SóProvas


ID
2883976
Banca
UNIFESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em pacientes com lesão renal aguda, o Volume de Líquidos Excessivo pode ser um diagnóstico de enfermagem. São características definidoras desse diagnóstico: a

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017

    O PROCESSO DE ENFERMAGEM (PE) - SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL

    Insuficiência Renal Diagnóstico de Enfermagem

    - Autocontrole ineficaz da saúde, relacionado à complexidade do regime terapêutico, evidenciado por falha em incluir regimes de tratamento a vida diária.

    -Volume de liquido excessivo, relacionado aos mecanismos regulados comprometido, evidenciado por edema, eletrólitos alterados, ganho de peso em um curto período, hematocrito diminuído, hemoglobina diminuída, ingestão maior que o debito, mudanças na pressão arterial.

    -Estilo de vida sedentário, relacionado á falta de treino para fazer o exercício físico, evidenciado por demonstrar falta de condicionamento físico.

    -Fadiga relacionada ao estado de doença e anemia, evidencia por aumento das queixas físicas, cansaço, e incapacidade de manter nível habitual de atividade física.

    -Ansiedade, relacionada á ameaça ao estado de saúde, evidenciado pela incerteza

    -Integridade da pele prejudicada, relacionado a mudanças no estado hídrico e fatores mecânicos, evidenciada por rompimento da superfície da pele por agulha

    -Risco de trauma vascular, relacionado á duração do tempo de inserção, calibre do cateter e velocidade de infusão -Risco de síndrome do estresse, por mudança relacionada ao estado de saúde diminuído.

    -Risco de infecção, relacionado á doença crônica e procedimento invasivos. (NANDA, 2009). 

    http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/saude_foco/artigos/ano2017/073_processo_enfermage_insuficiencia_renal.pdf

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o Capítulo 3 Semiologia Urológica do livro Urologia Fundamental.

     

     

    O Diagnóstico de Enfermagem (DE) Volume de líquidos excessivo é definido como retenção aumentada ( havendo diminuição da diurese) de líquidos isotônicos.

     

    Polaciúria: aumento da frequência das micções, ou seja, micções com intervalos menores que o habitual.

    Frequentemente, associa-se à eliminação de volumes urinários menores que os de hábito.

     

    Poliúria: aumento do volume urinário, ou seja, da diurese.

    Pode decorrer por mobilização de edemas, diminuição do hormônio antidiurético, diabetes mellitus e até por desobstrução aguda das vias urinárias excretoras.

     

    Oligúria: diminuição da diurese.

    Pode ser decorrente da falta de ingestão de líquidos, da formação de edemas por processos inflamatórios, de estados hipovolêmicos e, em intoxicações exógenas.