SEÇÃO ÁUREA: A proporção áurea ou seção áurea é muitas vezes associada à harmonia estética na arquitetura e na arte em geral. O conceito remonta há muito tempo atrás. Inclusive, os gregos já o conheciam e usavam.
MAS EM QUE CONSISTE A PROPORÇÃO ÁUREA? Matematicamente falando, a proporção áurea é uma constante real algébrica irracional. Ela é obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor seja igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo. O valor da proporção áurea é constituído por 1,6180339887… ou, arredondando, 1,6180.
A PROPORÇÃO ÁUREA NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA A arquitetura contemporânea continuou a usar a proporção áurea em diferentes estruturas. Le Corbusier na década de 40, desenvolveu um sistema de proporções chamado Modulor. Este sistema projetava a proporção de alturas baseada na proporção áurea. Fonte:
ORDENS CLÁSSICAS: As 5 ordens da arquitetura clássica: Criadas pelos gregos e romanos, grandes construtores da Antiguidade, as cinco ordens clássicas foram durante muito tempo uma parte inseparável da arquitetura. É, portanto, um conhecimento básico de Arquitetura Clássica, seja para arquitetos ou estudantes.
Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano. As diferenciações a cada uma das nomenclaturas são evidenciadas na composição e/ou ornamentação dos capitéis – extremidade superior da coluna, responsável por transferir os esforços do entablamento ao fuste e descarregá-los sobre a base e/ou estilobata. Junto ao capitel, há outros elementos constituintes das ordens clássicas – cornija, friso, frontão, epistilo, fuste, pódio e estilobata. Cada um destes elementos é único. Sendo assim, são usados em estruturas específicas e em momentos precisos. As ordens usadas pelos gregos eram essencialmente construtivas. Os romanos, por outro lado, usam como elementos puramente decorativos, sem qualquer valor estrutural. Apesar disso, continuavam usando-as construtivamente nas colunadas de fóruns e templos.
MODULOR: O modulor foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. O sistema surgiu do desejo de seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas. Ao invés disso, Le Corbusier passou a se referenciar a medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura). O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na seqüência de Fibonacci...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Modulor
@cabide.concurseira