SóProvas


ID
2875762
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Na questão que avalia o conhecimento de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Considerando a Lei nº 8.112/90 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais), no tocante à posse e ao exercício, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Incorreta: Letra C

    Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, promoção e reversão.

  • gabarito c

    formas de provimento

    nomeação

    única forma originaria

    art9 I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    Sum. 17 – nomeado tem direito subjetivo a posse 

    promoção

    derivada vertical é forma de provimento e vacância e se dá por merecimento ou antiguidade

    o desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal não conta para promoção por merecimento, mas conta por antiguidade

    readaptação

    Derivada horizontal e forma de Vacância e provimento

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.e § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    Cargo provido= excedente

    reversão

    reversão Servidor aposentado por invalidez por junta médica oficial, pode ser de oficio (ex oficio) não precisando ter cargo vago.

    Caso o cargo já esteja provido, será aproveitado como excedente

    ou a pedido necessitando de cargo vago. Apenas para aposentadoria voluntária, para servidor que esteve estável no serviço, para aposentadoria ocorrida em até 5 anos da solicitação. Não ter 70 anos, e depende do interesse da adm. Publica, não há o que se falar em direito subjetivo ou objetivo

    aproveitamento

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado

    Art. 32.  Será tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada por junta médica oficial

    reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, COM RESSARCIMENTO DE TODAS AS VANTAGENS.

    Cargo extinto > posto em disponibilidade

      § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade

    recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    bons estudos

  • Gabarito''C''. 

    Lei nº 8.112/90 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais), no tocante à posse e ao exercício, assinale a alternativa incorreta=> só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, promoção e reversão.

    Estudar é o caminho para o sucesso!

  • Letra C - INCORRETA

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 13, § 4º - Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

  • GABARITO: LETRA C

    Seção IV

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  § 4   Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.    

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei 8.112/1990.

    Vejamos cada assertiva, individualmente:

    a) Correta: cuida-se de afirmativa em perfeita sintonia com a regra do art. 13 da Lei 8.112/90, in verbis:

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    b) Correta: nos exatos termos do art. 13, §1º “A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento” e do §6º do art. 13, caput, da Lei 8.112/90, a seguir colacionado “§6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo”.

    c) Incorreta: destoa, de maneira frontal, do determinado pelo art.13, §4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação”. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).                 

    d) Correta: nos exatos termos do art. 13, §3º “A posse poderá dar-se mediante procuração específica”.

    e) Correta: nos moldes do art. 13, §5º da Lei 8.112/90 “No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública”.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA C.

  • Vamos ao exame individualizado de cada alternativa:

    a) Certo:

    Trata-se de assertiva que reflete o teor do art. 13, caput, da Lei 8.112/90, que assim estatui:

    "Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."

    b) Certo:

    Esta opção se mostra consentânea com o disposto no art. 13, §§1º e 6º, da Lei 8.112/90, que assim estabelecem:

    "Art. 13 (...)
    § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    (...)

    § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo."

    c) Errado:

    Na verdade, a posse destina-se apenas aos casos de nomeação, e não aos de promoção ou reversão, conforme expresso no art. 13, §4º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 13 (...)
    § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação."

    d) Certo:

    Trata-se de afirmativa que reproduz a literalidade do art. 13, §3º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 13 (...)
    § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica."

    e) Certo:

    Cuida-se aqui de proposição afinada com o teor do art. 13, §5º, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 13 (...)
    § 5o  No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública."


    Gabarito do professor: C