SóProvas


ID
2884672
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários à sua materialização e concretização. Essa fase é sintetizada por um documento que demonstre a fixação dos níveis de atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas e que, em última análise, constituirá a proposta orçamentária. Trata-se da etapa do ciclo orçamentário:

Alternativas
Comentários
  • Fases do ciclo orçamentário (abrange mais de 1 exercício financeiro):

    A) Elaboração - Poder Executivo.

    B) Aprovação - Poder Legislativo.

    C) Execução - Poder Executivo.

    D) Controle e avaliação - Poder Legislativo.

    A questão fala em "fixação de objetivos". Pense em planejamento: fase de elaboração.

    Cuidado!!! A CESPE já validou questão considerando o ciclo orçamentário em 8 etapas (1 - Elaboração PPA; 2 - Aprovação PPA; 3 - Elaboração LDO; 4 - Aprovação LDO; 5 - Elaboração LOA; 6 - Aprovação LOA; 7 - Execução; 8 - Controle e avaliação). A banca apontou respaldo constitucional. Portanto, fique ligado!

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Fase de Elaboração consiste em: FIXAR os objetivos concretos para o período, cálculo de Recursos Humanos, financeiros e materiais.

    Compõe-se de: Mensagem, Projeto de Lei do Orçamento (PLOA), tabelas explicativas e especificação dos programas especiais de trabalho.

  • A elaboração do orçamento no Brasil é feita em cada esfera governamental de forma independente. Assim, cada ente federativo ( União, Estados, DF e Munícipios) elabora seus próprios instrumentos orçamentários dentro dos seus próprios ciclos.

    ATENÇÃO

    Fique atento pois o responsável pela elaboração é o Poder Executivo, pois a ele é dada a missão de coordenar todo o processo.

    Prof. Marcelo Adriano Ferreira.

  • Na fase de elaboração, estimam-se as receitas e fixam-se as despesas, apresentadas de forma padronizada e discriminada, conforme as várias classificações exigidas nos dispositivos legais.

    GAB-B

  • Obs. o ocamento não tem última análise. Pois ele é um ciclo continuo.

  • A questão trata do PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Está previsto na legislação e na Constituição Federal de 1988 (CF/88).


    O Ciclo Orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, sendo possível agrupar as atividades relacionadas a esse ciclo da seguinte forma, em 4 fases, referente à LOA:


    1) elaboração do projeto de lei orçamentária;

    2) apreciação, estudo, aprovação (discussão), sanção e publicação da lei orçamentária;

    3) execução da lei orçamentária; e

    4) avaliação e controle da execução orçamentária (acompanhamento).


    Observe o art. 22, Lei n.º 4.320/64:


    “A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:


    I - Mensagem, que conterá: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômico-financeira do Governo; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital;


    II - Projeto de Lei de Orçamento;


    III - Tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação: (...)


    IV - Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais, em termos de metas visadas, decompostas em estimativa do custo das obras a realizar e dos serviços a prestar, acompanhadas de justificação econômica, financeira, social e administrativa.


    Parágrafo único. Constará da proposta orçamentária, para cada unidade administrativa, descrição sucinta de suas principais finalidades, com indicação da respectiva legislação".


    A etapa da Elaboração trata dos estudos preliminares, estabelecimento de metas e prioridades, definição dos programas de trabalho, cenário fiscal (fixação metas resultado, projeção das receitas e das despesas, obrigatórias e discricionárias). Participam todos os Poderes e Órgãos, sendo coordenada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), que faz a consolidação do processo orçamentário.


    Após, o Presidente da República encaminha a proposta orçamentária para o Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano, conforme art. 35, §2º, III, ADCT, CF/88. O Poder Legislativo irá aprovar a referida proposta, conforme 2ª etapa do ciclo.


    Então, a questão aborda a 1ª etapa do ciclo, Elaboração da Proposta Orçamentária. Portanto, o gabarito é a alternativa B. As demais alternativas NÃO guardam relação com o comando da questão.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Elaboração > Compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários à sua materialização e concretização.

    Estudo e aprovação > É de competência do Poder Legislativo, e o seu significado está configurado na necessidade de que o povo, mediante seus representantes, intervenha na decisão de suas próprias aspirações, bem como na maneira de alcançá-las.

    Execução > Constitui a concretização anual dos objetivos e metas determinados para o setor público, no processo de planejamento integrado, e implica a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros. 

    Avaliação > Refere-se à organização, aos critérios e trabalho destinados a julgar o nível dos objetivos fixados no orçamento e as modificações nele ocorridas durante a execução.

    Fonte: Q1251802