SóProvas


ID
2876176
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Meu bem, meu mal


      Na psicologia social, há uma definição de comportamento conhecida como “licença moral”. É o consentimento que autoriza as pessoas que praticam uma boa ação a compensá-la com o avesso. Dito de outro modo: quando alguém está certo de ter feito o bem, com compaixão e generosidade, pode sentir-se liberado para fazer o mal, com posturas egoístas, preconceituosas, antiéticas e – que surpresa! – até corruptas. No mundo corporativo, em que se aplaudem as companhias que cultivam valores morais e éticos, com doações e responsabilidade social, os desvios costumam cair como baldes de água fria e decepção – e estão longe de representar uma raridade. “No Brasil, muitas das empresas que são investigadas em esquemas de corrupção têm o seu instituto e sua fundação com ações filantrópicas, mas ao mesmo tempo estão envolvidas em conluio setorial, cartel implícito ou formas de ganhar recursos de bancos públicos”, diz o professor Sérgio Lazzarini, colunista de VEJA.

      Esse fenômeno acaba de receber amparo acadêmico. Um trabalho realizado pelos economistas John List e Fatemeh Momeni, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, põe em xeque a tese da benevolência como uma postura inquebrantável. O estudo revela que trabalhar para uma empresa socialmente responsável pode motivar os empregados a agir de forma exatamente oposta em outras searas. Eles se tornam irresponsáveis, mais propensos a trapacear. Para os autores, o gesto de bondade deflagra uma espécie de crédito para praticar desvios em outros contextos.

      Mas, afinal de contas, todas as pessoas que doam trapaceiam? É atávico? Não necessariamente. A construção psicológica que diz que, “se fiz um bem, posso então relaxar e fazer algo errado” não é aplicada a todos, de modo incondicional. Há regras morais claras, muitas vezes jogadas para debaixo do tapete, mas que nunca deixam de incomodar, silenciosamente. Diz a psicóloga e professora Denise Ramos: “Nenhum corrupto é inconsciente. A pessoa sempre sabe o que está fazendo”. O nó, descoberto pelos professores de Chicago, é que, numa brincadeira com o batido adágio, assim como não há mal que dure para sempre, também não há bem que se eternize. É uma pena. Mas é humano, demasiadamente humano.

                                  (Natália Cuminale. Veja, 07.03.2018. Adaptado)

As palavras aplaudem (1° parágrafo) e atávico (3° parágrafo) estão empregadas no contexto em sentido

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito.



    Respondi E:


    Aplaudir é sinônimo de: apoiar, vangloriar-se, aclamar, apoiar, aprovar, assentir...


    O que é atávico: Que se transmite, hereditário, tradição, herança ancestral.


    https://www.dicionarioinformal.com.br/ovacionam/

    https://www.dicionarioinformal.com.br/at%C3%A1vico/

    https://www.sinonimos.com.br/aplaudir/

  • GABARITO LETRA B


    "No mundo corporativo, em que se aplaudem as companhias que cultivam valores morais e éticos..." - ninguém está fisicamente batendo palmas para as companhias, portanto sentido FIGURADO. Aplaudir vem no sentido de louvar, idolatrar, venerar. "No mundo corporativo, em que se veneram/louvam/ idolatram as companhias que cultivam valores morais e éticos..."


    "...todas as pessoas que doam trapaceiam? É atávico? Não necessariamente." o trecho é equivalente a "...todas as pessoas que doam trapaceiam? É obrigatoriamente/ necessariamente assim? " ou ainda " é vinculado?" novamente, uso de sentido FIGURADO já que não tem nada a ver com transmissão hereditária. As pessoas que doam e trapaceiam não receberam esse comportamento de seus ancestrais.

  • Também fiquei na dúvida em relação a ATÁVICO.

  • Também fiquei na dúvida em relação a ATÁVICO, mas acredito que não seja a letra E porque a alternativa afirma que os termos são empregados no sentido próprio, mas APLAUDEM está no sentido figurado.

  • Concordo com a Andressa. Aplaudir foi empregada no sentido figurado, por isso, não tem como ser a letra E. A que mais se aproxima do significado de atávico é a letra B


    atavismo

    substantivo masculino

    BIOLOGIA

    reaparição em um descendente de caracteres de um ascendente remoto e que permaneceram latentes por várias gerações.


    FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE

    hereditariedade biológica de características psicológicas, intelectuais, comportamentais.

    "a arte de cozinhar lhe chegara por atavismo"


    FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE

    retorno a um estilo, uso, ponto de vista, enfoque etc.

    "um atavismo literário"

  •  

     ATÁVICO-Hereditário; transmitido ou adquirido de maneira hereditária; também usado no sentido figurado: tinha um comportamento atávico; possuía um rancor atávico.Que se refere ao atavismo, ao reaparecimento em alguém das características de um antepassado que permaneceram escondidas por muitas gerações.

  • Vunesp plantando a sementinha da discórdia intrínseca.

  • Lidia Moreira

    Aplaudem não está em sentido próprio, está em sentido figurado.

  • Lidia Moreira

    Os sinônimos colocados por vc estão corretos, porém aplaudem está em sentido figurado. Não ficam aplaudindo a empresa, ficam apoiando, aclamando...

  • Direito ADM me ajudou a responder essa questão, pq não faço a mínima idéia do que significad atávico

  • Peraí, galera. Brigar com banca as vezes é forçar a barra, né?

    Aplaudem está no sentido figurado sim. "No mundo corporativo, em que se aplaudem as companhias que cultivam valores..." Como um mundo pode aplaudir algo, em sentido próprio/denotativo?

  • subjetivo!

  • Lídia, a questão não pede os sinônimos das palavras, mas sim o entendimento dentro do contexto.

  • Lidia Moreira o gabarito está correto. De fato aplaudir tem o significado que você escreveu, porém no contexto ele foi usado em sentido figurado, por isso o erro na alternativa "E".

  • Lídia, "aplaudir" só é sinônimo de "apoiar" quando está no sentido figurado.

    Se um texto afirma que uma pessoa está aplaudindo de forma literal, essa pessoa está batendo palmas.

    Agora se é colocada de forma figurada o sentido muda para "apoiar", "aclamar".

  • A questão trabalha o significado das palavras dentro do contexto; denotação e conotação.

     
    1. Denotação – quando uma palavra é usada no seu sentido real, objetivo, próprio, o sentido do dicionário.


    Exemplo: Comprei uma joia rara para mim. (A palavra “joia" está sendo usada no seu sentido real.)

    2. Conotação – quando uma palavra é usada no sentido figurado.

    Exemplo: Aquela menina é uma joia rara. (A palavra “joia" está sendo usada no sentido figurado, pois pessoa não é joia; com certeza, a menina deve ser uma pessoa bacana, prestativa, que o falante a acha uma preciosidade assim como uma joia.)

    *atávico = relativo a atavismo; (sentido figurado) hereditariedade biológica de características psicológicas, intelectuais, comportamentais.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A palavra aplaudem está empregada no contexto em sentido figurado de apoiam, no entanto atávico não corresponde no sentido figurado nem próprio de fatalmente histórico.


    ALTERNATIVA (B) CORRETA – A palavra aplaudem, no contexto, está empregada no sentido figurado de louvam, e atávico, no sentido figurado, representa algo ligado à hereditariedade, algo natural.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - A palavra aplaudem, no contexto, está empregada no sentido figurado de elogiam, mas atávico não corresponde no sentido figurado nem próprio de realmente saudosista.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA Conclamar não significa aplaudir, mas aclamar alguém conjuntamente; atávico não significa claramente memorável.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA Aplaudir significa ovacionar, porém não está sendo empregado no sentido próprio; atávico também não está sendo empregado no sentido próprio e, ainda assim, no sentido figurado, não significa algo decididamente herdado, mas herdado naturalmente.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Aprovar, louvar, elogiar: aplaude tudo que faço.

  • Curti esse texto.