SóProvas


ID
2882005
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da NBR 9050, que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o seguinte item.


A norma conceitua desenho universal como sendo a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Portanto, os espaços acessados e utilizados por todos devem ser considerados de forma simples, com explicações também simplificadas, mínimo esforço físico e flexibilidade de uso.

Alternativas
Comentários
  • Portanto, os espaços acessados e utilizados por todos devem ser considerados de forma simples, com explicações também simplificadas, mínimo esforço físico e flexibilidade de uso. -

    O conceito de desenho universal tem como pressupostos: equiparação das possibilidades de uso, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, captação da informação, tolerância ao erro, mínimo esforço físico, dimensionamento de espaços para acesso, uso e interação de todos os usuários.

  • GABARITO : ERRADO

  • Justificativa da banca: Nas considerações contidas na própria norma há a referência ao uso de forma simples e intuitiva. Portanto, sem a necessidade de explicações fáceis ou de qualquer natureza.

    GAB E

  • Marquei E, no chute, mas ao ler a norma discordei do gabarito:

    "A norma conceitua desenho universal como sendo a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva."

    A primeira parte está na letra da norma, então é indiscutivelmente correta. Item 3.1.16 da 9050, pág.4.

    A segunda parte é mais interpretativa:

    Portanto, os espaços acessados e utilizados por todos devem ser considerados de forma simples, com explicações também simplificadas, mínimo esforço físico e flexibilidade de uso.

    No anexo A da 9050 pág 139 ele destrincha o conceito de desenho universal, onde cita, entre outros:

    Li o comentário da banca sobre "explicações", mas considero que o termo pode ser interpretado como "informações".

    É muito pelinho em ovo essa banca hem!!

    Questão difícil!

  • GABARITO ERRADO

    Justificativa da banca: Nas considerações contidas na própria norma há a referência ao uso de forma simples e intuitiva. Portanto, sem a necessidade de explicações fáceis ou de qualquer natureza.

    Discordo completamente do gabarito da banca Quadrix.

    A definição de desenho universal dada pela questão está em conformidade com a ABNT NBR 9050/2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

     Segundo a ABNT NBR 9050/2015:

     

    “B.1 Informação: A informação deve ser clara e precisa para ser facilmente entendida e não ambígua. Excesso de informação dificulta sua memorização. Informações conflitantes podem contribuir para o estresse dos usuários e dificultar a compreensão. Por esse motivo, a consistência da informação é tão importante.”

     

    Em relação ao desenho universal, a ABNT NBR 9050/2015 é bastante enfática quanto a abranger todas as pessoas, sem nenhuma distinção, no uso de produtos, ambientes, programas e serviços, de modo que essa abrangência engloba também as explicações simplificadas, permitindo assim a qualquer pessoa o entendimento.

    Constata-se também que no que concerne a explicações que caracterizam as informações do espaço, estas devem ser claras e precisas, facilmente entendidas e não ambíguas, por conseguinte simplificadas e sem excessos que comprometam o entendimento do usuário.

    Ademais, a justificativa da banca aponta erro no uso do termo "explicações fáceis", porém a questão usa o adjetivo "simplificadas", derivado da palavra "simples", e portanto em conformidade com a norma.

  • 4) informação de fácil percepção: essa característica do ambiente ou elemento espacial faz

    com que seja redundante e legível quanto a apresentações de informações vitais. Essas

    informações devem se apresentar em diferentes modos (visuais, verbais, táteis), fazendo

    com que a legibilidade da informação seja maximizada, sendo percebida por pessoas com

    diferentes habilidades (cegos, surdos, analfabetos, entre outros);

  • Sacanagem essa banca...esse tipo de questão pode ter dois gabaritos.Não mede conhecimento algum.

  • essa banca é ridícula, aff!

  • A norma NBR 9050/2015 expressa, em seu Anexo B sobre Fatores relevantes de projeto uma nota informativa B.1, que dispõe que: “ A informação deve ser clara e precisa para ser facilmente entendida e não ambígua. Excesso de informação dificulta sua memorização. Informações confitantes podem contribuir para o estresse dos usuários e dificultar a compreensão. Por esse motivo, a consistência da informação é tão importante".

    A norma ainda expressa que “O conceito de desenho universal tem como pressupostos: equiparação das possibilidades de uso, fexibilidade no uso, uso simples e intuitivo , captação da informação, tolerância ao erro, mínimo esforço físico, dimensionamento de espaços para acesso, uso e interação de todos os usuários. É composto por sete princípios, descritos no Anexo A."

    No anexo A, constam os seguintes princípios:

    1)      uso equitativo

    2)      uso fexível

    3)      uso simples e intuitivo: é a característica do ambiente ou elemento espacial que possibilita que seu uso seja de fácil compreensão, dispensando, para tal, experiência, conhecimento, habilidades linguísticas ou grande nível de concentração por parte das pessoas ;

    4)      informação de fácil percepção

    5)      tolerância ao erro

    6)      baixo esforço físico

    7)      dimensão e espaço para aproximação e uso

    O item da questão afirma que “os espaços acessados e utilizados por todos devem ser considerados de forma simples, com explicações também simplificadas, mínimo esforço físico e flexibilidade de uso". Pode-se considerar o item errado, uma vez que a própria norma utiliza como princípio o uso simples e intuitivo.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Uso simples e intuitivo.