SóProvas


ID
2873533
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No Design Thinking, uma de suas fases, também referenciadas por alguns autores como etapas, tem o intuito de gerar novas abordagens e pontos de vistas, assim como percepções inovadoras para o tema do projeto, as quais devem fluir sem censura e sem medo de errar. Para isso, utilizam-se as ferramentas de síntese criadas na fase de Análise para estimular a criatividade e gerar soluções que estejam de acordo com o contexto do assunto trabalhado. Tal fase recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Para Brown (2009), a ideação é o processo no qual as ideias e conceitos são gerados e prototipados com o objetivo de gerar inovações sobre os problemas identificados na etapa de Inspiração. Para isso, realizam-se sessões de brainstorming com equipes multidisciplinares e as melhores ideias são submetidas a uma avaliação da própria equipe. Aquelas aprovadas ganham forma com a elaboração rápida de protótipos, despendendo-se somente do tempo, do investimento e dos esforços necessários para gerar informações que serão úteis para o progresso da ideia. Esses protótipos podem ser tanto modelos pouco sofisticados, quanto materiais de escritório, ou outros produtos e serviços mais elaborados.

    O principal resultado desse processo não é o levantamento do potencial de lucratividade do protótipo em si, mas o aprendizado sobre os pontos fortes e fracos da ideia, além da identificação de novos rumos para esse protótipo.

    Fonte: LA Bonini, R Sbragia - Revista de Gestão e Projetos-GeP, 2011 - revistagep.org

  • Focar em: "para estimular a criatividade e gerar soluções que estejam de acordo com o contexto do assunto trabalhado."

    Ferramentas utilizadas na fase Ideação:

    -Brainstorming;

    -Workshop de cocriação;

    -Cardápio de ideias;

    -Matriz de posicionamento.

  • Design Thinking é, basicamente, um tipo de abordagem que tem como objetivo auxiliar a criação de projetos e desenvolvimento de produtos, tendo como referência a visão e o pensamento dos designers.

     

    Consiste em quatro etapas:

     

    1. Imersão: nessa fase ocorre uma aproximação do problema. A equipe começa a entender quais são as implicações do desafio, estudando tanto o ponto de vista da empresa quanto do usuário final;
    2. Análise e síntese: aqui ocorre uma análise do cenário e as informações coletadas são sintetizadas;
    3. Ideação: é a fase em que as ideias são apresentadas sem nenhum julgamento (sem censura e sem medo de errar). É o momento de pensar fora da caixa e propor soluções para o problema. – nosso gabaritoletra A.
    4. Prototipagem e teste: é a hora de tangibilizar a ideia, ou seja, fazer a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade.

    Fonte: Profª Caroline Matos - Tecconcursos - Questões