-
Enxugamento (downsizing)
Downsizing é um termo em inglês para designar o enxugamento ou racionalização de níveis hierárquicos. O downsizing é uma das técnicas a ser empregada para tornar a empresa ágil e competitiva, e normalmente é a primeira ferramenta utilizada para iniciar processos de horizontalização nas empresas e reestruturação dos recursos humanos.
O enxugamento consiste em diminuir e eliminar o desnecessário, isso inclui regras, normas, estruturas, quadro de pessoal, departamentos etc. Resume-se no enxugamento organizacional reduzindo suposta burocracia e consequentemente custos administrativos. Basicamente esta técnica facilita a execução dos processos nas organizações. Este processo elimina despesas e cargos desde a alta gerência até supervisores e controladores, mas apesar destes procedimentos, esta técnica traz alguns efeitos colaterais em sua execução, principalmente em relação aos colaboradores remanescentes que se sentem inseguros em relação à empresa e também por não atingir em alguns casos o escopo de promover mudanças estruturais tornando o ambiente mais leve e ágil para acompanhar o mercado.
O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização).
O downsizing resulta, assim, na redução dos níveis da gestão e na redução da dimensão da organização através da anulação de áreas produtivas não essenciais, centrando-se no que melhor sabem fazer (core competence), subcontratando ao exterior (outsourcing) atividades não fundamentais para o core business permitindo uma maior flexibilização da estrutura. Contudo, a aplicação prática do downsizing consistiu, na maioria das vezes, no corte de custos em áreas consideradas não essenciais, resultando geralmente no ato de despedir numerosos trabalhadores.
☛Fonte: Prof.ª Giovanna Carranza - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Para os concursos de Analista e Técnico – Coleção Tribunais e MPU
-
Simple e direto ao ponto!
DOWNSIZING
Promove a redução de níveis hierárquicos e o exugamento organizacional, para reduzir as operações ao essencial do negócio.
Administração geral e pública - Elisabete de Abreu e Lima Moreira
-
A minha dúvida nesta questão não é quanto ao downsizing, mas quanto a reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio, uma vez que embora os níveis hierárquicos sofram alteração quanto a tomada de decisões o core bussiness não é a única atividade desenvolvida.
-
O Downsizing, que em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa à eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.
Enxugamento (downsizing): promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização).
Segundo Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração)
Fonte: copiei de algum comentário
-
GABARITO: CERTO
Enxugamento (downsizing):
A qualidade total representa uma revolução na gestão da entidade, porque os antigos Departamentos de Controle de Qualidade (DCQ) e os sistemas formais de controle é que detinham e centralizavam totalmente essa responsabilidade. A qualidade total provocou o enxugamento (downsizing) dos DCQ e sua descentralização para o nível operacional. O downsizing promove diminuição de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros que saibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização). O enxugamento substitui a antiga cultura baseada na desconfiança que alimentava um contingente excessivo de comandos e controles para uma nova cultura que incentiva a iniciativa das pessoas.O policiamento externo é substituído pelo comprometimento e pela autonomia das pessoas, além do investimento em treinamento para melhorar a produtividade.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-