SóProvas


ID
2874784
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Rossano Cabral Lima, em “Somos todos desatentos?: o TDA/H e a construção de bioidentidades” (2005), investiga o expressivo aumento de diagnósticos de TDA/H. Uma das razões mais importantes para esse aumento, segundo o autor, se deve:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão, com base na obra “Somos todos desatentos?: o TDA/H e a construção de bioidentidades", de autoria de Rossano Cabral Lima, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta uma das razões para o aumento de diagnósticos de TDA/H. 

    A) à superação de um processo de subdiagnóstico dos quadros de TDA/H 
    ERRADO - O autor aponta o aumento de diagnósticos de TDA/H, em virtude de um processo de afastamento das influências das ciências humanas, em especial da psicanálise nas últimas duas décadas, e de privilégio às concepções biológicas na compreensão de distúrbios mentais. Tal quadro vem reforçando um processo de "medicalização" de condutas e estados emocionais, sem considerar as subjetividades dos comportamentos dos indivíduos. 

    B) ao fenômeno de medicalização de condutas e estados emocionais 
    CORRETO - De acordo com o autor, a psiquiatria e suas categorias diagnósticas têm sido um meio de transmissão da cultura das bioidentidades (modos de experiência do eu) ao cotidiano dos sujeitos. Dizendo-se "remedicalizada", ou seja, afastando-se das influências oriundas das ciências humanas, em especial da psicanálise nas últimas duas décadas, e privilegiando as concepções biológicas na compreensão de distúrbios mentais, ela tem reforçado um processo de "medicalização" de condutas e estados emocionais. Tem sido criado um número progressivamente maior de categorias psiquiátricas a cada nova classificação, e suas descrições têm avançado sobre áreas que nem sempre eram tidas como passíveis de abordagens fisicalistas, sendo, no máximo, alvo de compreensões ou intervenções psicológicas. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) atualmente tem grande presença no discurso médico e na mídia atuais reflete e alimenta essa "atmosfera social permeável, seduzindo pais, educadores e outros indivíduos. Fortemente associado à prescrição de psicofármacos, especialmente um, o metilfenidato, comercialmente conhecido como Ritalina, e supostamente localizado no cérebro e determinado pela genética, este transtorno tem substituído leituras psicológicas, pedagógicas e morais na descrição de comportamentos considerados inadequados pelo excesso de ação ou pela carência de atenção, incluindo em seus "critérios diagnósticos" um grande número de adultos e crianças. Nos seus domínios, condutas e afetos são reduzidos a epifenômenos das atividades das redes neuroquímicas cerebrais, à medida que eventos psíquicos como a atenção são tomados como meros acessórios da fisiopatologia neural. Em torno dele, bioidentidades vêm sendo construídas e formas de biossociabilidade se estruturam. O TDA/H, assim, torna-se um desses instrumentos privilegiados por meio dos quais as amplas mudanças culturais encarnam-se no cotidiano das pessoas e por isso seu estudo pode enriquecer a compreensão dos modos e contextos da instalação de novas formas de subjetivação corporal. 

    C) ao avanço e à ampla divulgação do conhecimento psiquiátrico 
    ERRADO - O autor aponta uma tendência de se privilegiar as concepções biológicas na compreensão de distúrbios mentais, que tem reforçado um processo de "medicalização" de condutas e estados emocionais. 

    D) ao avanço de exames neurológicos e genéticos 
    ERRADO - O autor aponta que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) atualmente tem grande presença no discurso médico e na mídia atuais reflete e alimenta essa "atmosfera social permeável, seduzindo pais, educadores e outros indivíduos. Fortemente associado à prescrição de psicofármacos, supostamente localizado no cérebro e determinado pela genética, este transtorno tem substituído leituras psicológicas, pedagógicas e morais na descrição de comportamentos considerados inadequados pelo excesso de ação ou pela carência de atenção, incluindo em seus "critérios diagnósticos" um grande número de adultos e crianças. Assim, condutas e afetos são reduzidos a epifenômenos das atividades das redes neuroquímicas cerebrais, à medida que eventos psíquicos como a atenção são tomados como meros acessórios da fisiopatologia neural. Dessa forma, questiona a determinação da origem neurológica e genética de tal transtorno, colocando em discussão as subjetividades dos indivíduos. 

    Portanto, a letra B é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • B