SóProvas


ID
2879149
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto à evolução da Administração Pública e à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.


No âmbito do Setor Público, a liderança precisa fomentar a competição e exercer uma relação de poder em decorrência das características peculiares de estabilidade da função pública, que diferem das do setor privado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. 

    1. CONCEITO DE LIDERANÇA
    O conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
    Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
    “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
    “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
    “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
    “É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
    “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
    “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
    Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
    Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.

     

     

  • No âmbito de setor público, a liderança não tem o sentido de promover a competição e nem o de promover relações pelo poder, pois o intuito não é o lucro, mas sim o usuário final dos serviços prestados. Ou seja, é visar um atendimento de qualidade para satisfazer aqueles que pagam nossos salários de maneira direta e indireta.

  • No âmbito do Setor Público não há competição.

  • No âmbito do Setor Público, a liderança precisa fomentar a competição e exercer uma relação de poder em decorrência das características peculiares de estabilidade da função pública, que diferem das do setor privado. Resposta: Errado.

  • A questão em análise exige noções gerais de Administração Pública. No âmbito do setor público a competição é requisitada quando existe uma tendência ao empreendedorismo governamental, ou seja, a liderança tende ao modelo gerencial e à melhor prestação de serviço ao cidadão. A relação de poder não se caracteriza pelo fato de haver uma estabilidade da função pública, mas pelo fato da necessidade da situação vivenciada entre o líder e o liderado.

    Ademais, essa estabilidade é decorrência do exercício do cargo, que, segundo o Estatuto do Servidor Público Federal, é adquirida após aprovação em estágio probatório. Por outro lado, a existência de estabilidade é realmente uma característica divergente dos empregados do setor privado. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • No âmbito da Administração Pública temos a cooperação enquanto deixamos a competitividade para o setor privado.

  • ERRADO

    No âmbito do setor público a competição é requisitada quando existe uma tendência ao empreendedorismo governamental, ou seja, a liderança tende ao modelo gerencial e à melhor prestação de serviço ao cidadão. A relação de poder não se caracteriza pelo fato de haver uma estabilidade da função pública, mas pelo fato da necessidade da situação vivenciada entre o líder e o liderado.

    Ademais, essa estabilidade é decorrência do exercício do cargo, que, segundo o Estatuto do Servidor Público Federal, é adquirida após aprovação em estágio probatório. Por outro lado, a existência de estabilidade é realmente uma característica divergente dos empregados do setor privado. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada.