SóProvas


ID
2881210
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Considerando as normas referentes aos bens, aos negócios jurídicos e aos contratos, julgue o item.


O erro, o dolo, a fraude contra credores, o estado de perigo e a lesão são defeitos do negócio jurídico que consistem em vícios de consentimento, uma vez que provocam manifestação de vontade não correspondente com o íntimo e verdadeiro querer do agente.

Alternativas
Comentários
  • A fraude contra credores e a simulação são espécies de vícios sociais e não vícios de consentimento!

  • Fraudo contra credores, vício de consentimento?

  • OXOXOXO... Creio que seja apenas o gabarito preliminar, pq a fraude contra credores e a simulação são vícios ditos sociais...


    "Prepara teu cavalo para o dia da batalha, mas só Deus da a vitória."

  • além de falar que é um vicio de consentimento, a fraude contra credores a sua manifestação de vontade corresponde com o verdadeiro intimo do agente, mas de prejudicar o credor. SE NÃO FOR ANULADA EU DESISTO DESSA VIDA DE ESTUDAR!!!!

  • Gab. da BANCA: Certo (embora deveria constar como errado).

    Lamentavelmente a Quadrix manteve como gabarito definitivo...O cômico é que na justificativa da questão a própria banca citou o erro e não alterou o gabarito...

    Justificativa da banca: (...) Dispõe o art. 178 do Código Civil: “É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado: I —no caso de coação, do dia em que ela cessar; II —no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negócio jurídico”. Os referidos defeitos, exceto a fraude contra credores, são chamados de vícios do consentimento porque provocam uma manifestação de vontade não correspondente com o íntimo e verdadeiro querer do agente. Criam uma divergência, um conflito entre a vontade manifestada e a real intenção de quem a exteriorizou.”. (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro -Vol. 1. 10. ed. —São Paulo: Saraiva, 2012. p. 450. Livro digital) (...)

    Enfim, pra quem acertou, tomar cuidado...

    Doutrina do Cristiano Chaves:

    (..) Nos vícios de consentimento há um descompasso entre a vontade real, interna, subjetiva e a vontade que foi exteriorizada mediante uma declaração. Já nos vícios sociais há um descompasso entre a vontade declarada e o direito. O defeito do negócio jurídico, em geral, são vícios de consentimento (erro, dolo, coação, etc). Já a fraude contra credores é um exemplo de vício social. (...) Destacar ainda que a simulação também é uma espécie de vício social.

    (Farias, Cristiano Chaves de. Manual de Direito Civil. Cristiano Chaves de Farias, Felipe Braga Netto, Nelson Rosenvald.. 3 ed. - Salvador: JUSPODIVM, 2018. fl. 548)

    Uma questão pra fixar do modo correto:

    (Q118910): Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: IPAJM Prova: CESPE - 2006 - IPAJM - Advogado

    A alienação do patrimônio do devedor em reconhecida fraude contra credores leva à anulação do ato por vício social. [CERTO].

  • O erro, o dolo, a fraude contra credores, o estado de perigo e a lesão são defeitos do negócio jurídico que geram a sua anulabilidade (art. 171, II do CC).

    O erro, o dolo, o estado de perigo e a lesão são denominados de vícios de consentimento, pois a vontade não é manifestada de forma absolutamente livre. Já a fraude contra credores, bem como a simulação, é considerada vício social, pois a vontade manifestada não se coaduna com a intenção e com a boa-fé que anuncia.






    Gabarito sugerido pelo professor: ERRADA

    Gabarito considerado pela banca: CORRETA
  • Fraude contra credores e Simulação são Vícios Sociais.

  • GABARITO DA BANCA "C" (mas quem marcou ERRADO é que está de PARABÉNS)

    Nos vícios da vontade (consentimento) o prejudicado é um dos contratantes, pois há manifestação da vontade sem corresponder com o seu íntimo e verdadeiro querer.

    São vícios da vontade: o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo e a lesão.

    Já os vícios sociais consubstanciam-se em atos contrários à boa fé ou à lei, prejudicando terceiro.

    São vícios sociais: a fraude contra credores e a simulação.

  • Nunca vi uma questão dessa banca que não dê algum conflito. Pelo amor de Deus!!

  • Fraude contra credores vicio do consentimento? errado neh.. é vício social
  • quando o estagiário mata as aulas de civil...

  • Gabarito equivocado. Todo mundo sabe que a FRAUDE CONTRA CREDORES e a SIMULAÇÃO são vícios sociais.

  • Todas as questões de Direito Civil dessa Banca são um horror e ela, ao que parece, não as anula; não sei se o problema é dela ou dos candidatos que se prestam a participar de um certame organizado por ela...

  • "Se você acertou, você errou.

    Se você errou, parabéns."

    Rousseff, Dilma.

  • Uma pessoa que não sabe direito civil elaborando questões para testar conhecimento de pessoas que devem saber direito civil...

  • Credo... a fraude contra credores e a simulação são vícios sociais, e não vícios de consentimento, como apontado no enunciado. Esta questão eu faço questão de errar

    :-)

  • Se tu marcou Errado, está estudando Certo .

  • Cada questão da quadrix é uma raiva diferente.

  • QC poderia criar um filtro "exceto questões da banca ....."

  • Na fraude contra credores não tem nada a ver a manifestação de vontade do agente interna e externa, tem a ver com a intenção de lesar terceiros detentores de crédito; o defeito em tese está fora do negócio e não dentro dele, por isso o vício social.

  • Fraude contra credores: vício social, na medida que possui repercussão social, atenta à boa-fé e a socialidade. (Manual de Direito Civil - Vol. Único - Flávio Tartuce)

  • Fraude contra credores, vício de consentimento? Nunca vício social!

    Quadrix nunca decepciona!

  • Querida, Quadrix!

    Caso não saiba, fraude contra credores é vício social, não de consentimento.

    Agora, nos poupe!