SóProvas


ID
2878651
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informo à Vossa Senhoria que a decisão do eminente Presidente deste Conselho é incontestável.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Como o pronome de tratamento normalmente repele o uso do artigo, fixa-se a regra de que não se usa o acento indicador da existência de crase antes de pronome de tratamento. Exs.:

    I) "Dirijo-me respeitosamente a Vossa Reverendíssima nesta oportunidade";

    II) "Entregamos um cartão de prata a Sua Excelência o prefeito, em agradecimento por seus esforços em prol de nossa causa".

    [...] Acresce dizer que, por exceção, há três pronomes de tratamento que admitem artigo – e, por conseqüência, crase – antes de si: senhora, senhorita e dona. Exs.:

    I) "Dirigiu-se à senhora Fontes com todo o respeito";

    II) "Meus respeitos à senhorita Fontes";

    III) "Meus respeitos à dona Valquíria Fontes"


    Fonte: https://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI39395,91041-Crase+antes+de+pronome+de+tratamento

  • GABARITO ERRADO.


    CRASE PROIBIDA antes de PRONOME DE TRATAMENTO

    Ex: Referiu-se a Vossa Excelência.

    EXCEÇÃO: Senhora e Senhorita.


  • Além da não ocorrência de crase antes do pronome, o verbo informar está conjugado na primeira pessoa do singular, o que não é aceitável segundo o Manual de Redação da Presidência da República.

  • ERRADO

    -Não se usa crase antes de pronomes de tratamento

    -O termo "eminente" fere o princípio da impessoalidade, pois significa alto, elevado, sublime.


    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Outra questão (CESPE) que ajuda: 

     

     

    Ano: 2016    Banca: CESPE   Órgão: ANVISA   Prova: Técnico Administrativo 

     

    Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias para diagnósticos e substâncias infecciosas.

     

    Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à ANVISA pela empresa particular, também hipotética, Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) sobre a redação oficial.

     

    O seguinte parágrafo de conclusão para o documento a ser enviado à BDL não atenderá às recomendações constantes no MRPR quanto à concordância do pronome possessivo.

     

    Colocamo-nos à vossa disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

     

    CERTO

  • Gabarito errado para os não assinantes.


    Nunca, jamais, em tempo algum é permitido crase diante de pronome de tratamento. Exceto (senhora, dona e senhorita). Ademais não devemos usar o termo eminente, pois na redação oficial devemos ser impessoal.


  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui apenas 1 erro, que é referente ao uso da crase em "à Vossa Senhoria". Uma vez que os pronomes de tratamento não são precedidos de artigo feminino, eles não admitem crase antes. Assim, o correto é Informo a Vossa Senhoria que a decisão do eminente Presidente deste Conselho é incontestável.

    Gabarito: ERRADO