SóProvas


ID
2873638
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o Plano Plurianual.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o texto constitucional, o PPA terá por objetivo estabelecer, de forma regionalizada, “as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”. Essa norma terá vigência de quatro anos.

    ·     Assume o papel de ser o padrão do planejamento das ações do Governo pelos próximos quatro anos;

    ·     Não é de interesse do PPA disciplinar despesas com o custeio da máquina pública – as chamadas despesas correntes – ou mesmo outros gastos mais triviais da administração.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Plano Plurianual

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito do PPA, vamos analisar cada uma das alternativas para que possamos identificar a CORRETA.

     

    A) Define apenas os objetivos da administração pública para algumas despesas de capital.

    Errada! Nos termos da Constituição Federal de 1988 (CF/88), art. 165, § 1.º, a lei que instituir o PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Portanto, o PPA define diretrizes, objetivos e metas, e não apenas objetivos; além disso, não há a limitação (algumas despesas de capital) expressa na afirmativa.

     

    B) Pode ser apresentado ao legislativo após apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA), em qualquer momento da duração do mandato.

    Errada! A rigor, o PPA deve ser encaminhado do Executivo para o Legislativo até 31/08 (4 meses antes do encerramento do exercício financeiro) do primeiro ano de mandato do Chefe do Executivo. Nesse mesmo prazo, considerando que a LOA é anual, ela também deverá ser encaminhada do Executivo para o Legislativo. Diante disso, considerando a possiblidade de algum atraso no envio do PPA, é até possível que este seja apresentado ao legislativo após apresentação da LOA. Todavia, mesmo que, na prática, o PPA possa atrasar, o prazo para seu envio é estabelecido pela CF/88 (até 31/08 do primeiro ano do mandato do Chefe do Executivo). Portanto, não é em qualquer momento da duração do mandato que o PPA deverá ser encaminhado.

     

    C) É composto de base estratégica, na qual é feita uma análise econômica e social; e de programas, que apresentam a identificação dos problemas que necessitam solução, objetivos que se pretende alcançar e ações necessárias para isso.

    Certa! De fato, o PPA é constituído por uma base estratégica que traçará diretrizes, objetivos e metas que considerarão a situação econômica e social obtida a partir de uma análise. Nesse sentido, são estabelecidos Programas Finalísticos e de Gestão que serão operacionalizados para o alcance dos resultados pretendidos pelo Plano.

     

    D) Funciona como um plano de curto prazo para o governo, uma vez que deve ser refeito todo ano.

    Errada! O PPA funciona como um plano de médio prazo para o governo, uma vez que deve ser refeito a cada 4 anos.

     

    E) Não necessita definir estratégias e diretrizes para a administração pública.

    Errada! O PPA possui uma base estratégica que direciona a sua elaboração. Além disso, ele estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Portanto, esta alternativa erra ao afirmar que o PPA não necessita definir estratégias e diretrizes para a administração pública.

     

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C”