SóProvas


ID
2877934
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO-16ª Região (MA)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Natasha é operadora de máquinas na metalúrgica XYZ e irá aproveitar 20 dias de férias, dos 30 dias que teria, pois decidiu converter 10 dias de férias em dinheiro. Diante dessa situação, Gisele assumirá o lugar de Natasha, operadora com vasta experiência no cargo.


No que tange essa situação, durante o lapso temporal de férias e de acordo com o entendimento do TST:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    SUM-159 SUBSTITUIÇÃO DE CARÁTER NÃO EVENTUAL E VACÂNCIA DO CARGO

    Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, inclusive nas férias, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído

  • GABARITO: D


    Contribuição

    PGE/MT – Procurador do Estado (2011):

    Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, inclusive nas férias, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído (VERDADEIRO).

  • Morrendo Natasha na explosão do avião na viagem das férias, e Gisele ficando em seu lugar, a situação muda:

     

    S 159 II - Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocupá-lo não tem direito a salário igual ao do antecessor. 

  • A questão abordou a súmula 159 do TST que em seu inciso I assim estabelece que enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, inclusive nas férias, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído. 
    Vejamos as alternativas da questão. 
    A) Gisele não receberá o mesmo salário, porque a substituição é eventual, por apenas 20 dias. 
    A letra “A" está errada porque a súmula 159 do TST estabelece em seu inciso I que nas substituições decorrentes de férias o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído. 
    B) Gisele terá direito ao seu salário e de Natasha por que há acúmulo de funções. 
    A letra “B" está errada porque Gisele que é a substituta de Natasha terá direito, apenas, ao salário contratual de Natasha por aplicação da súmula 159, I do TST. 
    C) A situação aplicada é ilegal, observando-se desvio de função. 
    A letra “C" está errada porque não há que se falar em desvio de função, uma vez que o que ocorreu no caso em tela foi mera substituição decorrente de férias. Aplicação da súmula 159, I do TST. 
    D) Gisele terá direito ao mesmo salário de Natasha, pois a substituição não é eventual. 
    A letra “D" está correta porque abordou de forma literal a súmula 159, I do TST. 
    Observem: 
    Súmula 159 do TST I - Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, inclusive nas férias, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído. II - Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocupá-lo não tem direito a salário igual ao do antecessor. 
    E) Natasha ainda não poderia ter gozado de suas férias. 
    A letra “E" está errada porque não há amparo legal em relação às informações do caput da questão que nos indique a impossibilidade de gozo de férias por Natasha. 
    O gabarito da questão é a letra D.
  • O que aconteceu com a exclusividade ????