SóProvas


ID
2874775
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freud, em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1996 [ 190S]), reconheceu, no ato de “chuchar” (sugar), as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Freud, em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1996 [ 190S]), reconheceu, no ato de “chuchar” (sugar), as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. São elas: Apoio em funções somáticas, autoerotismo e domínio de zonas erogêneas.

    GAB:D

  • Para responder essa questão, o candidato deve ter como base a obra de Freud “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" e indicar a alternativa que apresenta as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. 

    A) oralidade, masturbação e apoio em institntos biológicos 
    ERRADO - As três características essenciais das manifestações sexuais infantis são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    B) passividade, hermafroditismo e castração 
    ERRADO - Faz parte da opinião popular sobre a pulsão sexual que ela está ausente na infância e só desperta no período da vida designado da puberdade. Contudo, um estudo aprofundado das manifestações sexuais da infância provavelmente nos revelaria os traços essenciais da pulsão sexual, desvendaria sua evolução e nos permitiria ver como se compõe a partir de diversas fontes. Nesse sentido, de acordo com Freud, a manifestação sexual infantil, possui três características essenciais, que são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    C) atividade, complexo de Édipo e excitações mecânicas 
    ERRADO - As três características essenciais das manifestações sexuais infantis são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    D) apoio em funções somáticas, autoerotismo e domínio de zonas erógenas 
    CORRETO - Com a sucção voluptuosa ou sugar com deleite podemos observar as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. No chuchar ou sugar com deleite já podemos observar as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Esta nasce apoiando-se numa das funções somáticas vitais, ainda não conhece nenhum objeto sexual, é auto-erótica, e seu alvo sexual acha-se sob o domínio de uma zona erógena. Sobre o autoerotismo , como traço mais destacado dessa prática sexual, salientemos que a pulsão não está dirigida para outra pessoa; satisfaz-se no próprio corpo, é auto-erótica. Está claro, além disso, que o ato da criança que chucha é determinado pela busca de um prazer já vivenciado e agora relembrado. No caso mais simples, portanto, a satisfação é encontrada mediante a sucção rítmica de alguma parte da pele ou da mucosa. A primeira e mais vital das atividades da criança — mamar no seio materno (ou em seus substitutos) — há de tê-la familiarizado com esse prazer. Do exemplo do chuchar podemos ainda deduzir várias coisas para a caracterização do que é uma zona erógena. Trata-se de uma parte da pele ou da mucosa em que certos tipos de estimulação provocam uma sensação prazerosa de determinada qualidade. Já o alvo sexual da pulsão infantil consiste em provocar a satisfação mediante a estimulação apropriada da zona erógena que de algum modo foi escolhida. Essa satisfação deve ter sido vivenciada antes para que reste daí uma necessidade de repeti-la, e é lícito esperarmos que a natureza tenha tomado medidas seguras para que essa vivência não fique entregue ao acaso. 

    Portanto, a letra D apresenta as três características essenciais das manifestações sexuais infantis, sendo a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.