SóProvas


ID
2876194
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de colocação pronominal e de emprego do sinal de crase.

Alternativas
Comentários
  • A) Se constatou que, no mundo corporativo, em que se aplaudem às companhias de boa prática ética, os desvios decepcionam à todas as pessoas > O SE foi corretamente empregado, pois o QUE é palavra atrativa. O erro está no uso da crase, pois não há crase antes de pronomes indefinidos.

    B) Não ignora-se que, em algumas empresas, há práticas que levam às equipes de trabalho a comportar-se de modo eticamente condenável. > O NÃO é palavra atrativa, desse modo o correto seria: não se ignora. a crase está incorreta também, pois o verbo LEVAR é VTDI e "as equipes de trabalho" é seu objeto direto, não há preposição.

    C) Constatou-se que muitos empregados de empresas praticantes de crimes reproduziram às práticas recrimináveis, tendo tornado-se corruptos. > a crase está incorreta, pois o verbo REPRODUZIR é VTD e "as práticas recrimináveis" é seu objeto direto, não há preposição. a colocação pronominal também não está correta, uma vez que a colocação pronominal nunca pode ser feita no verbo no particípio.

    D) Ainda encontram-se nas empresas funcionários que acham-se bem à vontade para aderir à algumas práticas ilegais. >  O SE não foi corretamente empregado, pois o AINDA é um advérbio de tempo que enseja próclise, da mesma forma que o QUE é palavra atrativa. O uso da crase também está incorreto, pois não há crase antes de pronomes indefinidos.

    E) Pode-se dizer que a “licença moral” é o consentimento tácito que permite às pessoas praticantes de boas ações chegar à prática de delitos.


    GABARITO > E


  • O verbo "chegar" na letra E não deveria concordar com "pessoas"?

  • Olá Vivian,

     O verbo chegar está concordando com o " conhecimento tácito".

    Bons estudos !

    Foco na .40

     

  • Outro erro da letra A é o pronome SE começando a oração

  • Acertei, mas chegar pra mim concorda com pessoas

  • Questão Clássica da Vunesp.

    Para resolver bem rápido, faça:

    Elimine as crases erradas

    Elimine as colocações pronominais erradas

  • A) Constatou-se ( nem li o resto)

    B) Não SE ignora ( Não é atrativo de Proclise)

    C) as praticas (Não há crase) - Tendo-se

    D) Ainda SE ( Adverbio, Próclise)

    E) gabb -

  • Uma das ALTERNATIVAS ERRADAS-

    C-) Constatou-se que muitos empregados de empresas praticantes de crimes reproduziram às práticas recrimináveis, tendo tornado-se corruptos.

    Exemplo:

    Práticas essencias. Não necessita de preposição. - Elimine a crase

    Tendo-se tornado corruptos. (Tendo é atrativo do pronome SE) Se você notar até a leitura está confusa da alternativa.

  • GAB.E.

  • questão fácil, quem erro deve retornar a teoria e rever o básico de colocação pronominal e crase.

  • A) Constatou-se que, no mundo corporativo, em que se aplaudem às companhias de boa prática ética, os desvios decepcionam a todas as pessoas.

    B) Não se ignora que, em algumas empresas, há práticas que levam as equipes de trabalho a comportar-se de modo eticamente condenável.

    C) Constatou-se que muitos empregados de empresas praticantes de crimes reproduziram as práticas recrimináveis, tendo tornado-se corruptos.

    D)Ainda encontram-se nas empresas funcionários que as acham bem a vontade para aderir a algumas práticas ilegais.

    E) Pode-se dizer que a “licença moral” é o consentimento tácito que permite às pessoas praticantes de boas ações chegar à prática de delitos.

  • após ido ado nada será colocado

     

  • E: Pode-se dizer [Inicia-se período com ênclise] que a “licença moral” é o consentimento tácito que permite às pessoas[aos indivíduos] praticantes de boas ações chegar à prática de delitos[ao cometimento de delitos].

  • Depois de ido e ado nada será colocado, outro erro da letra D. não erro mais.

  • o   Gabarito: E.

    .

    A. ERRADA: Se constatou que, no mundo corporativo, em que se aplaudem às companhias de boa prática ética, os desvios decepcionam à todas as pessoas. - Próclise é proibida em início de oração.

    B. ERRADA: Não ignora-se que, em algumas empresas, há práticas que levam às equipes de trabalho a comportar-se de modo eticamente condenável. - Ênclise indevida. A palavra negativa "não" é fator atrativo de próclise.

    C. ERRADA: Constatou-se que muitos empregados de empresas praticantes de crimes reproduziram às práticas recrimináveis, tendo tornado-se corruptos. - Em locuções verbais onde o verbo principal está no particípio, não havendo fator de próclise, impor-se-á a ênclise no verbo auxiliar, e não principal.

    D. ERRADA: Ainda encontram-se nas empresas funcionários que acham-se bem à vontade para aderir à algumas práticas ilegais. - O advérbio ainda é fator atrativo de próclise, tornando indevida a ênclise.

    E. CORRETAPode-se dizer que a “licença moral” é o consentimento tácito que permite às pessoas praticantes de boas ações chegar à prática de delitos. - Ênclise adequada.

  • Quem permite, permite algo a alguém.

    E

    #RumoaPCSP

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. Não se inicia oração com pronome oblíquo (SE constatou...); 2. “aplaudir” é transitivo direto e não rege preposição, não havendo, pois, a crase em “... se aplaudem ÀS companhias...”; 3. Não há crase antes do pronome indefinido TODAS, já que esse pronome repele o artigo definido AS: “à todas as pessoas.”

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O advérbio de negação obriga a próclise, devendo, pois, estar o pronome ANTES do verbo: “Não ignora-se”; 2. O sujeito não deve vir preposicionado, não devendo, assim, vir com crase: “há práticas que levam às equipes de trabalho a comportar-se...”, observe que “as equipes de trabalho” é sujeito do “comportar-se”.

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. “reproduzir” é verbo transitivo direto, não regendo, então, preposição, o que impede seu complemento de vir acompanhado de crase: “crimes reproduziram às práticas recrimináveis”; 2. Nunca se usa pronome oblíquo depois de particípio verbal: “tendo tornado-se corruptos”.

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: 1. O advérbio “ainda” atrai obrigatoriamente o pronome oblíquo: “Ainda encontram-se nas empresas”; 2. O pronome relativo QUE (= os quais) atrai obrigatoriamente o pronome oblíquo: “funcionários que acham-se bem...”; 3. Não ocorrer crase antes do pronome indefinido “algumas”, já que tal pronome repele o artigo definido A: “para aderir à algumas práticas ilegais.”

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO CORRETA. O pronome SE está corretamente enclítico – depois do verbo -; bem assim as duas crases: a primeira porque o verbo “permitir” (transitivo direto e indireto) rege a preposição A (permitir ALGO A ALGUÉM) e “pessoas” aceita o artigo definido AS; a segunda crase se dá pelo vergo “chegar”, que rege a preposição A e pelo artigo que acompanha o substantivo “prática”: “Pode-se dizer que a “licença moral” é o consentimento tácito que permite às pessoas praticantes de boas ações chegar à prática de delitos.

    Resposta: E

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

    Ênclise (depois do verbo): A pessoa feriu-se.

    Mesóclise (no meio do verbo): A pessoa ferir-se-á.


     

    Próclise é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo (PRO = antes)

    Palavras que atraem o pronome (obrigam próclise):

    -Palavras de sentido negativo: Você NEM se preocupou.

    -Advérbios: AQUI se lava roupa.

    -Pronomes indefinidos: ALGUÉM me telefonou.

    -Pronomes interrogativos: QUE me falta acontecer?

    -Pronomes relativos: A pessoa QUE te falou isso.

    -Pronomes demonstrativos neutros: ISSO o comoveu demais.

    -Conjunções subordinativas: Chamava pelos nomes, CONFORME se lembrava.

     

    **NÃO SE INICIA FRASE COM PRÓCLISE!!!  “Me dê uma carona” = tá errado!!!

     

    Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito. É a colocação do pronome oblíquo átono no "meio" da palavra. (MESO = meio)

     Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.

    Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano. 


    Ênclise tem incidência nos seguintes casos: 

    - Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    Vou dizer-lhe que estou muito feliz.

    Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

    - Nas orações reduzidas de infinitivo:

    Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

    - Nas orações reduzidas de gerúndio:

    O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

    - Nas frases imperativas afirmativas:

    Senhor, atenda-me, por favor!

    FONTE: QC

  • Questão super interessante, tem que ler todas com muita calma para não errar. Sabendo bem as regras de próclise e casos proibidos já dá para acertar

    GAB E

    APMBB