A abordagem Biopsicossocial e Organizacional de QVT, tem como enfoque o indivíduo, sendo este, entendido e visto como parte do todo, envolvendo suas potencialidades, os fatores psicológicos, sociais e biológicos, fatores estes que contribuem para a formação integral do ser humano. Partindo dessa visão, Limongi-França (1996) afirma que esses três níveis se relacionam entre si.
Fonte: http://no-contraponto.blogspot.com/2013/09/qualidade-de-vida-no-trabalho-um.html
O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR QUE OS PROCESSOS AFETIVOS, EMOCIONAIS E DE RACIOCÍNIO DO INDIVÍDUO INTEGRAM A ABORDAGEM SOCIAL. EM VERDADE, INTEGRAM O NÍVEL PSICOLÓGICO.
A partir do momento em que o ser humano é visto como um todo se passa a ter a visão biopsicossocial. O ser humano tem potencialidades biológicas, psicológicas e sociais para enfrentar a vida cotidiana.
O nível biológico refere-se às características físicas herdadas ou adquiridas ao nascer e durante toda a vida, envolvendo seu metabolismo, resistências e vulnerabilidades de seus órgãos.
O nível social revela a importância de como os valores correspondentes às crenças, ao papel na família, ao papel no trabalho e na comunidade a que cada pessoa pertence e atua para seu bom desempenho.
O nível psicológico se refere aos processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada pessoa e o seu modo de ver e perceber perante o ambiente e, assim posicionar-se diante das pessoas e das circunstâncias que vivencia.