Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

    5 - Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

    6 - Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

    7 - Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

    8 - Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

    9 - Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

    10 - Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.

    11 - Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

    12 - Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

    13 - Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

    14 - Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/

  • O enfoque da Teoria Clássica é na estrutura e funções administrativas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Fayol!

  • Orientação de cima para baixo: TEORIA CLÁSSICA (FAYOL)

    Orientação de baixo para cima: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR)

  • ABORDAGEM CLÁSSICA:

    ---> Adm científica: foco nas TAREFAS;

    ---> Teoria clássica: foco na ESTRUTURA

    -----

    Quando a questão fala em "(2) a ênfase (....) anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento)" entende-se por Teoria clássica.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas abordagens teóricas da administração. Neste caso, marquemos a alternativa que possui a corrente administrativa que tem as características descritas no enunciado.

    A - correta. A Escola Clássica da Administração, desenvolvida na França, tem Henri Fayol como seu precursor. Esta escola possuía a preocupação básica de aumentar a eficiência da organização, a partir de uma visão sintética, global com ênfase na estrutura e funcionamento da organização.

    B - incorreta. A Escola da Administração Científica tem Frederick Taylor como autor. Para Taylor, a produção econômica deveria tentar reduzir casa ofício a movimentos simples, de tal maneira que pudessem ser descritos e ensinados a qualquer pessoas. 

    C - incorreta. Elton Mayo é o responsável por dar origem ao que conhecemos como Teoria das Relações Humanas. Essa teoria surge a partir de estudos de Mayo e seus associados que objetivavam analisar as relação das condições ambientais e o aumento da produtividade eficiência dos operários de uma fábrica de componentes telefônicos sediada em Howthrone.

    D - incorreta. Desenvolvida por Max Weber, a Teoria da Burocracia tem a preocupação de descrever, explicar e analisar as organizações. Busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação entre os indivíduos, cada um deles especializado em uma função, realizando atividades rotineiras e repetitivas. Algumas das principais disfunções são: excesso de formalismo e papelório, despersonalização do relacionamento, superconformidade às rotinas e procedimentos e categorização com base do processo decisório.

    E - incorreta. Teoria Estruturalista encara a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercâmbio com o ambiente em que a organização está inserida.

    Com base no que vimos acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.