SóProvas


ID
2878189
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO-16ª Região (MA)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A presença de diversos perfis profissionais e comportamentais nas empresas pode causar a ocorrência de conflitos e a necessidade de negociação. Acerca deste tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Quando o líder está conflitando com o subordinado, o melhor mediador é o agente externo, o cliente, para encontrar a melhor solução.

    Gestão de Conflitos por Chiavenato (2004), o conflito se dá pela diferença de objetivos e interesses particulares, característica natural do ser-humano. O termo conflito está ligado à discórdia e atrito interpessoal, ou seja, necessariamente deve haver um elemento que – por também querer o sucesso de seus interesses pessoais – acabe interferindo no processo de outro sujeito na busca pela concretização de seus objetivos.

    Assim, de acordo com Chiavenato (2004, p.416), “O conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: Constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.

    Fonte: https://blog.softwareavaliacao.com.br/gestao-de-conflitos-nas-organizacoes/

  • GABARITO E

     

    a) é um desafio para os gestores.

    b) não precisa chegar a acordo comum nenhum porque os dois lados vão se perder mesmo. 

    c) não atrapalha meramente (visão tradicional). Há conflitos funcionais (visão interaionista) que ajudam nas relações organizacionais.

    d) Estilos de gestão de conflitos: Competição: Decisivo, impopular, quer ganhar; Evitação: Não assertivo,quer manter; Compromisso: Meio termo. Jogo de cintura. Acomodação: Coopera mais vai levando. Colaboração: Negocia, resolve e ganhar.

    *A elisão ou evitação (- cooperativo e - assertivo em relação ao gestor) tendem a manter o conflito e não corresponde uma resposta interessante quando um conflito grave foi instalado.

    e) o melhor mediador é o agente externo (esse "o cliente achei forçado!"). Basea-se na abordagem de processos que usa a Intervenção no episódio do conflito.  Admite a participação de terceiros (gestores, superiores na resolução). 
     

    RESUMÃO DE CONFLITOS:

     

    CONFLITO: Processo que inicia quando alguém percebe que a outra parte afeta ou pode afetar negativamente algo que primeira considera importante; Percepção da oposição; Divergência; Dissonância; Controvérsia; Antagonismo. A interferência geradora do conflito pode ser ativa (via obstáculos) ou passiva (via omissão).


    O conflito pode se dar por:
    ➫ Incompatibilidade de objetivos;
    ➫Diferenças de interpretação dos fatos, entre outros

     

    VISÃO DO CONFLITO

    Visão tradicional: todo conflito é ruim e, portanto, deveria ser evitado. O conflitoé uma disfunção.
    Visão das relações humanas: o conflito é um processo natural e inevitável em qualquer grupo, mas pode ter um lado positivo. Não é necessariamente ruim.
    Visão interacionista: o conflito pode ser uma força positiva. O conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

     

    CONTEÚDO DO CONFLITO

    a) CONFLITO DE TAREFA: Em relação a conteúdos e objetivos do trabalho.
    b) CONFLITO DE RELACIONAMENTO: Em relação à incompatibilidade nas relações interpessoais. Em geral, são conflitos disfuncionais (destrutivos).
    c) CONFLITO DE PROCESSO: Divergência na execução de algum trabalho em nível operacional

     

    GRAVIDADE

    PERCEBIDO Conflito latente, potencial. Objetivos diferentes percebidos.

    EXPERIENCIADO Conflito velado, oculto, não manifestado com clareza. Mas gera sentimentos ruins

    MANIFESTO Manifesto e expresso. Conflito aberto sem dissimulação

     

     ABORDAGENS

    ESTRUTURAL Nascem da percepção das condições de diferenciação. Antes do conflito! Solução: Achar um ponto em comum; recompensar por trabalho conjunto; reagrupar os indivíduos; separação física das pessoas em conflito; reduzir a interdependência.
    PROCESSO Intervenção no episódio do conflito (O conflito já existe!). Admite a participação de terceiros (gestores, superiores na resolução) 

    MISTA Junta os aspectos visto nas outras duas abordagens: regras + integradores.

     

    Mais coisas sobre conflito DRIVE https://goo.gl/92FN88 

  • Rapaz! Primeira vez que vi isso! num conflito entre gerente e funcionário quem intermedia é o cliente é? !!!!!

  • Já imaginou um superior conflitando com um subordinado e um cliente tendo que sanar isso... beira o ridículo.

  • Queria saber qual autor suporta essa tese.

  • Pessoal vamos ser sinceros, essa resposta não está muito certa não. Merece ser analisada por alguém que entenda melhor sobre o assunto, até se não tivesse esse "cliente" como explicativo eu até aceitaria, contrariado, mas aceitaria.

  • PARECER DA BANCA

    A questão trabalha com o tema Relacionamento Interpessoal. O enunciado da questão pede ao candidato encontre a afirmação correta sobre os conflitos e negociações dentro da organização. O gabarito preliminar considera a alternativa “E” como o gabarito da questão, porém o candidato solicita a consideração da assertiva “D” como correta e consequentemente a alteração do gabarito de “E” para “D”. Dessa forma, cumpre analisar que a Assertiva “D” afirma: “Há casos de confrontos institucionais em que o gestor se vê obrigado a tomar decisões drásticas e ignorar qualquer dos lados do conflito. ” Nas situações de conflitos organizacionais, Teixeira e Ribeiro (2017, p. 131) compartilham que um dos grandes dilemas de um gestor é saber em quem deve acreditar. Não existe um modelo aplicável a essas situações. O gestor precisa escutar a opinião de pessoas neutras no conflito, porém, nas palavras das autoras o gestor nunca, jamais, deve tomar decisões ou traçar uma diretriz sem ouvir os dois lados. O enunciado da questão 45 pede ao candidato que identifique a alternativa correta quanto a ocorrência de conflitos e necessidades de negociação. A assertiva “D” defende que há casos de conflitos em que agir ignorando as partes do conflito é adequado. Contrariamente, a doutrina elencada argumenta que um gestor nunca pode agir sem escutar os dois lados do conflito, quanto mais ignorando os dois lados. Pelos motivos expostos, e por não atender o enunciado da questão a alternativa “D” está incorreta.

    Por outro lado, a afirmativa “E” defende que, quando o líder está conflitando com o subordinado, o melhor mediador é o agente externo, o cliente, para encontrar a melhor solução. ”

    Para Rahme (2017, P. 128) há dois tipos de conflitos: o que a gestão não faz parte e pode ser o mediador e o que o gestor faz parte e portanto, há um poder hierárquico envolvido. Neste caso, é fundamental buscar algo maior, que extrapola os interesses de cada um. Em um ambiente organizacional, o caminho mais viável e eficaz é inserir o agente externo – cliente – para avaliar o que seria melhor.

    Portanto, a alternativa “E” acerta ao afirmar que nos casos de conflito entre gestor e subordinado o melhor mediador é o cliente. Logo, a alternativa atende o enunciado da questão e, por isso permanece como gabarito.

    Referências Bibliográficas:

    TEIXEIRA, Juliane Marise B.; RIBEIRO, Maria Tereza, F. Gestão de Pessoas na Administração Pública: teoria e conceitos. Curitiba: InterSaberes, 2017,

     RAHME, Lucia Helena. Comunicação, Marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas. Curitiba: InterSaberes, 2017

     

    Ps: Achei que forçaram a barra com esse "cliente". Pensei assim: tipo eu sou tua supervisora numa padaria, a gente tá em conflito e pra resolver é chamado um cliente que veio comprar pão pra mediar o conflito, achei meio no sense, mas a banca conseguiu um livro que fundamenta o que ela pediu, é agora aprender para não errar mais.

  • As questões mais loucas, que fogem do senso lógico, que partem de autores que são exceção, só são encontradas no Instituto AOCP.

  • "Peraí! Vamos ligar para aquele nosso cliente lá que ele decide rapidinho quem está com a razão!" kkkkkkkkkk

  • Tinha que ser a "INÊZ DO PARÁ"...pqp

  • Ainda irei fazer uma prova da INÊZ DO PARÁ, só para dá risada dos gabaritos kkkkkkkkkkk

  • que sacanagem.... nunca q isso iria ser orientado...mas..............

  • GAB.: Letra E

  • LETRA E

  • Tô imaginando a cena do cliente tendo que mediar o conflito entre gestor e subordinado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é cada uma que a gente tem que passar nessa vida de concurseiro, viu, Sorte do dia: minha banca não é a Inezinha do Pará.

  • Ines do Pára está mais para o icone Inês do Brasil!

    Gabarito de cair o cool da b@@

  • Gente, não há um estilo ou ruim de solução de conflito, pois vai depender de cada situação.

    Na letra E, como assim " o melhor " ?

    A letra D, na minha opinião, está certa.

  • não conheço esse livro..........mas será que o livro não quis dizer outra coisa com cliente? e a banca pegou a expressão do livro fora de contexto e colooco na prova dizendo q tá certo.  eu concordo com a Alexandrina.  não faz o menor sentido.  uma coisa é vir um mediador externo.......outra é o cliente como a questão dá a entender se meter no caso.

  • CONCORDO.

    IMAGINE VOCÊ E SEU SUPERIOR EM UMA DISCUSSÃO NA FRENTE DE UM CLIENTE.

    AI O CLIENTE CHEGA E FALA: CALMA PESSOAL, RELAXEM. (ISSO, QUERENDO OU NÃO, CAUSA UM CHOQUE).

    AGORA IMAGINEM A MESMA SITUAÇÃO, COM UM COLEGA DO SETOR INTERMEDIANDO O CONFLITO: ALÉM DO CONFLITO CONTINUAR, PORQUE VOCÊS JÁ POSSUEM CONVIVÊNCIA, ESSE AINDA CORRE O RISCO DE SER DEMITIDO POR ESTAR ENFRENTANDO CHEFE.

  • kkkk chamar o cliente para conhecer os conflitos da empresa e participar da confusão. Q ético, q lindo!!!!

  • Imagina se o cliente vai estar preocupado com os problemas internos da empresa, isso não existe.

  • Já ia reclamar da questão, mas vi que era da Dona Inaz do Pará. Irmã da AOCP e prima da Quadrix.

  • Creio que a banca puxou pro lado da Mediação, em que um terceiro imparcial escutaria os lados e os ajudariam a chegar em um acordo, sem necessariamente "tomar partido". Essa prática é usada pelos Núcleos de Mediação de Conflito. Aqui no Ceará o MP faz uso dessa estratégia para diminuir as demandas jurídicas, selecionando conflitos que podem ser resolvidos pela Mediação.

    Muito embora isto esteja correto, colocar um cliente para ser um mediar de conflitos intraorganizacionais parece-me um pouco estranho, pois afetaria a credibilidade da empresa perante ao seu público. O mais sensato seria delegar tal atribuição (Mediação do Conflitos) a outro funcionário da instituição que não estivesse participando dessa disputa ou até mesmo contratar uma empresa terceirizada para suprimir a demanda da mediação...

    Enfim, seguimos lutando...

  • A banca está certa sempre, é o cliente q tem q apartar o paranauê. Ele, definitivamente, é capacitado pra isso

  • Surreal!! afffffff

  • O cliente sempre tem razão!

    #PAS

  • Isso mesmo. Pode colocar o cliente no meio do roçoio que dá certo. Pode confiar.

  • Gab. E - Quando o líder está conflitando com o subordinado, o melhor mediador é o agente externo, o cliente, para encontrar a melhor solução.

  • sem condições.

  • A alternativa E foi a primeira que eu risquei kk e ainda dei risada , tipo essa não é a resposta pq é muito absurda. kkkkkkk rachando aqui kkkkk

  • Não entendi o porquê desse item.

  • Doidera!

  • Acho que o erro da E) foi colocar "Cliente" ali no meio da sistuação..