SóProvas


ID
2883802
Banca
UNIFESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação é um fator determinante para o desempenho no âmbito organizacional. Dada sua relevância, diferentes teorias emergiram para explicar o fenômeno motivacional, entre elas a Teoria da Expectativa (ou expectância), predicada por Victor Vroom, cujos principais elementos são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    VICTOR VROOM (Parace nome de vilão da Marvel) é um autor de uma teoria da motivação (das teorias de processo) chamada de TEORIA DA EXPECTÂNCIA/EXPECTATIVA.

     

    Equação: Motivação =E x I x V (equação do VEI), com as variáveis:

     

    Expectativa é a ideia de que se aumentar o esforço, também aumentará o seu desempenho.

    Instrumentalidade é pensar que aquele desempenho levará ao resultado (recompensa).

    Valência é a importância, o valor, que a pessoa atribui a recompensa.

  • Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom.

    A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.

    Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.

    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:

    ▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;

    ▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;

    ▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;

    ▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

    No modelo multiplicativo de Victor Vroom são consideradas três variáveis determinantes da motivação do indivíduo – valência, instrumentalidade e expectância – e a capacidade individual de distinção entre eles (característica do cognitivismo).

    a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.

    b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.

    c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).

  • Teoria da Expectativa

    Victor Vroom é ---> VÉI ---->> Valência; Expectativa e Instrumentalidade

  • GABARITO E.

    Teoria da expectativa ou da expectância de Vroom.

    Valência, Instrumentalidade e Expectativa.

  • Vivendo e aprendendo. O Rennó, no seu livro, não usa esses termos.

  • Teoria da ExpectatIVa ---> Expectativa, instrumentalidade, valência

    Obs.: Não tem expectativa ----> Motivação é baixíssima

    Motivação = (E x I x V)

  • Expectância = E x I x V E D D R R O (EDRO com 2 "d" e 2 "r")

    Expectativa: esforço leva a um desempenho

    Instrumentalidade: desempenho leva a um resultado

    Valência: resultado leva a um objetivo/ meta

  • @Maurício Moreira, obrigado por essa equação de décimo quinto grau.

  • Só lembrar do VEI : Valência, Expectativa e instrumentalidade

  • Motivação = Expectativa (esforço gera desempenho) X Instrumentalidade (desempenho gera resultado) X Valência (valor atribuído ao resultado).

    Ex: Se eu estudar, eu acerto mais questões (expectativa). Se eu acertar mais questões, eu viro auditor da RF (instrumentalidade). Eu gostaria muito de ser auditor da receita (valência). Neste caso, você estará motivado.

  • A questão em apreço pede que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Expectativa. Neste caso, marquemos a alternativa que contém os principais elementos da Teoria em apreço.

    As pessoas, de modo geral, são motivadas pela crença de que seu esforço produz o desempenho que lhes permite alcançar os resultados desejados. A motivação é, assim, função da crença de que é possível alcançar um resultado, multiplicada pelo valor atribuído a ele.

    Segundo Vroom, o grau de motivação de uma pessoa depende da relação entre três fatores principais: expectativa, instrumentalidade e valência. Sendo que:

    • Valência corresponde à relação entre a recompensa e as metas pessoais. Representa o sentimento de atração por uma recompensa. É o valor que o indivíduo atribui a um resultado.

    • Instrumentalidade é a relação entre o desempenho e a recompensa/compensação. É a crença de que determinado nível de desempenho levará à obtenção do resultado desejado.

    • Expectativa é a relação entre o esforço e o desempenho. É a expectativa de obtenção de um resultado

    Tendo visto os pontos elencados acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.