-
Union: gera uma relação que contém tanto as tuplas de A quanto de B. As 2 relações devem ter o mesmo TIPO de tupla (União compatível).Tuplas duplicadas são eliminadas
-
Gabarito Letra D
A operação de União entre duas tabelas A e B resulta em uma nova tabela que inclui todas as tuplas que estão em A e em B, simultaneamente.
O erro está em dizer todas, pois as tuplas repetidas são excluídas dessa relação. Lembrando que o UNION:
1- Operador Binário;
2- É Relação final (R3) gera um conjunto de todas as tuplas de ambas as relações (R1, R2);
3 - As relações devem possuir o mesmo número de colunas e cada par de colunas correspondentes possui o mesmo domínio ou tipagem (compatíveis para união);
4 - No SQL se usa UNION ALL para incluir repetição.
instagram @papirobizurado
-
Os colegas abaixo explicaram muito bem o conceito da operação de União da álgebra relacional, porém esqueceram que a alternativa D é a operação de INTERSEÇÃO, vejamos:
d) A operação de União (INTERSEÇÃO) entre duas tabelas A e B resulta em uma nova tabela que inclui todas as tuplas que estão em A e em B, simultaneamente.
Mas por que não é UNIÃO? Porque a palavra ''simultaneamente'' dita regra do jogo veja:
Segundo Navathe:
interseção: O resultado dessa operação, indicada por R ∩ S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em ambas, R e S ( Em ambas, leia-se SIMULTANEAMENTE)
União: O resultado dessa operação, indicada por R U S, é uma relação que inclui todas as tuplas que estão em R, ou em S, ou em ambas, R e S. As tuplas repetidas são eliminadas.( Seria mais 'liberal', estão em R, ou em S.... ou em ambas...)
Sacaram a diferença?
GABARITO ALTERNATIVA D
-
D = Ela na real se refere a INTERSEÇÃO
Interseção (INTERSECT) = Gera um resultado do que as tabelas têm em comum = ∩ , não repete tuplas.
Union = Gera um resultado de União de tabelas sem repetições = ∪ // Union ALL = Gera um resultado de União de tabelas com repetições. As relações devem possuir o mesmo número de colunas e cada par de colunas correspondentes possui o mesmo domínio ou tipagem (compatíveis para união).
GAB D.