Colostro: Secretado no pós parto imediato até cerca de uma semana, caracteriza-se por um fluído amarelado e espesso, rico em proteínas e com menor teor de lactose e gorduras que o leite maduro, tem cerca de 67 kcal para cada 100 ml e um volume de 2 a 20ml por mamada. Rico em vitaminas A e E, carotenóides e imunoglobulinas confere proteção contra vírus e bactérias para o bebê e permite que ele libre o mecônio, suas primeiras fezes. Possui ainda fator bífido, responsável pelo crescimento da microbita intestinal e pela presença de Lactobacillus bifidus.
http://enfermagem-a-arte-de-cuidar.blogspot.com/2015/03/amamentacao.html
O colostro é o primeiro leite produzido após o parto. É um liquido com uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido.
Quatro a cinco dias após o parto, o colostro transforma-se no leite de transição com uma composição intermédia entre o colostro e o leite maduro.
Cerca de 15 dias após o parto, o leite de transição evolui para o leite maduro. Este leite tem um aspeto mais denso e branco, e a composição química altera-se de acordo com as necessidades do bebé, o que torna o leite da mãe único para o seu bebé.