A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.
Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.
A) CERTO. A coleta de amostras pode ser feita em recipientes de plástico, sem conservantes. Frascos de vidro não devem ser utilizados.
B) CERTO. É possível identificarmos o excesso de metais pesados (exposição crônica) através da análise mineralográfica do fio de cabelo, exame considerado pela O.M.S. como sendo um importante marcador de exposição crônica a metais pesados. Os cabelos, assim como dentes e unhas, são tecidos onde estas substâncias são retidas ou armazenadas.
C) CERTO. Diversas são as fontes de contaminação pelo chumbo no ambiente. O chumbo presente em encanamentos, por exemplo, pode contaminar a água que por ali passa.
D) ERRADO. Saturnismo é a intoxicação pelo chumbo, normalmente relacionada à exposição ocupacional (até essa parte está correta), mas que ocorre por exposição crônica, e não aguda. Além disso, osteomalácia diz respeito ao amolecimento dos ossos que surge no adulto e em idosos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D, e não pela intoxicação aguda pelo chumbo.
E) CERTO. Pois nesses pigmentos os metais pesados se encontram na sua forma inorgânica, sendo uma fonte potencial de contaminação, que representam riscos aos trabalhadores e usuários do ambiente.
Gabarito do professor: Letra D.