SóProvas


ID
2878519
Banca
AMIGA PÚBLICA
Órgão
CRECI - 16ª Região (SE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A concepção de tempo e a humanidade

            Há duas concepções de tempo que englobam outras: a concepção cíclica, defensora da repetição de fatos históricos através do tempo e a concepção linear, defensora de uma linha reta do tempo, onde o passado não se repetirá no futuro. 

            A concepção linear desvaloriza o passado, pois para ela nada acontecerá no futuro do modo como acontecera no passado. É um pensamento evolucionista onde o passado é deixado de lado como inatingível e finalizado. É uma ideia favorável a futuristas e tecnocratas, defensores do presente e do carpe diem, pois o que acontece agora jamais se repetirá da mesma forma. A busca da velocidade passa a ser incessante, tornando o homem escravo de segundos marcados pela máquina. Essa concepção, então, torna o homem escravo do tempo. 

            A concepção cíclica, ao contrário, representa o tempo numa circunferência, onde de tempos em tempos volta-se para o mesmo ponto. Porém, essa circunferência não é exata, senão poderíamos prever o futuro conhecendo o passado. Ela é torta, pois os fatos não se repetem completamente iguais, havendo, às vezes, grandes mudanças. Ela também é remodelável, pois os fatos do passado podem ser extintos e novos podem ser adicionados a ela. Caso ela fosse rígida e perfeita, o homem também se tornaria escravo do tempo, assim como na concepção linear. 

            A concepção cíclica é a mais correta, pois é a mais próxima do real. A história costumeiramente se repete, mas com algumas diferenças, como pode ser percebido no colonialismo no século XV e no século XIX, e nas artes clássicas da Antiguidade e no renascimento. O estudo do passado é importante para a humanidade tentar evoluir, consertando erros anteriores e mantendo os acertos no futuro. O homem passa a agir racionalmente e a controlar o tempo.

            As concepções de tempo foram construídas pela mente humana; logo, não há nenhuma que sirva como verdade universal. Por isso não se pode impor uma a toda sociedade, evitando, assim, a degradação do pensamento do indivíduo em favor do pensamento de massa, que teria um resultado negativo para a evolução da humanidade. 

(www.fuvest.br/vest2004/bestred/500313.stm)

Na frase: “A concepção linear desvaloriza o passado”. O verbo “desvalorizar”, conforme determina a gramática, quanto à transitoriedade, podemos classificá-lo como:

Alternativas
Comentários
  • A concepção linear desvaloriza o passado

    sujeito + VTD + OD

  • PERGUNTA ISSO NA MINHA PROVA PRA VER SE EU NÃO ACERTO

  • QUEM DESVALORIZA DESVALORIZA ALGO OU ALGUEM

  • Gabarito: E

  • GABARITO: E

  • A) Transitivo indireto--FALSO- verbo não necessita de preposição para complementar o sujeito.

    b) Intransitivo -- FALSO- precisa desvalorizar algo?? R= o passado

    c) Transitivo direto e indireto - FALSO- requer objeto direto e indireto

    d) Verbo de ligação - FALSO -- Comando da questão referiu quanto a TRANSITORIEDADE ( MORFOLOGIA), VERBO DE LIGAÇÃO ( SINTAXE) -- Banca maliciosa!!!

    e) Transitivo direto-- CORRETA -- SUJEITO+ VTD+OD

  • GABARITO E

     “A concepção linear desvaloriza o passado

    Quem desvaloriza, desvaloriza algo, desvaloriza alguma coisa (o passado). Logo, não há necessidade de preposição, sendo um VTD.

    bons estudos

  • GABARITO: E

    Transitivo direto.

  • Quem desvaloriza, desvaloriza algo. #AtePassar

  • Quem desvaloriza, desvaloriza ALGO VTD
  • A questão exige conhecimento da transitividade do verbo e para acertar a questão, faz necessário analisar a frase em destaque: vejamos:

    “A concepção linear desvaloriza o passado”.

    É possível notar a presença de um complemento verbal sem a preposição.

    a) Está errada pelo motivo de não existir objeto indireto. INCORRETA

    b) Não é possível ser intransitivo, visto que exige o complemento "o passado". INCORRETA.

    c) Não pode ser transitivo direto e indireto, já que não tem dois complementos e muito menos um com preposição. INCORRETA

    d) Não pode ser verbo de ligação, pois o verbo tem ação. INCORRETA.

    e) Perfeita, o verbo tem um complemento verbal "o passado" funcionando como objeto direto do verbo "desvalorizar". CORRETA.

    GABARITO D