-
O profissional poderá registrar esse conhecimento por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer, documentação essa objeto de detalhamento mais à frente.
http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8W95x91Vh0eXhsCK46ge.pdf
-
GABARITO: ERRADO
O parecer social expressa a opinião técnica do assistente social, o que implica que todo relatório produzido pelo profissional deve contê‐lo.
Relatório Social:
O que é: Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da Questão Social
Finalidade: informar, esclarecer, subsidiar, documentar um auto processual ou enquanto parte de registros a serem utilizados para elaboração de um laudo ou parecer.
Características: Sua apresentação se dá com maior ou menor grau de detalhamento, podendo conter apenas parcialidades da situação estudada. Via de regra apresenta o objeto de estudo, os sujeitos envolvidos e a finalidade à qual se destina, um breve histórico, desenvolvimento e análise da situação.
Parecer Social:
O que é: É a exposição sucinta, enfocando objetivamente a questão analisada e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado.
Finalidade: apresentar uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo.
Características: pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como resposta a consulta da autoridade judiciária a respeito de alguma questão que consta em processo já acompanhado pelo profissional.
FONTE: O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos Contribuição ao debate no judiciário, Penitenciário e na Previdência Social/Conselho Federal de Serviço Social
-
O laudo social que deverá ter o parecer .
Relatório não contém laudo social.
-
Resposta: “E” (errado).
Justificativa: No âmbito do Serviço Social, existem vários tipos de relatórios que podem ser produzidos pelo assistente social. Magalhães (2003) faz menção a alguns deles: relatórios informativos, relatórios circunstanciados, relatórios de visita domiciliar, relatórios de inspeção, laudo, e não necessariamente em todos esses tipos de relatório faz - se necessário a emissão de um parecer, por parte do assistente social.
-
De acordo com Magalhães (2003, P. 62), o relatório é a descrição ou o relato do que foi possível conhecer por meio do estudo social; é fruto de estudo avaliativo e comunica o trabalho realizado, as intervenções feitas; é sempre conclusivo, e pode conter, ou não, sugestões e parecer. Portanto, a questão está errada.
Importante destacar que a diferença entre relatório e laudo social está na natureza da fundamentação técnica do parecer.