- 
                                GABARITO - C   Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura. 
- 
                                Alternativa C 6.4 Correio eletrônico (e-mail) 6.4.3 Forma e estrutura 
 
 Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.   
 
 Manual de Redação Oficial da Presidência da República, 3ª edição, 2018, p. 46. 
- 
                                GABARITO: C    Uma observação importante em relação ao valor documental do e-mail, é que o Manual diz o seguinte:   "O Destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora da ICP-Brasil; contudo caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil".   Portanto, caso nos deparáramos com alguma questão perguntando se "é possível um e-mail ser reconhecido como válido pelo destinatário sem que tenha certificação digital" devemos marcar como correta.   "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián. Bons estudos! 
- 
                                Correio Eletrônico   Definição e finalidade O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.   Forma e Estrutura   Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais). O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.     GAB: C 
- 
                                Gabarito C CORREIO ELETRÔNICO(e-mail) ·       O campo assunto deve ser de fácil compreensão e de organização para ambos os envolvidos: remetente e destinatário. ·       Ainda que não haja definição de uma forma rígida para a estrutura das comunicações por e-mail, devem-se observar a impessoalidade e o uso do padrão culto da linguagem nesse tipo de comunicação. ·       A mensagem do e-mail que encaminha algum arquivo deve trazer todas as informações relativas a seu conteúdo, para rápida e precisa identificação do assunto por quem o recebe. ·       O e-mail tornou-se um meio de comunicação barato, rápido e muito útil, sendo uma das principais ferramentas para a transmissão de documentos. ·       Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir CERTIFICAÇÃO DIGITAL que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. 
- 
                                Esta questão exige do candidato conhecimento acerca das características dos tipos de documento, especificamente sobre o Correio Eletrônico. Vejamos o que o Manual de Redação da Presidência afirma sobre ele:
 
 "A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica".
 
 Com base na afirmação apresentada acima e na orientação do Manual, vamos à análise:
 
 a) A orientação do Manual é que "para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente". Ou seja, em nenhum momento é afirmado que o correio eletrônico não possui valor documental, tampouco que não existem meios que permitam certificá-lo digitalmente. Portanto, a afirmação está incorreta.
 b) O Manual orienta que "Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial". Nesse sentido, não é permitido informalidade na linguagem do e-mail e, assim, a afirmação está incorreta.
 c) O Manual afirma que "Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada" e recomenda que  "Os textos das mensagens eletrônicas não podem ser redigidos com abreviações como “vc", “pq", usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum", “eh", “aki"' e também "A mensagem do correio eletrônico deve ser revisada com o mesmo cuidado com que se revisam outros documentos oficiais". Sendo assim, conclui-se que o e-mail não possui estrutura rígida, mas deve utilizar linguagem compatível com uma comunicação oficial, ou seja, a afirmação está correta.
 d) O correio eletrônico "Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública". Diante dessa afirmação e do conhecimento do texto presente no Manual, é possível identificar este item como incorreto, pois em nenhum momento ele trata de dificuldade de organização documental.
 e) De acordo com a explanação do Manual, é possível verificar que há rigor no que tange à linguagem (A mensagem do correio eletrônico deve ser revisada com o mesmo cuidado com que se revisam outros documentos oficiais), entretanto, o mesmo não ocorre quanto à estrutura (Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada). Ou seja, a afirmação referente à estrutura  está incorreta.
 Gabarito: Letra C.
 
 
 
- 
                                GABARITO: C.   2.5. Correio Eletrônico   Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.   Valor documental   Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.   https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm 
- 
                                EU FIZ ESSA PROVA. Alguém tirou 100 na prova e teve que entrar com Mandado de Segurança para garantir o cargo? Eu fiz a prova e peguei nota 86. Mas eu vi que os 10 primeiros colocados tiraram 100 na prova e não foram nomeados. documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTQ2MDk2 documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTI4ODQx É assim mesmo? Fazem a prova e não nomeiam os aprovado dentro da vaga? Uberaba = 10 vagas. Se alguém quiser me enviar mensagem para saber o que acontecer... então não vale a pena estudar para esses cargos porque eles não nomeiam mesmo que você fique dentro das vagas... 
- 
                                Verifique o manual de redação do órgão para o qual você está estudando antes de responder esta questão.