SóProvas


ID
2874796
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.)

Acerca do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A definição de conteúdos são determinações para técnicos e professores refletirem e tomarem decisões, resultando na utilização de todos os aspectos, em função das necessidades do modo de ensinar do docente

  • Por que a C está errada?

  • GAB. C - A definição de conteúdos são determinações para técnicos (errado) e professores refletirem e tomarem decisões, resultando na utilização de todos os aspectos, em função das necessidades do modo de ensinar do docente (errado).

    Sob o entendimento de Libâneo (2013), A definição dos conteúdos de ensino é tarefa do professor. Ademais, quando falamos de conteúdos de ensino, estamos nos referindo à democratizar o acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados através do ensino que é uma atividade especifica cujo centro está na aprendizagem do aluno.

  • Gabarito letra C) A definição de conteúdos são determinações para técnicos e professores refletirem e tomarem decisões, resultando na utilização de todos os aspectos, em função das necessidades do modo de ensinar do docente.

    (...) a definição de conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais é uma referência suficientemente aberta para técnicos e professores analisarem, refletirem e tomarem decisões, resultando em ampliações ou reduções de certos aspectos, em função das necessidades de aprendizagem de seus alunos. (PCN's. p. 51)

    Comentário:

    A resolução dessa questão não requer necessariamente a "leitura decorativa" dos PCN's, mas a compreensão de seus objetivos e formas de conduzir as orientações propostas pelo documento. Os trechos destacados nos dizem duas perspectivas: em vermelho percebemos a função centralizadora, fundamentada na pedagogia tradicional, além de implicar em uma obrigação; verde, a perspectiva socioeducativa e centrada no estudante e em suas pretensões educativas, usando os PCN's de forma referencial e aberta, e não impositiva.