SóProvas


ID
2880001
Banca
NC-UFPR
Órgão
Câmara de Quitandinha - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características fundamentais da redação oficial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Na redação oficial, o comunicador é sempre o Serviço Público e o destinatário pode ser tanto o público (o conjunto de cidadãos) quanto outro órgão público.

( ) As comunicações oficiais são restritas ao interesse público, motivo pelo qual se faz necessária a ausência de impressões individuais na redação dos documentos.

( ) Os regionalismos vocabulares são admitidos nos expedientes oficiais desde que a comunicação seja emitida apenas no âmbito estadual.

( ) A impessoalidade e a linguagem técnica são imprescindíveis na elaboração dos atos e comunicações oficiais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Na redação oficial, o comunicador é sempre o Serviço Público e o destinatário pode ser tanto o público (o conjunto de cidadãos) quanto outro órgão público. - V

    .

    As comunicações oficiais são restritas ao interesse público, motivo pelo qual se faz necessária a ausência de impressões individuais na redação dos documentos. V - Trata-se da Impessoalidade

    .

    Os regionalismos vocabulares são admitidos nos expedientes oficiais desde que a comunicação seja emitida apenas no âmbito estadual. F - As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, OS REGIONALISMOS VOCABULARES ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada - Texto retirado do Manual de Redação da Presidência da República

    .

    A impessoalidade e a linguagem técnica são imprescindíveis na elaboração dos atos e comunicações oficiais. - F - Impessoalidade ok, mas não há que se falar em linguagem técnica, a linguagem utilizada é a culta.

  • Apenas a impessoalidade é imprescindível, a linguagem técnica é totalmente dispensavel

  • Linguagem técnica apenas quando necessário.