SóProvas


ID
2884345
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Esta constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Um número primo é aquele que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo. A partir do momento que esse número é múltiplo de 24, ele já não pode ser primo, pois ele poderá ser dividido (no mínimo) por 1, por ele mesmo e por 24.

  • Estava com dúvida entre a alternativa (A) e (E)

  • Quando formos resolver essas questões precisamos marcar alternativas que indiquem uma CERTEZA.

    A letra "E" é uma possibilidade.

    A conclusão da "E", por exemplo, poderia ser = "Marília, até o momento, é a única inscrita para concorrer ao cargo de presidência do gremio.

    Ou seja.. à conclusão da E é uma possibilidade. Precisamos sempre marcar uma CERTEZA.

  • Além da letra "E" ser uma possibilidade, como destacou a colega abaixo, entendo que a letra "E" também está errada porque houve uma inversão entre a conclusão e a premissa. No caso apresentado, a conclusão é uma premissa e a premissa é uma conclusão. O correto seria assim:

    Premissa: Marília tem muitos votos na turma dela.

    Conclusão (Logo): É possível que Marília ganhe a eleição para presidente do grêmio estudantil da escola.

  • Só observar a alternativa que indica certeza e não uma possibilidade...

  • A. Correta!

    B. Possibilidade, não certeza.

    C. Sem relação de causa e efeito.

    D. Inversão de premissa e conclusão.

  • Sinceramente, NÃO entendi a resposta da questão. Um número MÚLTIPLO de outro é porque é DIVISÍVEL POR ELE ( 15 é múltiplo de 3 pq 15/3 e com resto zero!!! ). Na questão fala-se de um número INTEIRO MÚLTIPLO de 24 ( 1, 2 ,3,4,6,12,e 24 ). O 2 é único número PAR e PRIMO. Portanto, NÃO satisfaz a CONCLUSÃO da Premissa. Se eu estiver equivocado podem me corrigir!!!

  • christian pinheiro, não é que vc não saiba ou não entendeu, pois com certeza tu sabes, apenas criou uma confusão em tua mente. Pois os múltiplos de 24 são todos produtos gerado a partir da multiplicação dele, 24, por qualquer outro número. Por exemplo:

    24 X 0 = 0;

    24 X 1 = 24;

    24 X 2 = 48;

    24 X 3 = 72;

    24 X 4 = 96;

    Neste caso, quais são o múltiplos de 24, Christin? R: Logo são os produtos (resultados da multiplicação que ele esteja envolvido).

    Se a premissa estivesse se referindo ao múltiplos de 2, aí sim estaria errada a conclusão. pois 2 x 1 = 2 (esse múltiplo/produto é primo).

    Espero ter ajudado a desatar o nó que vc se deu, colega.

  • Christian, você confundiu múltiplo com divisor... na questão fala os múltiplos de 24, e não os divisores...

  • Não precisa nem ficar se apegando à alternativa (A).

    Analisem as demais alternativas e verão que por eliminação a única que sobrará será o GABARITO.