SóProvas


ID
2879281
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a organizações modernas, seus métodos de gestão e seus processos decisórios e de mudança, julgue o item.


Na teoria comportamental da firma, a decisão de produzir é um atributo do empreendedor de determinado negócio.

Alternativas
Comentários
  • O Livro “A Behavioral Theory of The Firm” foi publicado inicialmente em 1963, teoria comportamental descrita por James G. March um cientista político Ph.D pela Universidade de Yale e Richard M Cyert Ph.D em economia pela Universidade de Columbia, mas foi na Carnegie Mellon University, que desenvolveram a teoria comportamental da firma.

    A teoria comportamental da firma busca oferecer um aporte literário de como a empresa no âmbito público e privado toma suas decisões econômicas. Com o propósito de desenvolver uma teoria generalista, para entender o comportamento de organizações diferentes em situações diversas.

    A teoria começa com a incorporação dos resultados empíricos, que, de acordo Cyert & March (1963), que coloca a empresa como sua unidade básica. Com quatro modelos que explicam o processo do desenvolvimento da internacionalização: a quase-resolução de conflitos, fuga da incerteza, busca orientada por problemas e a aprendizagem organizacional. Uma tentativa de prever o comportamento em relação a precificação, produção e alocação de recursos.

    https://www.researchgate.net/publication/318288205_A_Behavioral_Theory_of_the_Firm_Uma_Analise_Critica

  • GAB C

     

    Na Teoria Comportamental no que tange ao comportamento organizacional do indivíduo este é um ser racional tomador de decisões quanto à participação nas organizações.

  • CERTO.

    Considerando o processo de tomada de decisão, conforme Breckler e Wiggens (1989), as atitudes são tomadas não somente em função de uma avaliação cognitiva da situação em questão, mas também em função da reação emocional a eventos. Considerando a vertente comportamental do processo de tomada de decisão para a atitude, Weiss e Cropanzano (1996) propuseram a teoria dos eventos afetivos na qual colocam que as experiências emocionais decorrentes de eventos vividos por indivíduos, provavelmente levam a um comportamento no momento da experimentação. Assim, a teoria dos eventos afetivos foca as experiências sentimentais no ambiente do trabalho e as reações atitudinais e comportamentais frente aos eventos geradores destes sentimentos. Desta forma, pode-se considerar, em função da teoria de Weiss e Cropanzano (1996), que eventos geram sentimentos, e estes desencadeiam atitudes e comportamentos. 

    Os sentimentos dos indivíduos podem surgir a partir de diversos eventos e podem ser caracterizados de acordo com seus tipos, intensidades e durações, considerando emoções, humores e disposição individual, conforme Gray e Watson (2001). 

    Enquanto os humores são geralmente considerados como de fraca ou moderada intensidade e não necessariamente se alteram com eventos específicos, as emoções são mais fortes em intensidade e são sempre experimentadas em resposta a eventos específicos. No que tange a disposição individual, esta refere-se as características da estabilidade da personalidade que predispõem indivíduos a algumas respostas sentimentais a eventos específicos. 

    Em resumo, os autores colocam que todos os tipos de sentimentos podem impactar as atitudes e o comportamento no ambiente de trabalho em maior ou menor intensidade. Quando se analisa o processo empreendedor a luz desta teoria, observa-se que a identificação de uma oportunidade de empreendimento é o evento que caracteriza o início da atividade empreendedora.

    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/gct399.pdf

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A teoria comportamental da firma busca elencar diversas linhas de pensamentos para a formação de um entendimento de como a empresa deverá tomar suas decisões econômicas. Essa teoria tem como objetivo desenvolver uma teoria geral para diferentes situações de decisão. Esse processo de decisão foi definido em duas premissas essenciais, a decisão de produzir e a decisão de participar (Gomes, 2017).

    A decisão de produzir caberá ao próprio empresário e dependerá basicamente de predisposição da emprese para recursos, habilidades, visão etc. Por outro lado, a decisão de participar caberá ao empregado da empresa que decidirá se irá colaborar com a decisão de produzir do proprietário, uma vez que essa etapa dependerá apenas do próprio trabalhador.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a decisão de produzir é atributo do empreendedor do negócio. Portanto, a questão em análise está correta.


    FONTE:
    Artigo: GOMES Bernardo, Evelyn; de Matos Foresto, Alberto; Riberiro, Ivano. A BEHAVIORAL THEORY OF THE FIRM: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Ibero-Americana de Estratégia, vol. 16, núm. 2, abr-jul, 2017, pp. 143. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.


    Gabarito do Professor: CERTO.